Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Os embaixadores do empreendedorismo de alto impacto

LoadingFavorito

Rede de embaixadores da Endeavor reforça a cultura do exemplo e dá sustentação à causa do empreendedorismo de alto impacto país afora.

Avaliar novas empresas, articular e conectar a rede, influenciar políticas públicas, participar de eventos de capacitação, desbravar regiões inexploradas. Existem muitas maneiras de contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo em um país. Neste sentido, não há nada melhor do que contar com uma rede formada por empreendedores que “chegaram lá” para inspirar a nova geração a sonhar grande e entregar um resultado além do que poderia imaginar.

Cada um dos quase 30 embaixadores que compõem o quadro atual da Endeavor é uma espécie de disseminador da sua causa, ou seja, acredita na mudança do país por meio do empreendedorismo de alto impacto. Ele atua como um “sócio” da organização, doando tempo, conhecimento e recursos financeiros com o intuito de ajudá-la a se desenvolver e a cumprir seus objetivos de forma mais precisa. Acrescente-se a isso o papel extra incorporado pelos embaixadores dos escritórios regionais da Endeavor em 6 capitais brasileiras, de desbravar o ambiente e levantar a bandeira do empreendedorismo de alto impacto localmente.

Como esclarece a coordenadora de Relações Institucionais, Carolina Corona, o embaixador é fundamental para a estratégia da Endeavor. “Ele dá credibilidade para aproximar pessoas importantes, impacta e ajuda outros empreendedores através do seu conhecimento e experiência pessoal, nos aconselha sobre a melhor forma de influenciar o ecossistema empreendedor e seleciona empreendedores para garantir o apoio aos melhores.”

Na visão de Juliano Seabra, diretor-geral da organização, a atuação dos embaixadores tem o valor de reforçar a cultura do exemplo. “Contar com as principais histórias empreendedoras brasileiras é muito positivo, pois traz esse efeito de inspiração para dentro da própria rede, criando um círculo virtuoso, ao mesmo tempo em que engaja esses empreendedores em uma causa que é muito maior do que o negócio em si.”

Meyer Nigri, da Tecnisa

Ao passo que, a partir de uma preocupação social latente, essa rede é convocada a exercer um papel social maior, os embaixadores destacam o reconhecimento como uma das principais compensações. Recentemente, como relatou o presidente da Tecnisa e embaixador da Endeavor, Meyer Nigri, um jovem empreendedor o abordou para agradecê-lo pela referência à matemática financeira como importante instrumento de sucesso. “Eu havia mencionado este conselho na primeira palestra que dei para a Endeavor, muitos anos atrás.”

A seu ver, o maior mérito da causa está no próprio trabalho da organização: “impulsionar pessoas com boas ideias e vontade de crescer, e incentivá-las a realizar seus sonhos e gerar empregos”. Ele compartilha ainda que a intenção de dividir sua experiência e visão de negócio com a organização, contribuindo principalmente com a avaliação de empresas, surgiu do desejo de ter contado com semelhante oportunidade antes.

Sentimento comum tem o presidente da AleSat, Marcelo Alecrim, que oferece seu apoio à Endeavor na região Nordeste: “Como empreendedor, tenho certeza, se tivesse contado no início de minha trajetória com o apoio, incentivo e o trabalho desenvolvido hoje pela Endeavor, muita coisa teria sido facilitada. Muitos percalços vencidos e desmistificados com maior brevidade”.

Já o que atraiu o presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin, a participar foi uma identificação com a concepção da organização, de “dar a vara em vez de dar o peixe”. Hoje, ele colabora principalmente para a mobilização e ampliação da rede Endeavor na região de Minas Gerais.

Sônia Hess, presidente da Dudalina, embaixadora de Santa Catarina, preferiu lembrar da responsabilidade inerente à atividade: “Sendo empreendedoras, as pessoas que me procuram estão ávidas por aprender tudo o que já vivi. E elas não só aprendem, como depois aplicam ainda melhor esse conhecimento. Não vejo forma melhor de construir um legado”, afirma, resgatando ainda o espírito da máxima do biógrafo americano Albert Pine: “O que fazemos por nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal”.

Marcelo Alecrim conta sua história no Day1

Conheça melhor a rede e os embaixadores da Endeavor.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: