Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Oprah Winfrey: lições de uma grande empreendedora

LoadingFavorito

Todos conhecem a Oprah Winfrey apresentadora. Mas nem todos conhecem a Oprah Winfrey empreendedora. Agora é hora de aprender importantes lições com ela.

Quase todo mundo conhece ou já ouviu falar de Oprah Winfrey. Hoje com 61 anos, a ex-apresentadora de televisão se aposentou da televisão em 2011. Ela é a apresentadora mais famosa do mundo, e também uma das personalidades mundiais mais influentes. Mas, além do talento e carisma da jornalista para reportagem e entrevista, poucos sabem que Oprah também é uma grande empreendedora. E, mais do que isso, tem muita sabedoria empreendedora para compartilhar com você.

Ao longo de 25 anos, Oprah Winfrey esteve à frente de um verdadeiro império das telecomunicações, a Harpo Studios, sua produtora audiovisual que, entre outras coisas, sempre produziu o seu programa de entrevistas. Oprah é, sem sombra de dúvida, a mulher mais rica da indústria do entretenimento. Em 2002, a revista Forbes a reconheceu como a primeira negra americana a se tornar bilionária, o que é resultado do seu trabalho como empreendedora.

O que nem todos sabem é que Oprah, além de jornalista e empreendedora, também é uma mulher de muita fibra. Com trajetória de vida marcada por uma infância pobre e por episódios de abuso sexual. Nenhuma dessas grandes dificuldades foi um obstáculo grande o suficiente para manter a empreendedora longe do sucesso e de suas realizacões pessoais.

A seguir, confira algumas lições de empreendedorismo que essa figura inspiradora pode trazer para o seu negócio:

Sonhe grande

Essa, talvez, seja a lição mais valiosa de Oprah. “You become what you believe”” ou “Você se torna o que você acredita”. E ela está certa. Empreendedor que não sonha alto, não voa alto.

Neste vídeo, Beto Sicupira, um dos controladores da ImBev, presidente do conselho das Lojas Americanas, e nome certo quando se fala em empreendedorismo no Brasil, conversa com o Empreendedor Endeavor Mario Chady sobre liderança, sonho grande e o brilho no olho do empreendedor de alto impacto. É um vídeo muito inspirador para entender a mensagem de Oprah e refletir sobre a importância de sonhar alto.

Monte uma boa equipe

Ter uma boa equipe, na qual o empreendedor possa confiar é fundamental. Sim, é o olho do dono que engorda o gado, porém, ninguém vai muito longe sozinho. A sua equipe está aí para te apoiar, para complementar suas habilidades e para que você possa confiar nela, delegar tarefas e focar em assuntos estratégicos em vez de ficar maluco tentando cuidar de tudo.

Para alcançar tudo isso, em primeiro lugar, é fundamental que o empreendedor se conheça muito bem. Que saiba quais são seus pontos fortes e quais são aqueles em que ele precisa de mais uma(s) cabeça(s) para ajudá-lo a pensar.

Um empreendedor que se conhece de verdade consegue definir quais atividades deve centralizar, e aquelas que deve delegar. Sabe quais são suas limitações, mas também suas habilidades e pontos fortes nos quais se destaca. Portanto, autoconhecimento é fundamental para ser um bom líder. 

Aprenda com os erros

E todos erram. E empreender é a arte de saber lidar com o risco e se reinventar sempre. O erro deve ser interpretado não como um fracasso que deve ser esquecido, mas sim como uma oportunidade de aprender algo sobre seu mercado, consumidor, produto ou funcionamento da empresa que não está legal e pode ser melhorado. O erro é o seu maior indicador de onde estão os pontos críticos da sua operação e em onde você precisará ficar seus esforços para alcançar resultados.

Algumas ferramentas práticas podem te ajudar muito na gestão do dia a dia da sua empresa e, mais do que isso, podem te ajudar a entender seus erros, aprender com eles e traçar planos de ação a partir daí. Afinal, de que adianta aprender um monte com um erro e não colocar em prática o aprendizado?

No artigo FCA: para você focar na raiz dos problemas, você vai aprender sobre o FCA (ou Fato-Causa-Ação), um método que pode te ajudar muito na hora de solucionar problemas e melhorar seus procedimentos. O FCA é uma metodologia simples, que, de forma geral, consiste em identificar o fato, ou problema em questão, sua causa e definir uma ação para resolver o problema. Daí vem a sigla FCA.

A grande vantagem do FCA é que a metodologia possibilita que se chegue à causa raiz de qualquer problema e que, portanto, se formule soluções que realmente possam resolver a questão. Além disso, a metodologia FCA te ajuda a produzir e adquirir conhecimento aprofundado sobre os processos que envolvem o seu negócio.

A motivação é o melhor caminho para alcançar bons resultados

Você precisa motivar a sua equipe. O que você acha que pode funcionar melhor: falar com seu time sobre a importância deles estarem comprometidos com a missão da empresa, darem o seu melhor e estarem motivados, ou você implementar uma boa política de bonificação e investir formas de alinhar os objetivos pessoais e profissionais de seus funcionários com os objetivos da empresa, criando uma sinergia entre os campos?

Com certeza a opção 2 é mais eficiente. Elaborar uma boa estratégia de bonificação implica não apenas recompensar um colaborador por atingir uma meta; mas também evitar que ele troque sua empresa pelo seu concorrente.

E todos já sabem que não há nada mais importante para o bom desempenho de uma empresa, além de um bom líder que os inspire, ter um time 100% engajado com as metas e com a missão da organização.

Confira 5 vídeos motivaciones imperdíveis para empreendedores

Outras personalidades inspiradoras

Oprah Winfrey não é a única personalidade inspiradora com quem você pode aprender – e muito. O publicitário Nizan Guanaes também tem importantes lições para você. Você pode conhecer mais sobre ele no artigo Nizan Guanaes: “enquanto eles choram, eu vendo lenços”

Outra dica é o artigo Samuel Klein: O legado empreendedor do pai das Casas Bahia. Nele, você encontra  um pouco mais sobre a história e as inovações de um dos grandes nomes do empreendedorismo brasileiro.

E para saber mais sobre a Oprah?

Temos algumas dicas também. Este é o site oficial da OWN, a produtora de Oprah. Nesta matéria da INC, você confere mais sobre a apresentadora. As entrevistas de Oprah Winfrey já informaram milhares de pessoas pelo mundo. Esperamos que suas lições de empreendedora cumpram o mesmo papel com você. Boa sorte!

Leia mais:

Mark Zuckerberg: 6 lições para inspirar você

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: