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Outsourcing: para sua empresa focar no que importa

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Terceirizar, ou fazer outsourcing, é um caminho para sua empresa direcionar recursos para atividades que realmente importam.

Com certeza você já ouviu falar alguma coisa sobre a Lei da Terceirização. Este é um assunto que tem levantado muita polêmica. Mas, polêmicas à parte, você deve acompanhar o tema pois o outsourcing é uma etapa importante para a gestão da sua empresa – e então, claro, você precisa saber o que a lei diz sobre isso.

A lei traz algumas mudanças no processo de outsourcing – principalmente relacionadas à possibilidade de terceirizar atividades ligadas ao core business. Contudo, pode ser que ela ainda demore muito para entrar em vigor. A lei está em tramitação -aguardando a votação do Senado -, e esse é um processo cheio de etapas, que pode demorar muito para ser finalizado (em geral a velocidade está  atrelada à vontade política…).  Para se ter uma ideia, este projeto de lei está em votação, finalmente, após ficar 11 anos parado na câmara (que é a primeira etapa do processo de tramitação).

Pode ser que a aprovação ainda demore muito para acontecer, mas, enquanto isso, é importante que você domine um pouco o universo do outsourcing, até mesmo para poder avaliar se esse caminho é vantajoso, ou não, para o seu negócio.

A seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e você vai conferir dicas fundamentais para não errar na hora de terceirizar. Você também vai conhecer um caso de empreendedor que errou  (já dizem por aí: “antes ele do que eu”…), mas que deu a volta por cima, e conferir seus principais aprendizados a partir desse tropeço.

Afinal, qual é a vantagem do outsourcing?

O seu produto ou serviço é bom. E a sua empresa está conquistando cada vez mais clientes e expandindo a atuação no mercado. Toda a operação está redonda. Quer dizer, nem tanto. Há alguns setores da operação que comem boa parte do seu orçamento, e que nem são a sua atividade central. Nesse momento, uma boa solução pode ser, justamente, terceirizar.

Com a ressalva de tomar muito cuidado com áreas estratégicas demais e que não comprometam o desempenho do seu produto e a experiência do cliente, a terceirização pode ser uma solução mais econômica e vantajosa para diversos setores de uma empresa –e isso varia de empresa para empresa-, como a gestão administrativa, de TI, de comunicação e marketing, vendas, telemarketing, transporte e distribuição, RH, serviços de limpeza e manutenção, serviços jurídicos.

Em vez de perder tempo e recursos tentando fazer bem aquilo que não é a sua praia, que tal focar seus esforços nas atividades ligadas ao seu core, e deixar para os outros tudo aquilo em que você não tem experiência?

No universo do e-commerce, por exemplo, o Cross Docking e o Drop Shipping são sistemas de distribuição e entrega que envolvem terceirização, mas que podem trazer muitos ganhos para pequenas e médias empresas –como agilidade e economia de recursos. Saiba mais no artigo: 7 etapas para usar o cross Docking na logística do seu negócio

Antes de terceirizar, aprenda com os erros (melhor se forem os dos outros…).

Quando Andrew Angus, CEO da Switch Video – empresa que desenvolve vídeos corporativos, com atuação em mais de 15 países e 8 diferentes línguas – optou pelo outsourcing da boca do funil de suas vendas, ele não sabia ainda o grande erro que estava prestes a cometer, e o tamanho do prejuízo que traria para sua empresa.

A estratégia de outsourcing da Switch Video foi pensada para aliviar a equipe interna de vendas, que até então estava sempre muito sobrecarregada com a grande procura pelos serviços da empresa. Assim, a equipe terceirizada focaria sua atuação em conduzir o atendimento a partir do contato inicial de novos e potenciais clientes, encaminhando para a equipe interna de vendas apenas aqueles com real potencial de fechar negócio.

O resultado foi um fiasco para a empresa em diversos aspectos. De um dia para o outro, a equipe interna de vendas passou de uma agenda lotada para uma vazia. O número de contratos fechados caiu. A qualidade e a agilidade de atendimento (uma das marcas registradas da empresa) também foi comprometida. E, para piorar, a terceirização ainda gerou uma crise interna com a equipe de vendas.

O depoimento do CEO da empresa sobre esse difícil momento, você encontra neste artigo da INC, mas a grande lição que ele transmite a partir de sua experiência com outsourcing é: cuidado ao terceirizar, pois o que era para ser uma vantagem, pode se tornar um enorme prejuízo.

Apesar das dificuldades resultantes de uma escolha errada, o empreendedor tirou alguns aprendizados importantes:

  • Outsourcing não deve ser aplicado em áreas ligadas ao core do seu negócio. Mantenha os aspectos fundamentais do seu negócio em casa, onde você tem controle total.
  • Confiar na própria equipe: a terceirização foi uma opção tomada para desafogar a equipe de vendas, mas a solução rapidamente se transformou em um problemão, que poderia ter sido evitado com um trabalho de organização de processos de atendimento da equipe de vendas.

Em vez de terceirizar a gestão de leads, a empresa investiu em entender e melhorar os processos da equipe de vendas, uma vez que a qualidade do produto final estava muito atrelada à qualidade do atendimento. Enfim, outsourcing não é solução para tudo. Fique atento!

Quais as principais dicas para terceirizar sem errar?

Confira algumas dicas para não errar na hora de fazer outsourcing:

  • Cuidado com as funções muito estratégicas, ou vitais para a sua operação. Por se tratar de algo muito importante, o melhor é acompanhar de perto. A Apple, por exemplo, toca internamente todo o trabalho de design e desenvolvimento de produtos – sua marca registrada e o que a diferencia no mercado – e terceiriza a produção das peças e montagem de seus equipamentos.
  • Cuidado ao escolher seus fornecedores e parceiros. Na hora da conversa todos são maravilhosos. Você precisa ir além do que os fornecedores te contam. Cheque referências e pesquise com muita calma. Errar nessa escolha pode ter um preço fatal, pois qualquer ilegalidade na atividade de um fornecedor, pode virar um problema seu.
  • A ainda sobre os fornecedores, é crucial que seu jeito de trabalhar e seus valores de conduta e ética estejam alinhados aos seus. Fazer outsourcing não é somente contratar uma empresa e esquecer do assunto. Vocês serão parceiros, e o desempenho da atividade deles – mesmo que seja em uma atividade secundária- vai impactar diretamente no seu desempenho.

 

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