Efeito Chicote: como reduzir seus custos com a cadeia de suprimentos

Endeavor Brasil
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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Quando você elimina o efeito chicote, ganha em redução de custos. Saiba o que é efeito chicote e como coordenar sua cadeia de suprimentos.

Veja se você já passou por essa situação: a Barilla notou que os pedidos semanais realizados por um centro de distribuição local aumentavam mais de 70 vezes em um mesmo ano. Contudo, o volume de vendas semanal desse mesmo centro (para os supermercados) não chegava a aumentar nem 3 vezes. Não, não havia nada errado com os números. Contudo, os pedidos de ambas as etapas correspondiam à mesma quantidade de venda para o consumidor final, em um mesmo período, então como essa discrepância visual nos gráficos (abaixo) seria possível?

Gráfico fictício de efeito chicote

A resposta para esse enigma está no Efeito Chicote. O efeito chicote – observado no gráfico acima – distorce a percepção que você têm de seus pedidos, o que pode causar um prejuízo enorme na gestão de seus estoques. Você pode ficar com mercadoria encalhada, ou ter falta de determinados produtos quando precisar atender a pedidos.

O conceito de Efeito Chicote foi usado pela primeira vez pela Proctor & Gamble. Ao analisar a cadeia de suprimentos de um de seus produtos, as fraldas Pampers, a empresa reparou que os pedidos de matéria prima (para as fraldas) que fazia aos seus fornecedores variavam muito.

Descendo um pouco a cadeia, descobriu-se que o volume de vendas de suas fraldas no varejo também variavam. Ou seja, havia alguma discrepância entre quantas fraldas Pampers eram compradas em determinado período e o volume de insumos que a P&G comprava para produzir essa mesma demanda. Eles verificaram que haviam algumas alterações, mas que elas eram muito menores do que as que seus gráficos apontavam. Assim, nomearam esse efeito gráfico de distorção de Bullwhip, que em português pode ser traduzido para Efeito Chicote.

Problemas que você pode ter com o efeito chicote

Apesar de difícil de identificar, o efeito chicote pode prejudicar muito o seu negócio, causando:

Como eu resolvo isso?

Basicamente, você reduz o efeito chicote coordenando de maneira eficiente sua cadeia de suprimentos. Isso significa elevar os níveis e a precisão da troca de informações entre todos os agentes de sua cadeia. Lembre-se: sim, o seu problema é o mesmo problema do seu fornecedor (e também do seu cliente, se o negócio for B2B), então você deve fortalecer as relações de confiança entre todos os elos da cadeia. Assim, vocês podem e devem trabalhar juntos para melhorar seus desempenhos.

A principal dica é investir em parcerias de confiança, com benefícios mútuos entre você e seus fornecedores.

Qualquer fator da sua cadeia que dificulte a troca de informações e a competência de sincronizar estratégias é uma questão que deve ser trabalhada. Aí vão algumas dicas:

Ferramenta Check-up de Gestão