Pitzi e Mercado Livre: a parceria entre a maior insurtech do Brasil e a maior empresa da América Latina

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

O começo de tudo é o sonho grande. A vontade de transformar a relação entre marcas e empresas. A missão de acelerar a digitalização do setor de seguros no Brasil. 

Daniel Hatkoff fundou a Pitzi, em 2012, para ser uma força transformadora no mercado de seguros e proteção para celulares, tornando o produto mais atraente e amplamente disponível ao consumidor brasileiro. 

E ele sempre soube que precisaria de bons aliados para conseguir cumprir a sua missão. Por isso, conta com mais de 100 pessoas no time, parceiros corporativos estratégicos que compartilham do mesmo sonho grande e, desde 2017, ano em que se tornou Empreendedor Endeavor, com a nossa rede de empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo e são exemplos para o país.

Toda empresa faz alguma coisa muito bem. Não dá pra todo mundo fazer tudo. Precisamos de boas parcerias para unir o que fazemos de melhor e, assim, tornar o sonho realidade.” _ Daniel Hatkoff

Leia a história da Pitzi no Brasil

A parceria extraordinária entre dois Empreendedores Endeavor

Ao fundar a Pitzi no Brasil, um dos maiores benchmarks era a Squaretrade – startup americana que fechou uma parceria com o Ebay em seus primeiros anos de operação, para oferecer seguro aos itens comprados no e-commerce. Essa conexão com o maior site de compras do mundo, na época, fez a Squaretrade ganhar escala, reconhecimento e, consequentemente, fechar mais negócios com outras empresas. 

Daniel pensou: “preciso encontrar o nosso Ebay.”

O Mercado Livre, empresa fundada pelos também Empreendedores Endeavor Hernan Kazah e Nicolas Szekasy  e o maior e-commerce da América Latina, era a aposta certeira. 

Ainda em 2012, a Pitzi fez a sua primeira rodada de investimento, liderada pela Flybridge e com participação da Kaszek Ventures, fundo dos fundadores do Mercado Livre. 

Essa foi a oportunidade para Daniel se aproximar do seu Ebay latino americano. A Kaszek fez a ponte entre a Pitzi e o Mercado Livre e, em 2013, contrato assinado. A Pitzi começaria a vender planos de proteção dentro da plataforma. 

Daniel conversou com todos os diretores – marketing, produto, financeiro. Tudo alinhado. Faltava só tecnologia. Infelizmente, priorizar o projeto e alocar a equipe necessária para fazer a implementação foi um desafio grande demais à época.

O projeto entrou no limbo. 

Em 2019, Daniel resolveu começar a conversa praticamente do zero e tentou uma abordagem diferente para avançar na parceria com o Mercado Livre e lançar o produto. 

Começamos a perceber que a maioria das pessoas compravam no Mercado Livre pelo celular. O celular ficou muito estratégico para eles e para seus 30 milhões de usuários. Então, argumentamos que, colocar o seguro no funil de venda, poderia aumentar a receita. A parceria poderia ser uma solução  para a base inteira, não só para quem está comprando celular.” 

Aproveitando da estratégia de plataforma do Mercado Livre e do Mercado Pago (a carteira digital do marketplace), que se posicionam para gerar cada mais valor para seus usuários, Daniel percebeu que era o momento perfeito para mostrar os benefícios de fazer uma parceria com uma insurtech e, assim, facilitar o entendimento e escalar o aprendizado no ramo de seguros

Aquele foi um ponto de virada: mais estratégico e impactante, e menos comercial.

Conseguimos concretizar o deal. Foi uma negociação dura. Demorou. Muito. Tive que aprender a negociar. Assinamos o term sheet e trabalhamos em um processo de integração, que demorou uns seis meses, mas foi ali que eu entendi que ia acontecer. Eles alocaram um time de 20 desenvolvedores e desenvolvedoras. E alocamos, também, um time de desenvolvimento e recursos jurídicos.

Juntos, a Pitzi e o Mercado Livre ìrão oferecer uma experiência 100% digital e integrada ao e-commerce, permitindo que clientes do ecossistema possam contratar serviços que protegem aparelhos contra os incidentes mais comuns – são três opções de planos: proteção contra danos, proteção de tela e proteção total, um seguro que tem cobertura contra roubo, furto e quebra acidental, e é oferecido em parceria com a seguradora Mapfre.

O conhecimento da Pitzi no ramo de celulares é algo sem igual. Com sua obsessão em encantar o cliente, sabíamos que estávamos deixando nosso primeiro produto de seguro em boas mãos. Conseguimos fazer um lançamento veloz do serviço, testamos mais coisas com seus insights e ideias, e estamos escalando rapidamente um programa de alto impacto.”

Carlos Cernadas, Director of Business Development do Mercado Pago

Para a Pitzi, essa parceria está apenas começando. Ainda há uma longa estrada até garantir que todas as pessoas tenham os seus aparelhos assegurados. Porém, contar com um parceiro como Mercado Livre faz toda a diferença. 

Por meio dessa parceria, criamos uma maneira plug and play para oferecer seguro em qualquer plataforma. Nós queremos alavancar o acesso desse produto para as pessoas. Hoje, a conectividade é muito cara. Estamos desenvolvendo o próximo passo dessa jornada e o Mercado Livre traz várias ferramentas para nós investirmos e melhorarmos a nossa entrega.

Uma jornada de aprendizados

Daniel acredita que é impossível fazer tudo bem ao mesmo tempo. As melhores empresas do mundo fazem parcerias para endereçar as competências que lhes faltam. 

De um lado, a maior insurtech do Brasil. Do outro, a maior empresa da América Latina. A Pitzi ofereceu conhecimento em seguros e tecnologia proprietária. O Mercado Livre entrou com a plataforma, tamanho e capilaridade. Juntos, puderam ampliar o seu impacto e oferecer soluções que melhoram a vida dos mais de 30 milhões de usuários do e-commerce. 

Foi uma jornada longa, de muito aprendizado e, hoje, tenho muito orgulho do que estamos entregando.”

Nesses mais de sete anos de jornada do Daniel em open innovation, o que não faltou foi aprendizado para a Pitzi:

O Mercado Livre é a empresa mais valiosa da América Latina. Eles empurram a gente para crescer junto e nós compartilhamos nossa tecnologia e experiência no mercado de seguros.”

Ao longo dos anos, eu fui aprendendo a negociar. Foi um dos maiores desenvolvimentos que tive. Inclusive, em saber me posicionar no que não concordo.”

Investir traz redes que empreendedores e empreendedoras não têm. Tenho investidores com presença em lugares diferentes – EUA, Ásia e Brasil – que me ajudam a entrar em redes diferentes. Assim, eles conseguem dar diferentes perspectivas. São o velho sábio que sabem guiar na jornada do herói. Eles nos ensinaram a ter paciência, persistir e tentar diferentes estratégias.


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