Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Os três recursos mais importantes para o crescimento das empresas

LoadingFavorito
Os três recursos mais importantes para o crescimento das empresas

Em 2011, o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) apresentou um relatório que incluía uma nova estatística poderosa: 5% das empresas, aquelas com alto crescimento, geram mais empregos e receitas que os outros 95%. Recentemente, a Endeavor Global trabalhou a Universidade de Stanford, a Ernst & Young e o WEF em um novo projeto que analisa a fundo esses dados. Entrevistando empreendedores, descobriram que são três os fatores mais importantes para possibilitar o crescimento de um negócio.

Foram pesquisados mais de mil empreendedores em todo o mundo para entender o que uma empresa precisa para alcançar altos níveis de crescimento. O ‘mapa de calor’ abaixo mostra os fatores que foram classificados como os mais importantes para o sucesso das empresas nas diferentes regiões do planeta.

Os três recursos mais importantes para empresas crescerem

Como se pode ver, não importa se a empresa está no Vale do Silício ou na África Subsaariana, três recursos são constantemente colocados acima dos demais: acesso aos mercados, oferta de mão de obra e acesso a capital.

Acesso aos mercados soa mais complicado do que realmente é, sendo apenas um nome mais formal para “consumidores”. Os entrevistados tenderam a classificar clientes locais como os mais importantes para o crescimento das empresas. Entretanto, em países menores, os entrevistados foram mais propensos a citar clientes internacionais como fundamentais.

Mão de obra, também conhecido como “talento”, foi muitas vezes colocado na pesquisa como o principal recurso necessário para o sucesso de uma empresa. Além disso, os entrevistados citaram especialmente funcionários técnicos e administrativos como os mais importantes.

O acesso a capital e investimento é composto por fontes de dívida e capital próprio. Investimentos-anjo e capital de risco foram as duas formas de financiamento consideradas mais importantes para o crescimento das empresas.

Consumidores, funcionários e investimentos foram significativamente classificados como mais importantes que outros fatores como universidades ou o ambiente regulatório (burocracia, em outras palavras). Portanto, governos e stakeholders que buscam encorajar o desenvolvimento de novas empresas de alto crescimento devem ajudar os empreendedores a terem acesso a esses recursos. De acordo com os dados do estudo, essas melhorias são extremamente necessárias. Porém, na maioria das regiões do planeta, 40% ou mais dos entrevistados relataram que um desses recursos não estava disponível.

Para mais informações sobre o estudo, em inglês, acesse aqui.

Artigo originalmente publicado e gentilmente cedido pela Endeavor Insights.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Edson Miranda da Silva - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    A preocupação e o foco de Organizações e Profissionais Modernos: Ética, Inovação, Bom ambiente de trabalho, Respeito com os clientes, funcionários, fornecedores e meio ambiente, Qualidade, Produtividade, Eliminação de desperdícios, Redução de custos, Responsabilidade social, Segurança no trabalho e Sustentabilidade…
    http://www.youtube.com/user/edsonmiranda100

  2. Daniel André Costa - says:

    5 curtidas
     
    Curtir

    Não creio que os outros fatores foram esquecidos, mas para resultados consistentes os 3 fatores citados são essenciais. Estaria disposto a buscar aperfeiçoamento nestes quesitos antes de abrir minha empresa no setor de treinamento e atendimento em farmácias. Sei que só experiência não seria suficiente.
    Este estudo foi muito oportuno.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: