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O óbvio precisa ser dito

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Lembrar o real objetivo das reuniões e manter o foco influenciam os resultados mais do que você imagina.

Observo a cada dia o quanto é importante o alinhamento de expectativas, tanto na vida profissional quanto pessoal. Independente da situação, seja em uma transação ou em um relacionamento, caso uma das partes tenha uma interpretação diferente do que realmente foi acordado, sem dúvida alguma delas terá, no mínimo, um retrabalho ou desentendimento.

No caso da Exection, uma empresa de serviços, precisamos constantemente transformar o intangível em tangível. Mas como fazemos isso? Alguns dizem até que somos artesãos do século 21, porque literalmente tecemos resultados para as organizações. A cada interação com o nosso cliente, necessitamos entender diferentes variáveis ao mesmo tempo, o que chamamos de análise de ambiente.

Essa análise tem um elevado grau de complexidade até que, ao realizá-la com frequência, ganha-se mais naturalidade. Vamos supor que estamos iniciando uma reunião que demonstrará os resultados do mês anterior e falaremos sobre o que se espera nos próximos meses. O passo anterior a esse evento é se preparar, entendendo seu(s) objetivo(s), quem participará dele, quais são os interesses de cada um, conversar com as pessoas que estarão lá, preparar opções de soluções para melhorar os resultados, forma e dinâmica que o líder da reunião está acostumado, etc.

Antes de entrar na sala, geralmente observo se estou alguns minutos adiantado, nunca ou raramente atrasado. Gosto de sentir o ambiente e, caso chegue atrasado, perco a oportunidade de fazer esse ritual.

No início, se as pessoas estão munidas de papeis, calculadoras, notebooks, procuro entender a melhor forma de me posicionar. Analiso também os recursos disponíveis na sala, para que no momento certo sejam utilizados da melhor forma e, ao iniciar a reunião, faço questão de ressaltar o nosso objetivo para não desviarmos do foco.

Parece preciosismo, talvez até um pouco óbvio, mas, além de ajudar as empresas a alcançar os resultados esperados, manteremos o que havia sido alinhado de forma objetiva. Ou seja, caso algum dos passos acima seja negligenciado, existe uma grande probabilidade de que as expectativas, enquanto prestador de serviços de consultoria e cliente, não sejam alcançadas.

Portanto, em quaisquer situações que você esteja, analise: por que você está aí? Quais são as necessidades, expectativas e objetivos? Alinhe, pergunte, não tenha medo de parecer que é óbvio, pois muitas vezes o que parece óbvio é, na verdade, fundamental.

 

Eduardo Bezerra é CEO da Exection. Possui mais de 15 anos de experiência em conusultoria em gestão empresarial.

 

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, Exection, CEO

Eduardo conta com mais de 15 anos de experiência em consultoria em gestão empresarial focada na busca por resultados perenes e execução dos projetos junto com os empreendedores e gestores, desde a Estruturação Organizacional até a Modelagem dos Processos que sustentam a estratégia. Sua experiência inclui ainda cargos de liderança em projetos em empresas de consultorias consagradas como INDG e TOTVS, é parceiro da Endeavor desde 2004. Ao longo de sua carreira atuou nos segmentos: manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, transporte aéreo, turismo e automotivo. Atualmente, é CEO da consultoria Exection - Executive In Action.

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