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O que faz uma história existir?

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Na sua próxima apresentação, defina qual é o evento que tira a vida do protagonista do equilíbrio, defina o desejo e estabeleça o final (clímax). 

Qualquer situação de comunicação envolve entender o passado, atuar no presente para criar o futuro. Isto é, não há comunicação empresarial se não houver um problema a ser resolvido. Chame problema como quiser, “desafio”, “dor”, “necessidade”, enfim, fica mais fácil entender assim: “não tenho algo que quero, portanto, tenho um problema que se resume em sair de onde estou e ir até onde eu desejo.”

· Assim surgem as histórias.

· Assim surgem as empresas que cuidam da comunicação.

· Assim surge o storytelling como ferramenta para ajudá-lo a estruturar as mensagens que serão passadas para sua audiência.

Pense em qualquer problema, desafio ou necessidade. Algo no mundo dos negócios.

· O problema começa a ficar evidente.

· Você está consciente de que algo está faltando.

· O conflito surgiu.

Se fosse fácil resolver, você não estaria pensando que ele é um problema. Se você soubesse exatamente que ações te levam à solução, então seria uma linha reta, sem nenhum obstáculo. Mas nada na vida é assim.

Então, você não poderá agir diante deste problema como agia antes.

Você tem que ser melhor, mais preparado, mais capacitado.

Porque sua vida foi colocada fora do equilíbrio. E assim é quando qualquer evento significativo acontece. Para melhor ou para pior, quando a vida fica fora do equilíbrio, temos um gap.

E, para voltar ao equilibrio, é preciso ser forte. Na realidade, “equilíbrio” não é a melhor palavra para explicar, pois de “equilibrio” a vida não tem nada, talvez a melhor seja “condições que oscilam”.

Uma grande história acontece quando a “oscilada” é grande demais. Quando isso acontece, você tem a indicação de que a sua vida entrará numa sequência de reações em cadeia, ou relações de causa-efeito. E este, agora sim, desequilíbrio da vida, passa a ser o desafio. Ou seja, voltar ao suposto “equilíbrio”.

Automaticamente, um desejo é criado.

· Pode chamar de objetivo, ambição ou meta.

· O que importa é que você passa a entrar numa jornada em direção a algum lugar.

No cinema, isto é chamado de Incidente Incitante.

Em Beleza Americana, o Incidente Incitante acontece quando o protagonista se apaixona pela amiga da filha adolescente.

· É o que o motiva a sair de sua rotina sem graça e sem sentido e buscar significado na vida.

· É o que justifica a existência da história.

· É o que traz uma sequência de eventos que vão moldando a história até chegar ao seu clímax.

Na sua próxima apresentação, defina qual é o evento que tira a vida do protagonista do equilíbrio, defina o desejo e estabeleça o final (clímax). O que vai entre o começo e o fim é o roteiro, ou rota. E, claro, coloque você, seu produto, ideia ou serviço, como herói!

A SOAP traz este conceito e todos os princípios por trás de grandes filmes no Seminário Story Business Edition, em parceria com o maior guru de Hollywood, Robert McKee. Se você quer conhecer mais como o cinema pode ajudá-lo a contar histórias acesse: www.storybusinessedition.com

 

João Galvão é sócio-fundador da SOAP (State of The Art Presentations).

 

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, SOAP, Sócio-fundador

 

É Sócio-fundador da SOAP (State of the art presentations). Desde 2003 a SOAP cria soluções para melhorar as apresentações em situações de venda de ideias e conquista de audiências. Joni foi um dos criados do conceito “estado da arte na apresentação”, já experimentado por mais de 900 empresas tais como: Microsoft, Avon, Gafisa, The Economist, Google, entre outras. Hoje a SOAP possui mais de 80 funcionários e escritórios no Brasil, Portugal e EUA.

 

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