facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

O Processo de Seleção de Empreendedores Endeavor

LoadingFavorito

Potencial de crescimento, diferenciais competitivos e excelente histórico de execução são os critérios básicos do processo seletivo da Endeavor. Entenda como funciona e conheça dois empreendedores que passaram a receber o apoio da Endeavor.

Potencial de crescimento, diferenciais competitivos claros referendados pelo mercado e consistente histórico de crescimento e execução são imprescindíveis para os empreendedores que almejam ser apoiados pela Endeavor. Mas poucas (1%) conseguem ser aprovadas no rígido programa de seleção, que conta com etapas locais e internacionais.

O que acontece durante todo esse caminho até a aprovação? Em 2012, 14 novas empresas passaram a fazer parte do grupo de empreendedores apoiados pela Endeavor. Em entrevista ao Portal Endeavor, Márcio Furtado da Cash Monitor e Rogério Gabriel da Prepara Cursos, dois empreendedores recém-aprovados, contaram quais foram os principais passos dados até o resultado final.

Márcio acredita que mesmo quem não consegue passar já tem um conteúdo importantíssimo agregado em sua forma de trabalhar. “Todo o processo seletivo teve um viés prático incrível. Abordaram o modelo de negócio, pontos fortes e fraquezas de uma forma bastante pragmática e com aplicabilidade. E nós aplicamos os feedbacks com sucesso”.

Para o co-fundador da Cash Monitor, a “especialização” dos avaliadores foi marcante. “Começou com o modelo de negócio e cada etapa seguia para uma avaliação da aderência de nossas soluções”, continua o empreendedor que, ao lado do pai, Wagner, toca a empresa baseada em um sistema de automação e controle de finanças para outras organizações.

“Os momentos marcantes foram com Martín Escobari [General Atlantic], que ressaltou um grande diferencial nosso no processo consultivo/financeiro. Depois, o Laércio Cosentino [Totvs] nos deu uma recomendação importante e estratégica, que nos fez tomar uma decisão correta na época”, completa.

Rogério, da Prepara Cursos, vai na mesma linha em relação à heterogeneidade de toda a rede. “Os mentorings iniciais agregaram muito em nosso planejamento. A evolução das fases, montagem do profile e a própria reflexão do negócio nesse processo foi construtiva demais”, diz.

Assim como Márcio, o empreendedor ressaltou dois encontros que foram decisivos em sua maneira de trabalhar. “A principal hora foi quando me reuni com Daniel Chalfon [Loducca] e João Farkas [Aximaz Branding]. Foram situações inspiradoras para toda a nossa estratégia de branding”, acrescenta o fundador da empresa, que oferece cursos de capacitação e formação em todo o Brasil.

Como são escolhidos os Empreendedores Endeavor?

O processo normalmente dura cerca de seis meses, e é constituído basicamente de cinco etapas: primeira entrevista com o time Endeavor, segunda etapa de entrevistas com mentores da Endeavor, uma apresentação ao conselho da Endeavor (Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann, Pedro Passos, Emilio Odebrecht, Fabio Barbosa, entre outros), uma fase de início de serviços da Endeavor e por fim uma etapa internacional com entrevistas com mentores da Endeavor de todos os cantos do mundo.

Primeira avaliação – A equipe de Busca e Seleção da Endeavor escolhe a dedo ou por indicação, independentemente da área em que a empresa atua. Os critérios a serem avaliados são inovação, potencial de crescimento, perfil empreendedor e grau de desenvolvimento.

Entrevista com os mentores – As melhores cabeças que direcionam a rede Endeavor analisam o candidato em reuniões eliminatórias. São cinco a sete reuniões com diferentes mentores.

Painel Local – Desta vez, uma banca formada por conselheiros e embaixadores entrevista e analisa os candidatos de forma mais rigorosa. Dez minutos de apresentação do empreendedor para o conselho, com outros dez para perguntas e feedbacks.

Trial– Etapa em que o empreendedor começa a receber os serviços da Endeavor e já estabelece um conselho consultivo que irá acompanhar a estratégia do empreendedor nos próximos anos.

Painel Internacional – São cinco painéis por ano, com duração de três dias. No primeiro, palestras e troca de informações sobre o propósito da rede no mundo. No segundo dia, entrevistas com os mentores internacionais. No último, a banca internacional discute e, somente de forma unânime, os futuros Empreendedores Endeavor são selecionados.

Endeavor é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão identificar, inspirar e capacitar empreendedores com potencial de alto impacto na sociedade. Em 2012, 3 mil empresas foram observadas pelo time de Busca e Seleção e, no entanto, apenas 14 foram aprovadas. Em média, esses empreendimentos têm crescimento de 40% ao ano e participações significativas no PIB do Brasil e na geração de novos empregos. Assista ao vídeo abaixo para mais detalhes.

Clique aqui para saber ainda mais sobre a Endeavor.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Wender Lima Chaves - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Bom dia Endeavor,

    Me chamo Wender Chaves e sou empreendedor desde a infância vendendo doces e rabiolas para as pipas dos meu amigos. Hoje estou mais uma vez abrindo minha loja sendo que dessa vez é uma loja de conveniências e tenho um grande interesse em saber o que a Endeavor pode fazer pra me ajudar.
    Desde já agradeço.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: