facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

O que Falar Para Investidores

LoadingFavorito

6 coisas sobre o seu modelo de negócios que não podem faltar na apresentação aos investidores.

Continuando o artigo anterior sobre apresentação para investidores, detalho abaixo a apresentação do Modelo de Negócio, também conhecido como Deck, lembrando que a mesma deve conter de 15 a 20 slides sobre os seguintes tópicos conforme descritos por Henry Chesbrough e Richard S. Rosenbloom[1]:

1. Proposição de valor – Descrição do problema do cliente (também chamada de “oportunidade”), o produto que resolve o problema, e o valor do produto a partir da perspectiva do cliente.

2. Segmento de mercado – Grupo de clientes-alvo, reconhecendo que segmentos de mercado diferentes têm necessidades diferentes. Às vezes, o potencial de uma inovação é realizado somente quando se seleciona um segmento diferente de mercado.

3. Estrutura da cadeia de valor – Posição da empresa dentro do segmento de negócios no qual ela se insere, as atividades na cadeia de valor e como a empresa vai captar parte do valor que ele cria.

4. Geração de receitas e margens – Como a receita é gerada (venda, locação, assinatura etc.), a estrutura de custos e margens de lucro-alvo.

5. Posição na rede de valor – Identificação dos concorrentes, parceiros e de quaisquer efeitos de rede que possa ser utilizada para oferecer mais valor para o cliente.

6. Estratégia competitiva – Como a empresa vai tentar desenvolver uma vantagem competitiva sustentável (por exemplo, por meio de um custo, diferenciação ou uma estratégia de nicho).

Além do modelo de negócio, adicione também 1 ou 2 slides contendo uma breve descrição dos fundadores, suas competências e responsabilidades, bem como eventualmente de colaboradores que sejam essenciais para a composição do time. Lembre-se que este é um dos aspectos mais relevantes para a tomada de decisão do investidor, até mais do que o negócio em si, e que estabelecer uma relação de confiança desde o inicio é fundamental. Assim, não omita ou exagere em qualquer informação, em especial com relação a eventuais fracassos anteriores. Observe que uma falha, diferentemente do que muitos podem imaginar, pode ser uma boa referência para o investidor se o empreendedor demonstrar que aprendeu com a mesma, indicando que sua experiência será um diferencial significativo para o negócio.

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, sendo atualmente investidor-anjo. É o fundador da Anjos do Brasil  e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”.

 

[1]           CHESBROUGH, H.; ROSENBLOOM, R.S.O papel do modelo de negócios em capturar o valor da inovação. 

 

Veja também:

3 Dicas Para Apresnetar Sua Ideia a Investidores

Afinal, O Que é Investimento-Anjo?

, Anjos do Brasil, Fundador

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, e atualmente é Investidor-Anjo. É o fundador da Anjos do Brasil (www.anjosdobrasil.net) e autor do livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Elmar Lima Freire - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Bom dia! Há muito tempo que tento encontrar investidores para um projeto de “site de jogos”; que está com projeto totalmente pronto e com mais de 100 jogos “inéditos” e mais de 500 convencionais.
    Tudo elaborado, desde os conceitos e regras, faltando apenas produzir cada jogo, de acordo com cada regra; será muito diferente de tudo que existe na net, mas nada consigo… …
    riccoelf@gmail.com

  2. VANILSON FERREIRA SANTOS - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Somos importadores privados habilitados junto a Receita Federal com o radar (siscomex) para a Importação e Exportação ilimitada por fornecedores e fabricantes autorizados internacional .para a importação e distribuição de vestuário em geral aqui no Brasil.
    importamos e compramos diretamente dos fabricantes autorizados.
    contato e-mail exportcomp.br@hotmail.com/ 22- 27632305-22-9.88044810

Parceiros
Criação e desenvolvimento: