Endeavor e Oracle: o poder das boas conexões

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

A inovação aberta parte do pressuposto que, quando players do ecossistema se unem, conseguem atingir resultados extraordinários. É uma relação ganha-ganha-ganha. A Oracle, Airfluencers e HOPE são prova disso. 

Tudo começa com uma decisão. Uma estratégia de inovação aberta só funciona quando a corporação sabe, exatamente, qual a sua motivação clara: seria inovar, resolver um problema, transformar a cultura interna? A partir dessa definição, é hora de buscar os parceiros certos. 

Encontrar bons parceiros é uma das premissas chaves para a estratégia de open innovation funcionar. A máxima de Tom Jobim, neste caso, é totalmente verdadeira: é impossível ser feliz sozinho. Foi por isso que a Oracle nos procurou para ajudá-la na busca de boas startups para o seu programa de aceleração e conectar com seus clientes corporativos. A afinidade entre a Oracle e a scale-up conectada através da Endeavor foi tanta que, quando apresentada ao primeiro cliente, o contrato foi fechado em apenas 72 horas.

O resultado das boas conexões

Oracle

A Oracle é uma multinacional que oferece software para armazenamento de grandes volumes de dados. Além da tecnologia, eles também possuem um programa de aceleração 100% remoto, que ajuda startups em todo o mundo através do acesso aos seus produtos, networking com os parceiros corporativos, mentorias, eventos.

O principal benefício do programa é o acesso aos nossos produtos, que corresponde a uma economia de 70% para as startups. Além disso, usar a tecnologia Oracle também dá segurança para fecharem negócios. Também ajudamos com mentorias e eventos. O nosso networking é muito forte. Os empreendedores veem valor para além da tecnologia” _ Amy Sorrells, diretora de comunicação da Oracle. 

A Oracle está com a Endeavor desde dezembro de 2018 e hoje faz parte do nosso Corporate Hub, a comunidade que apoia times de inovação na geração de mais e melhores negócios com scale-ups de todo Brasil. Dentro do C-Hub, fazemos matchmaking entre as empresas participantes e scale-ups mapeadas. 

Durante a escolha do nosso parceiro para o programa no Brasil, eu tinha dois critérios: tamanho e qualidade e proximidade e influência que o parceiro tem sobre o portfólio de empresas. A Endeavor é de longe a instituição com a melhor reputação e maior influência entre as startups brasileiras, o que é prova do excelente trabalho que fazem” _ Arthur Rabelo, Oracle Brasil. 

Assim, diante do desafio de um parceiro corporativo da Oracle, a conectamos com a Airfluencers, uma plataforma que mapeia, analisa e gerencia o marketing com influenciadores. A startup, por sua vez, entrou para o programa de aceleração da Oracle e, também, se conectou com a HOPE, um dos 430 mil clientes do ecossistema da empresa global de tecnologia.

Não tinha como deixar de considerar a Airfluencers nessa busca. A solução da scale-up caiu como uma luva para o desafio apresentado pelo nosso parceiro e os números comprovam isso: migraram 100% da sua estrutura para Oracle Cloud, reduziram seu custo com tecnologia em 80% e distribuíram sua solução para diversos clientes da Oracle. Isso que chamamos de um case de sucesso” _ Gustavo Cruz, head do Corporate Hub da Endeavor.

Airfluencers

Em apenas 72 horas após o primeiro contato com a Oracle, a Airfluencers assinou um contrato com a HOPE, uma das maiores marcas de lingeries do Brasil. Em um artigo da Oracle, Rodrigo Soriano, CEO da Influencers, disse que desconfiou que o programa da Oracle era real. 

Era bom demais para ser verdade. Estamos muito felizes com a conexão. Além de fecharmos negócio com a HOPE, também entramos para o programa de aceleração da Oracle, que oferece vários benefícios, como acesso à tecnologia, experiência e clientes” _ Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.

Hope

A HOPE Lingerie, uma empresa familiar de lingerie, tem 84% das suas vendas através de recomendações. Dessa forma, usar influenciadores adequados parecia uma boa ideia. Porém, o ecossistema dos influenciadores é bem amplo e desafiador e o trabalho da Airfluencers tornou a busca mais clara e as campanhas bem-sucedidas.

“Por meio do Campaign Analytics, a HOPE tem a capacidade de medir os resultados de todos os influenciadores contratados”

Rodrigo Soriano

Acreditamos que, quanto mais iniciativas de inovação e conexão se multiplicam no ecossistema, mais rápido vamos disseminar uma cultura colaborativa entre empreendedores e grandes empresas. 

O duplo diamante da Oracle

Nosso Playbook de Open Innovation é estruturado em forma de duplo diamante: o primeiro diamante contempla a definição da estratégia de aproximação das corporações e das scale-ups, considerando os objetivos, ambições e os formatos possíveis de inovação. O segundo diamante explora em detalhes esse relacionamento entre as scale-ups e corporações.

No caso da Oracle, ilustramos da seguinte forma: 

O que essa conexão nos ensinou


Impulsione sua estratégia de inovação com scale-ups

Seja um parceiro