Playbook de Open Innovation

Esse eBook é parte de um movimento maior, liderado pela Endeavor, para criarmos relações de engajamento empreendedor-empresa mais saudáveis, com maior taxa de sucesso e que desenvolvam os dois lados da parceria. Leia o último capítulo

ENTENDA O PLAYBOOK O duplo diamante de Open Innovation


Duplo Diamante de Open Innovation

O esquema acima é dividido em dois diamantes, da esquerda para direita, dividido na visão das corporações – acima – e das scale-ups abaixo:

O primeiro diamante contempla a definição da estratégia de aproximação das corporações e das scale-ups, considerando os objetivos, ambições e os formatos possíveis de inovação.

A partir dele, uma corporação pode entender que sua estratégia contempla inovação aberta e fechada, explorando alternativas como P&D, relação com universidades ou engajamento empreendedor-empresa (relação com startups e scale-ups).

Nesse playbook, o segundo diamante explora em detalhes esse relacionamento entre as scale-ups e corporações, considerando seleção de parceiros, execução na parceria, negociação, POC e viabilização por meio de aceleradores do processo.

A cada duas semanas, lançamos um novo capítulo que explora uma dessas etapas na visão das scale-ups e também das corporações. Confira abaixo os capítulos já lançados e os que estão por vir.

Objetivos e Ambições

Capítulo 1

Objetivos e Ambições

O sucesso no relacionamento começa com o alinhamento de objetivos. Nesse primeiro capítulo, apresentamos, de um lado, o Framework de Objetivos de Open Innovation e, do outro, as razões estratégicas que fazem uma scale-up se aproximar de uma corporação.

Leia agora
Formatos possíveis de inovação

Capítulo 2

Formatos possíveis de inovação

No segundo capítulo, apresentamos o processo de engajamento empresa-empreendedor, Corporate Venture Capital e M&A. Além disso, empreendedores de scale-ups explicam suas motivações para se aproximar das corporações - de investimento a geração de negócios.

Leia agora
Seleção de parceiros

Capítulo 3

Seleção de parceiros

Com os objetivos claros, tanto as corporações como as scale-ups vão mapear o ecossistema em busca dos melhores players com quem se relacionar. Nesse momento, que critérios levar em conta? Além do fit estratégico e cultural, como escolher o parceiro certo?

Leia agora
Execução e formalização da parceria

Capítulo 4

Execução e formalização da parceria

Se os dois lados têm sinergia, desenham juntos uma POC (Proof of Concept). Nesse processo, existem áreas internas da corporação que viabilizam a parceria, como Compras, Tecnologia e Jurídico. Entenda nesse capítulo como conduzir a negociação.

Leia agora
Alavancas Viabilizadoras

Capítulo 5

Alavancas Viabilizadoras

A chance de uma parceria perder o ritmo, por questões de burocracia, governança ou recursos, é grande. Por isso, alguns processos internos, da scale-up e da corporação, podem acelerar o engajamento e a visibilidade dos resultados.

Leia agora

Scale-Ups & Corporações Esse playbook é indicado para


Scale-Ups:

Para empreendedores de scale-ups interessadas em se aproximar de corporações para geração de negócios, parcerias estratégicas ou investimento. 

Corporações:

Para profissionais de inovação de corporações com uma estratégia que contempla o engajamento empreendedor-empresa, aproximando-se de startups e scale-ups.