7 livros sobre Open Innovation que estamos lendo

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

A inovação aberta está acelerando sua escalada em corporações. E para acompanhar o crescimento, nada melhor do que nos prepararmos com leituras de alto impacto. Conheça os livros sobre Open Innovation que estamos lendo por aqui. 

A chegada das corporações no ecossistema de empreendedorismo é um fenômeno recente, que ganhou força nos últimos cinco anos, e vive, hoje, um ponto de inflexão. Nesse contexto, a forma mais ágil de aprender é com quem vive, a cada dia, nesse ecossistema interagindo com diferentes players, aprendendo a navegar pela burocracia, encontrando novas sinergias e formatos de trabalho completamente inéditos. Os aprendizados de hoje já mudam a entrega de amanhã. Nada está salvo em pdf, tudo está em constante cocriação. 

Pensando nisso, separamos os livros sobre open innovation mais indicados e discutidos nos encontros do Corporate Hub – nossa comunidade de corporações que nasceu para apoiar times de inovação na geração de mais e melhores negócios com as scale-ups – para potencializar seus aprendizados e estratégia de inovação aberta. 

7 livros sobre Open Innovation 

Estilo Startup, por Eric Ries  

Estilo Startup é o segundo livro do empreendedor e autor de Startup Enxuta, Eric Ries. Se no primeiro ele nos contou tudo sobre startups e como montar uma organização de modelo de negócios repetível e escalável, neste, ele convida as empresas a pensarem e agirem como uma startup para operar em um ciclo contínuo de inovação. 

O autor aborda os principais conceitos trabalhados no primeiro livro e os aplica no contexto de pequenas, médias e grandes empresas, propondo substituir estratégias ultrapassadas que impedem o progresso por metodologias ágeis, que abraçam a velocidade e a incerteza dos tempos em que vivemos. 

Por que ler? 

Este livro é porta de entrada ao universo da inovação aberta. Mais que uma obra sobre startups e inovação, é um livro sobre mindset e transformação cultural. 

O empreendedorismo tem o po­tencial de revitalizar o pensamento gerencial do século XXI. Não é mais apenas a forma das pessoas de trabalhar num setor. É a forma das pessoas de trabalhar – ou querer trabalhar – em todos os lugares. Chamo isso de estilo startup.” — Eric Ries

Dez tipos de inovação, por Lerry Keeley, Helen Walters, Ryan Pikkel e Brian Quinn

Dez Tipos de Inovação é resultado de um trabalho de consultoria de três décadas de Lerry Keeley, Helen Walters, Ryan Pikkel e Brian Quinn com empresas globais e novos empreendimentos sobre a eficácia da inovação e como obtê-la de modo consistente e sustentável.

O conteúdo é focado em mostrar as diversas modalidades da inovação, mais especificamente dez, e como utilizá-las para obter vantagem competitiva. Assim, olhando para outros nove tipos de inovação para além de produto, é possível entender estrategicamente qual ruptura e e avanços sua empresa precisa.

 

Por que ler? 

É um livro para, ao mostrar os diferentes tipos de inovação, inspirar as pessoas a pensar fora da caixa ao se depararem com desafios dentro das empresas e tomar decisões mais estratégicas e seguras em relação às práticas de inovação corporativa

 “A maioria das inovações fracassa. A inovação quase nunca fracassa por falta de criatividade, mas sim por falta de disciplina. O caminho mais certo para o insucesso é focalizar apenas os produtos. Os inovadores bem-sucedidos utilizam vários tipos de inovação.” — Lerry Keeley, Helen Walters, Ryan Pikkel e Brian Quinn

Creative Construction: The DNA of Sustained Innovation, por Gary Pisano

Indicação dos nossos amigos do Cubo, Creative Construction: The DNA of Sustained Innovation é um livro escrito por Gary Pisano e, por enquanto, só tem versão em inglês. É uma obra conhecida por desmistificar a inovação e comprovar que as grandes empresas podem construir uma estratégia de Open Innovation com crescimento sustentado.

Através do trabalho de 30 anos do autor e da sua experiência com grandes empresas e startups, ele mostra como todos os tipos de negócios podem tirar vantagens com a inovação, sem precisarem ser “como a Uber”.

 

Por que ler? 

Ao ler este livro, você vai entender como evitar a destruição criativa e crescer a sua empresa através da inovação.

Empresas criativas e construtivas não nascem nem acontecem por acidente. Elas são um produto de líderes em toda a organização. Os construtores criativos são arquitetos de sistemas organizacionais.” — Gary Pisano 

O Dilema da Inovação, por Clayton M. Christensen

livro open innovation

Clássicos são clássicos: Clayton M. Christensen é autor de um dos livros mais famosos do ecossistema de Open Innovation. O Dilema da Inovação traz um novo olhar para o mundo dos negócios: a inovação disruptiva requer visão, coragem e paciência. A maioria das empresas não olham para essa questão por serem guiadas por resultados trimestrais e lucratividade de curto-prazo.

A inovação disruptiva propõe largar o foco no produto que a empresa oferece e dar luz ao problema que ela resolve. E, então, pensar em formas diferentes de resolver o desafio, mesmo que seja para atender um mercado muito menor no início.

Por que ler? 

O livro ajuda a perceber que existe potencial em outras tecnologias, mesmo os clientes não sinalizando que precisam delas. Dessa forma, não basta fazer tudo certo, ser bom gestor e aprimorar o produto é preciso olhar além da linha do horizonte para alcançar o sucesso

A inovação disruptiva transforma um produto historicamente caro e complicado e que apenas um pequeno grupo de pessoas com bastante dinheiro têm acesso em um produto muito mais acessível.” — Clayton Christensen

Playing to Win: How Strategy Really Works, por A.G. Lafley e Roger L. Martin

O livro Playing to Win: How Strategy Really Works de A.G. Lafley e Roger L. Martin nos convida a refletir: estamos apenas jogando – ou jogando para ganhar?

Para eles, estratégia não é complexa, mas é difícil, já que força pessoas e organizações a fazerem escolhas específicas sobre seu futuro. O foco do livro é estratégia e explica para que serve, como pensar, por que você precisa e como fazê-la. Dessa forma, os autores entregam um manual de como empresas podem vencer.

 

 

Por que ler? 

O livro mostra como líderes em organizações de todos os tamanhos podem orientar ações diárias com objetivos estratégicos maiores, construídos em torno dos elementos claros e essenciais que determinam o sucesso dos negócios – onde jogar e como ganhar.

Uma estratégia é um conjunto coordenado e integrado de opções de onde jogar, como vencer, capacidade principal e sistema de gerenciamento que atendem exclusivamente às necessidades de um cliente. É apenas fazendo e agindo nas escolhas que você pode vencer. Sim, escolhas claras e difíceis forçam sua mão e limitam a um caminho. Mas elas também liberam para se concentrar no que importa. ” — A.G. Lafley e Roger L. Martin

The Platform Revolution, por Geoffrey G. Parker, Marshall W. Van Alstyne e Sangeet Paul Choudary 

O livro The Platform Revolution é um guia prático para a nova economia, que está transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Tomando como base Uber, Airbnb, Amazon e PayPal, Geoffrey G. Parker, Marshall W. Van Alstyne e Sangeet Paul Choudary refletem sobre como essas empresas se tornaram líderes da indústria. 

O segredo desses negócios é que foram construídos em plataformas: mercados de dois lados que estão revolucionando a maneira como fazemos negócios. Através deste livro, os autores fornecem o primeiro manual do proprietário para criar um negócio de plataforma bem-sucedido.

Por que ler? 

O livro traça o futuro das plataformas e revela como elas irão alterar as vidas e carreiras de milhões de pessoas. É uma ótima oportunidade para estar alinhado com as principais tendências do futuro.

O ambiente hipercompetitivo de hoje, ativado pela tecnologia, não oferece mais uma vantagem. Em vez disso, a flexibilidade fornece a vantagem competitiva crucial e evanescente. ” — Geoffrey G. Parker, Marshall W. Van Alstyne e Sangeet Paul Choudary 

Open Innovation Results: going beyond the hype and getting down to business, por Henry Chesbrough

livro open innovation

O livro Open Innovation Results: going beyond the hype and getting down to business foi escrito por Henry Chesbrough, quem cunhou o termo Open Innovation há alguns anos. O autor, nesta obra, examina o hype por trás dessa prática, mostra os resultados reais e explica como as empresas podem ir além para alcançar resultados reais nos negócios.

Esse conteúdo oferece uma visão clara dos desafios e realidades que limitam a capacidade das organizações de criar e lucrar com a inovação e traça um caminho para aprimorar o crescimento e o desempenho organizacional.

 

Por que ler? 

Essa obra, ao questionar algumas iniciativas que não trazem resultado para a companhia, é um bom manual de como não fazer

A maioria das inovações falha. E empresas que não inovam morrem. A inovação aberta é um paradigma que pressupõe que as empresas podem e devem usar ideias e caminhos internos e externos para o mercado.” — Henry Chesbrough


Impulsione sua estratégia de inovação com scale-ups

Seja um parceiro