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O que diferencia um orçamento de vendas de um orçamento de marketing?

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O propósito do orçamento é a diferença na hora de fazer o budget das áreas de marketing e de vendas. Entenda como fazer um orçamento adequado nessas áreas.

Está ai um tema por vezes mal compreendido nas empresas, ou nas pessoas destas empresas, o que ocasiona dificuldade de planejamento e, por consequência, de execução.

A grande diferença entre um budget de vendas e um budget de marketing está em seu conceito central. Embora ambos orçamentos direcionem seus esforços ao consumidor final ( seja ele empresa ou pessoa física) a diferença está no seu propósito.

Enquanto um budget de vendas deva abordar todos os elementos que colaborem com a forma com que o produto será comercializado ou exposto, um budget de marketing deve se concentrar em esforços que estimulem uma mudança de comportamento do consumidor final, seja ele através da construção e fortalecimento da marca, promoção ou ações em redes sociais.

Já um budget de vendas, deve focar em esforços de como os produtos chegarão ao mercado de forma competitiva e atrativa (preço, displays,ações no “chão de loja”).

Muitas vezes o orçamento de vendas engloba o budget de trade marketing, que são as ações junto aos clientes que reforçam a exposição de produtos e ações no ponto de vendas.

A grande disputa destes recursos também depende de como uma organização está estruturada e qual o momento no qual o negócio se encontra.

Portanto desde que os conceitos comerciais e mercadológicos estejam claros para uma organização, será simples estruturar seus recursos em seus respectivos orçamentos: seja ele vendas ou marketing.

, Abrakidabra, Fundadora
Atualmente, Claudia é empreendedora e empresária da Abrakidabra há 3 anos. Foi executiva de grandes empresas como Colgate Palmolive, Grupo Pao de Acucar,BankBoston e Brasil Foods por mais de 20 anos.

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