Dicionário de Open Innovation: o que os jargões e siglas significam?

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Começar em uma área nova é muito desafiador, são vários termos, expressões e siglas novas para aprender. Para te ajudar, criamos esse dicionário de Open Innovation.

Pouca gente sabe o que significa liderar a estratégia de inovação de uma empresa. Não o que é contado nas revistas ou na reunião de Conselho. Mas sim o que acontece todos os dias, no relacionamento único com o ecossistema, as outras áreas e o CEO.

É preciso alinhar objetivos, encontrar parceiros de confiança e mostrar resultados rápidos; aproximar-se de quem está liderando a inovação, criar conexões profundas e projetos que saem do papel; sair da ideia ao resultado com mais agilidade, convencendo todas as áreas de negócios pelo caminho.

No paralelo, ainda existem uma infinidade de jargões, expressões e siglas novas para serem aprendidas dentro desse novo universo da inovação. Matchmaking, POC, corporate venture capital, transformação cultural: o que tudo isso realmente significa?

Por isso, criamos este dicionário de Open Innovation, que trará explicações dos principais termos usados na área e que será vivo e atualizado conforme novas expressões ou termos forem surgindo.

Dicionário de Open Innovation

Alto impacto

Empreendedores de alto impacto são aqueles que não apenas estão à frente dos negócios que mais crescem no mundo, mas também dedicam tempo e recursos com prática de give back para formação de novas gerações de empreendedores.

Como fazemos isso na Endeavor?

Empreendedores de alto impacto são a nossa razão de existir. Eles são os grandes responsáveis por carregar a transformação que a sociedade precisa – os protagonistas da evolução do nosso país. E nós somos uma plataforma para potencializar o seu crescimento e impacto. Conheça a nossa rede de Empreendedores e Empreendedoras de alto impacto

Co-criação

É um tipo de parceria entre organizações e scale-ups baseada na geração de valor compartilhado. 

Comunidade

Grupo de pessoas que se reúnem para trocar experiências, falar sobre os problemas que precisam solucionar e se conectar de forma colaborativa.

Como fazemos isso na Endeavor?

Uma das nossas iniciativas de inovação aberta é o Corporate Hub, a comunidade que apoia times de inovação na geração de mais e melhores negócios com scale-ups de todo Brasil.

Canvas

Ferramenta para visualizar de forma intuitiva todos os aspectos fundamentais de um projeto por meio de brainstormings e ideias compartilhadas.

Corporate Venture Capital (CVC)

O termo representa o esforço de uma corporação para criar um veículo de investimento em scale-ups externas a operação da companhia.

Aprofunde-se neste assunto aqui.

Ecossistema 

Um ambiente colaborativo e inovador, em que os players trabalham para fazer descobertas e compartilhar resultados. É ganha-ganha-ganha. 

Fast Track 

Processos ágeis implementados para dar celeridade no relacionamento com uma scale-up. Por exemplo, uma contratação simplificada.

Hackathons

Evento em formato de design sprint em que startups desenvolvem soluções para desafios de corporações.

Heads de inovação

Líderes de inovação dentro de grandes corporações que querem tirar suas ideias do papel e fazer relações com scale-ups.

Matchmaking

Momentos em que corporações se conectam com scale-ups para encontrar soluções e modelos de negócio inéditos para desafios sem precedentes.

Como fazemos isso na Endeavor?

Fazemos uma seleção rigorosa para escolher as scale-ups que entrarão para os programas de aceleração e também para avaliar qual se adapta melhor ao desafio do parceiro corporativo. O case da Oracle ilustra bem este ponto, leia aqui

Open Innovation

Open Innovation é um processo de inovação distribuído em mais de uma organização, envolvendo fluxos e conhecimentos das empresas envolvidas de acordo com seus modelos de negócio. Ou seja, trata-se um processo colaborativo que traz conhecimento externo para a companhia e suas iniciativas de inovação.

Clique aqui e saiba como funciona a inovação aberta na Endeavor.

Piloto

Um esforço empreendido entre uma scale-up e uma empresa para testar a viabilidade de uma solução e novas ideias. Vale destacar que é temporário, uma vez que tem uma data de encerramento.

Plug and play

Plug and play é quando a solução de um empreendedor já é pensada e pronta a utilização do cliente, em que só precisa plugar e começar a utilizá-la. São soluções de fácil implementação e que não necessitam de nenhum tipo de adaptação prévia ou grande personalização para serem utilizadas.

Product/Market Fit

A definição de que um produto satisfaz a real necessidade do mercado em que está inserido.

Programas de aceleração

Um movimento que tem como objetivo impulsionar uma startup para que ela possa se estruturar e crescer de forma consistente.

Como fazemos isso na Endeavor?

Nossos parceiros oferecem programas setoriais para geração de negócios, acelerando os resultados da sua estratégia de inovação aberta.

Prova de Conceito (POC)

Após a corporação encontrar a scale-up com a melhor solução para o seu desafio, elas vão avaliar a viabilidade da parceria através de uma POC. 

Produto Mínimo Viável (MVP)

A versão inicial e enxuta de um produto para validá-lo e testar aderência ao público e mercado.

Aprofunde-se neste assunto aqui.

Roll Out

Depois que a POC é validada, a solução da scale-up será fornecida para uma corporação e se tornam parceiros.

Scouting

Mapeamento de um determinado tipo de solução no mercado.

Screening 

Mapeamento e seleção das melhores soluções do mercado para  atender os desafios da corporação. 

Como fazemos isso na Endeavor?

Nosso processo é feito em cinco etapas:

  1. Orientamos o diagnóstico das dores da corporação, fornecendo ferramentas para a própria área de inovação fazer esse diagnóstico interno;
  2. Apoiamos na priorização do desafio mais latente e que a solução pode ser endereçada para um scale-up resolver;
  3. Fazemos um aprofundamento no desafio, junto à corporação;
  4. Mapeamos soluções no mercado para esses desafios;
  5. Apresentamos e conectamos as melhores soluções a corporação.

Sponsor da conexão

Responsáveis internos para conectar as scale-ups com os times da empresa.

Taylor Made

Projetos “sob medida” feitos por scale-ups para as dores e desafios de uma corporação. 

Transformação cultural

Mudanças graduais na mentalidade do time de uma corporação. 

Transformação digital

O processo em que empresas fazem o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Troca peer to peer (Troca P2P) 

Troca de experiências e vivências entre pessoas que passam por desafios semelhantes.

Como fazemos isso na Endeavor?

No Corporate Hub, temos encontros mensais para trocas entre todos os membros, que olha para benchmarks, indicadores, processos e boas práticas na condução de uma estratégia de Open Innovation.


Agora que os termos usados em Open Innovation estão mais claros, é o momento de saber como você pode começar a implementar em sua empresa ou preparar a sua scale-up para parcerias com corporações. 

Baixe já nosso Playbook de Open Innovation

Impulsione sua estratégia de inovação com scale-ups

Seja um parceiro