pmes pmes

Como a digitalização das PMEs pode desenvolver o mercado brasileiro

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

As PMEs são decisivas para a economia do Brasil. Nesse sentido, como podemos ajudar a impulsionar essas empresas dentro do novo cenário?

Os acontecimentos globais recentes – pandemia, crise sanitária, social e econômica – impactaram diretamente todas as empresas, independente do seu tamanho, setor ou tempo de mercado. Enquanto as grandes empresas, naturalmente, conseguiram se antecipar e se digitalizar  mais rápido, as pequenas e médias empresas acabaram sendo mais afetadas e, para a maioria delas, o crescimento virou sinônimo de sobrevivência. 

As PMEs têm um papel fundamental para a movimentação do ecossistema e recuperação econômica do nosso país. Sendo assim, são 13,5 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil e isso significa que:

*Dados do Sebrae.

Já que as PMEs são decisivas para a economia do Brasil, como podemos ajudar a impulsionar essas empresas dentro do novo cenário?

De acordo com a Gartner, uma empresa de pequeno e médio porte possui requisitos e desafios de tecnologias diferentes do que as grandes empresas por causa do seu tamanho. 

Hoje, seus principais desafios são, de acordo com um estudo da Salesforce:

As PMEs precisam, nesse sentido, se transformar digitalmente, contratar e reter pessoas para crescer e acessar capital para sobreviver. 

PMEs, grandes empresas e scale-ups juntas pela inovação

A transformação e desenvolvimento da economia brasileira está diretamente ligada, dentre outros fatores, ao crescimento de todas as empresas do país, independente do seu segmento ou tamanho.  

Para isso, acreditamos na união entre a capacidade de adaptação rápida das scale-ups com a força e capital das grandes corporações, para impulsionar pequenas e médias empresas e seu poder de movimentar o mercado. 

As scale-ups oferecem tecnologia e soluções inovadoras para acelerar a produtividade das PMEs. Por exemplo, a Omie, que já apoiou o crescimento de mais de 50 mil empresas pequenas e médias com o software de gestão.

As grandes empresas que oferecem soluções para PMEs, por sua vez, podem se conectar com scale-ups para encontrar novas maneiras de resolver problemas, sejam eles novos, velhos ou urgentes. E, dessa forma, obter vantagem competitiva no mercado. 

Principais tendências tecnológicas para as PMEs

Um estudo da Bessemer Venture Partners reforça que as PMEs precisam acompanhar as tendências das scale-ups para sobreviverem. 

SaaS desponta novamente

O SaaS, focado nas dores de uma indústria específica, ganha força novamente por direcionar a transformação digital em diversos setores da economia, disruptando incumbentes e digitalizando mercados. 

Transformação dos comércios e restaurantes 

A pandemia transforma os comércios e restaurantes, crescendo o delivery e entregas remotas em todo o mundo.

O escritório vira o home office

O trabalho remoto desconstrói o escritório como conhecemos. E, dessa forma, remodela a colaboração nas pequenas e médias empresas, usando softwares para automatizar tarefas, videoconferências e a comunicação dentro dos times.  

Marketplaces B2B ganham tração 

O modelo de marketplaces chega com força no mundo B2B, promovendo facilidade de pagamento e condições comerciais diferenciadas. 

Fidelização e construção de comunidade como forma de crescimento

A construção de uma comunidade de clientes fidelizados vai possibilitar o crescimento dos negócios através do acesso a capital e crédito. 

E são exatamente essas tendências que iremos acompanhar nas empresas selecionadas para o Scale-Up Endeavor Soluções SMB, o programa que vai acelerar a próxima geração de scale-ups que apoiam o crescimento e a produtividade das PMEs.

Quer se conectar com scale-ups? Seja uma empresa parceira da Endeavor!


Estudo de caso: Locaweb

A Locaweb é uma das maiores empresas que oferecem soluções para PMEs no Brasil, e um grande exemplo de como as grandes empresas são essenciais para impulsionar as pequenas e médias empresas. Com o propósito de ajudar negócios a prosperarem por meio da tecnologia desde 1998, a corporação é líder em serviços de internet no Brasil, e há seis anos, cresce de forma exponencial. 

Um dos principais fatores que impulsionaram esse crescimento foi o desenvolvimento de produto e aquisição de outras startups e scale-ups para escalar seu negócio e aumentar sua capilaridade e força no mercado. Desde então, já realizaram várias movimentações de M&A:

Através dessas aquisições e aproximação com o ecossistema empreendedor, a Locaweb amplia seu modelo de negócio, oferecendo soluções complementares ao produto. E também possibilita que a empresa continue evoluindo a sua entrega e, se posicionando como um grande player no mercado. 

E, cada vez mais, a Locaweb quer continuar se posicionando como esse grande player de tecnologia e não para de crescer. Por isso, é uma das empresas parceiras da Endeavor na vertical SMB – small and medium business, no português, pequenos e médios negócios – e busca se conectar com scale-ups durante o Programa Scale-Up Endeavor Soluções SMB.

A parceria entre a Locaweb e Endeavor já dura anos. Criamos juntos programas de inovação aberta para apoiar o ecossistema e contribuir com as startups e scale-ups do Brasil. É muito rica a troca que temos nos programas, principalmente neste momento desafiador para as pequenas e médias empresas.” — Fernando Cirne, CEO da Locaweb

Seja uma empresa parceira