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Performance: trace estratégias para o sucesso da sua empresa

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Como você avalia performance da sua empresa? Separamos algumas dicas para te ajudar a melhorar

Do momento em que o sonho começa a ganhar uma forma, até se transformar na sua startup de sucesso, há uma grande meta que todo empreendedor persegue: como melhorar ainda mais a performance da minha empresa? E não estamos falando só de faturamento ou lucro, mas de melhores processos, mais economia de recursos, mais eficiência, melhor atendimento ao cliente, preços mais competitivos e por aí vai. É um monte de coisa.

O desempenho de uma empresa é o resultado de muitos fatores. Isso significa que as oportunidades para melhorar a performance do negócio podem estar em diversos pontos da operação da empresa: estartégia de marketing, atendimento ao consumidor, logística reversa, vendas e gestão financeira.

A seguir, vamos passar por alguns pontos importantes, e que podem te ajudar a traçar estratégias precisas para melhorar a performance do seu negócio.

Importantes lições de um cenário análogo

Neste artigo, Fabio Di Giacomo traça uma comparação entre o mundo dos negócios e a Fórmula 1, e destaca importantes aprendizados que esse esporte traz ao empreendedor. Confira 3 deles:

1: Aerodinâmica: assim como o design do carro é fundamental para o desempenho na corrida – existe um trabalho imenso para minimizar o impacto de fatores externos – quando falamos de negócios é muito importante fazer o mesmo: minimizar o impacto de fatores externos (ou internos).

A dica do artigo é que o empreendedor deve investir muito em autoconhecimento. Somente se conhecendo muito bem ele saberá seus limites, pontos fortes e fracos. “Então imagine que você é esse carro. O veículo precisa ter os melhores acertos para conseguir as menores tomadas de tempo, assim como você precisa estar bem com você e isso depende do seu modelo mental”.

2: Talento: Todo piloto que chega à principal categoria automotiva tem um dom especial. Transformar o nosso potencial em ação é fundamental para atingirmos melhores resultados. Todos temos talento, mas para colocar em uso e aprimorá-lo é necessário muita dedicação e treinamento.

3: Pit-stop: Nenhuma corrida é ganha sem ao menos uma parada no box. É nesse momento que alinhamos e tiramos a nossa interferência. Na correria do dia a dia, parar passa a ser fator fundamental para uma vitória mais inteira. A dica que o texto traz é que o empreendedor reserve tempo para parar, avaliar sua vida, seu desempenho e ouvir feedbacks, por exemplo. Com isso é possível sair da correria e enxergar as coisas de uma perspectiva mais ampla.

Vá fundo para descobrir as reais causas dos problemas

Outro ponto importante diz respeito à resolução de problemas. Antes de pensar numa solução e colocá-la em prática, vale se debruçar sobre a questão para entendê-la. Um negócio e sua operação são cenários muito complexos, e você precisa ir fundo para descobrir a causa dos seus problemas. Será que suas vendas estão baixas por causa da atuação do seu time de vendas? Essa muitas vezes é a resposta imediata, mas pode não ser a verdadeira causa deste problema.

O FCA é uma metodologia simples, mas que pode te ajudar muito na hora de solucionar problemas e melhorar seus procedimentos. De forma geral, a metodologia consiste em identificar o fato, ou problema em questão, sua causa e definir uma ação para resolver o problema. Daí vem a sigla FCA.

A grande vantagem do FCA é que a metodologia possibilita que se chegue à causa raiz de qualquer problema e que, portanto, se formule soluções que realmente possam resolver a questão. Além disso, a metodologia FCA te ajuda a produzir e adquirir conhecimento aprofundado sobre os processos que envolvem o seu negócio. No artigo FCA: para você focar na raiz dos problemas você encontra mais informações.

Tenha uma estratégia de funil de vendas bem estruturada

funil de vendas é um método para entender a jornada do cliente desde o momento em que ele entra em contato com determinada empresa ou produto até a compra ser finalizada e envolver seu atendimento.

Para entender o funil de vendas, é preciso pensar graficamente em um funil. Pense que a abertura maior é o começo da venda, e o momento em que um grande volume de clientes entra em contato com o seu produto. Conforme o processo de venda acontece, o espaço dentro do funil diminui. Isso porque os clientes que realmente querem fazer a compra prosseguem e aqueles que não, desistem.

Neste e-book você encontra um material muito bacana sobre esse tema!

Empatia com seu público-alvo

Tão importante quando ter um foco em relação a quem é o seu público-alvo, é entendê-lo. Afinal, se seus consumidores não se interessarem pelo seu produto, e a sua opinião é irrelevante nesse ponto, eles não vão comprar – o que significa que você não vai vender. Quais suas dores? Quais seus hábitos? O que ele gosta? O que ele odeia? Com o que ele sonha? Qual sua rotina? (E em que momento dela ele vai usar seu produto?)

Neste contexto, a empatia pode ser uma forte aliada para te ajudar a entender quem é o seu público e como oferecer para ele um produto com um real diferencial. O artigo Descubra como a empatia pode ser uma arma poderosa para você entender (de verdade) o seu público alvo traz revelações importantes neste campo.

Bom, agora você já conhece algumas dicas importantes para melhorar a performance do seu negócio. Boa sorte!

Veja mais:

Formando equipes de alta performance

Como manter o foco e diversificar?

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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