facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

O poder do empreendedorismo

LoadingFavorito

Estudo mostra que o empreendedorismo de alto impacto contribui para criar vagas de trabalho e aumentar o PIB de uma nação.

Todos os dias, mais de três bilhões de pessoas sobrevivem com menos de US$ 2,50, pouco mais do que o preço de um bilhete único do metrô de Nova York. Esses três bilhões de indivíduos estão, quase sem exceção, desempregados, subempregados ou trabalhando em uma economia informal com pouca estabilidade de renda. Simplificando, eles estão unidos por uma desesperadora verdade: fazem parte de um grupo que precisa de empregos. Combater a pobreza e suas raízes arraigadas é um compromisso terrivelmente complexo, com obstáculos aparentemente intransponíveis. O que fica claro é que qualquer solução para a pobreza requer criação de vagas de trabalho. Visto sob esta perspectiva, Empreendedores de alto impacto, que desenvolvem e lideram empresas com maior capacidade de criar empregos e gerar riqueza do que seus pares, oferecem o mais estimulante potencial de redução da pobreza no mundo.

Um novo relatório publicado pela Endeavor Insight explora esse tema através da análise de três premissas fundamentais. Em primeiro lugar, distribuídos de forma equitativa, empregos estáveis reduzem a pobreza, e o empreendedorismo de alto impacto gera efetivamente esses postos de trabalho. Empresas de alto-impacto são capazes de gerar 100 vezes mais vagas do que uma microempresa no mesmo período. Em segundo lugar, níveis de renda crescente estão relacionados a taxas mais baixas de pobreza, e funcionários dos empresários de alto impacto são mais bem pagos do que em trabalhos equivalentes em outras empresas. Pesquisas mostram também que esses trabalhos pagam cerca de duas vezes mais do que posições equivalentes, oferecem planos de saúde em 91% dos casos e permitem que mais de um terço dos funcionários ofereça melhores oportunidades de educação para seus filhos. Em terceiro lugar, por fim, o crescimento econômico é bom para os pobres, e o empreendedorismo de alto impacto contribui significativamente para a produção econômica. Um aumento de 1% na renda média ou despesas de consumo em um país corresponde a uma redução de 3% na proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza. No México, por exemplo, seria necessário que apenas 169 empresas de porte médio se tornassem grandes empresas para elevar o PIB em 1%. Por outro lado, teriam de ser criadas 578.528 microempresas para gerar o mesmo impacto.

Para saber mais sobre como o empreendedorismo de alto impacto tem o potencial de mudar a vida de bilhões de pessoas, reduzir a pobreza e transformar economias, leia aqui o relatório completo (em inglês).

 

Originalmente publicado no Endeavor Global Entrepreneurship Blog.

 

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: