facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Os dois lados de pegar o bonde andando

LoadingFavorito

Tiago Mendonça assumiu o ABC da Construção sem crescimento algum. Saiba como o empreendedor reestruturou a empresa fundada pelo avô.

É comum empreendedores herdarem a empresa da família, um negócio que pode ter começado até de forma informal e, ao longo das décadas, foi o que uniu os sonhos de pais, avós e netos. Mas os tempos mudam e as estratégias de mercado também, e não é simples tocar uma organização que não foi criada por você.

Tiago Mendonça assumiu a rede de varejo em construção civil, ABC da Construção, em 2006. A empresa mineira, fundada por seu avô, estava estagnada na época e tinha um modelo de negócios que perdia para os concorrentes. “O desafio imediato é tocar uma empresa com uma cultura já difundida e bem consolidada que, na maioria das vezes, é incompatível com a visão que você tem da empresa que deseja construir”, admite.

“É inegável que gera um pouco de insegurança, pois, bem ou mal, a empresa já estava lá. E você começa a tomar umas atitudes que, devido às modificações estruturais profundas, não terão volta. Também não há garantia de sucesso”, conta Tiago, que felizmente conseguiu reverter a situação desfavorável ao reestruturar o negócio da família: apostou em lojas enxutas, com foco no interior de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, além de um sistema de venda proativa, no qual os consultores saem nas ruas em busca de obras.

Dois anos depois, outra pedra no sapato de Tiago. Apesar de estar crescendo quase 25% ao ano, gastava aproximadamente 7% do faturamento com logística, o que o preocupava: quanto mais crescesse, mais gastaria em veículos para aumentar a frota, mais motoristas e gastos com combustível, etc.

A solução foi dar aos funcionários mais detalhes sobre as entregas, com todas as informações necessárias para esse processo. Artigos que fossem muito vendidos, como os azulejos, por exemplo, ficariam mais perto da saída do depósito, agilizando e facilitando a procura. O tempo de entrega diminuiu drasticamente e os custos caíram de 7% para 4,5% em menos de um ano.

Para quem está passando por uma situação semelhante e vai herdar ou assumir uma empresa já estabelecida, Tiago alerta que, por mais que você se prepare e conheça a companhia, alguns obstáculos são inevitáveis. “Aparecerão coisas que você não estava esperando no meio do caminho, você será criticado, avaliado e sabatinado o tempo todo”, previne o empreendedor.

Em sua opinião, o novo diretor precisa ter muita confiança sobre as medidas que irá tomar, “doa a quem doer”. “Se não houver preparo e uma grande certeza de que as mudanças são para o bem da empresa, você pode acabar desistindo ou afrouxando no meio do caminho. E isso resultará na falha de todo o projeto final”, avalia.

“Por mais que você tente ter uma visão sem vícios, é inevitável que alguns paradigmas acabem contaminando a sua forma de enxergar. É ter de lidar diariamente com essa inércia que virá forte todo dia, tentando evitar as mudanças que você julga necessárias.”

Por outro lado, o empreendedor do ABC da Construção vê o lado bom de começar em uma empresa já estabelecida: “Uma grande vantagem de ‘pegar o bonde andando’ é que já existe uma fonte de receita conhecida, mesmo que a empresa ainda não seja rentável e o modelo não seja o que vai continuar. Mas você já sabe o quanto seu produto ou serviço é aceito pelo mercado”, pondera Tiago.

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

 

 
 
 
 
 
 
 
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: