O óbvio precisa ser dito

Este conteúdo já ajudou 5 empreendedores

Lembrar o real objetivo das reuniões e manter o foco influenciam os resultados mais do que você imagina.

Observo a cada dia o quanto é importante o alinhamento de expectativas, tanto na vida profissional quanto pessoal. Independente da situação, seja em uma transação ou em um relacionamento, caso uma das partes tenha uma interpretação diferente do que realmente foi acordado, sem dúvida alguma delas terá, no mínimo, um retrabalho ou desentendimento.

No caso da Exection, uma empresa de serviços, precisamos constantemente transformar o intangível em tangível. Mas como fazemos isso? Alguns dizem até que somos artesãos do século 21, porque literalmente tecemos resultados para as organizações. A cada interação com o nosso cliente, necessitamos entender diferentes variáveis ao mesmo tempo, o que chamamos de análise de ambiente.

Essa análise tem um elevado grau de complexidade até que, ao realizá-la com frequência, ganha-se mais naturalidade. Vamos supor que estamos iniciando uma reunião que demonstrará os resultados do mês anterior e falaremos sobre o que se espera nos próximos meses. O passo anterior a esse evento é se preparar, entendendo seu(s) objetivo(s), quem participará dele, quais são os interesses de cada um, conversar com as pessoas que estarão lá, preparar opções de soluções para melhorar os resultados, forma e dinâmica que o líder da reunião está acostumado, etc.

Antes de entrar na sala, geralmente observo se estou alguns minutos adiantado, nunca ou raramente atrasado. Gosto de sentir o ambiente e, caso chegue atrasado, perco a oportunidade de fazer esse ritual.

No início, se as pessoas estão munidas de papeis, calculadoras, notebooks, procuro entender a melhor forma de me posicionar. Analiso também os recursos disponíveis na sala, para que no momento certo sejam utilizados da melhor forma e, ao iniciar a reunião, faço questão de ressaltar o nosso objetivo para não desviarmos do foco.

Parece preciosismo, talvez até um pouco óbvio, mas, além de ajudar as empresas a alcançar os resultados esperados, manteremos o que havia sido alinhado de forma objetiva. Ou seja, caso algum dos passos acima seja negligenciado, existe uma grande probabilidade de que as expectativas, enquanto prestador de serviços de consultoria e cliente, não sejam alcançadas.

Portanto, em quaisquer situações que você esteja, analise: por que você está aí? Quais são as necessidades, expectativas e objetivos? Alinhe, pergunte, não tenha medo de parecer que é óbvio, pois muitas vezes o que parece óbvio é, na verdade, fundamental.

 

Eduardo Bezerra é CEO da Exection. Possui mais de 15 anos de experiência em conusultoria em gestão empresarial.

 

Leia mais:
A excelência no atendimento
Jamais desista de seu propósito
Criando processos mais previsíveis
Os números falam. Como ouvi-los?
Executar é questão de sobrevivência!
Como envolver a equipe na Definição de Metas
Base de dados é a base de tudo

 

 

 

 

Este conteúdo ajudou você?
, Exection, CEO

Eduardo conta com mais de 15 anos de experiência em consultoria em gestão empresarial focada na busca por resultados perenes e execução dos projetos junto com os empreendedores e gestores, desde a Estruturação Organizacional até a Modelagem dos Processos que sustentam a estratégia. Sua experiência inclui ainda cargos de liderança em projetos em empresas de consultorias consagradas como INDG e TOTVS, é parceiro da Endeavor desde 2004. Ao longo de sua carreira atuou nos segmentos: manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, transporte aéreo, turismo e automotivo. Atualmente, é CEO da consultoria Exection - Executive In Action.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento:

Termos de compromisso

Utilização do e-mail do usuário

O e-mail do usuário será utilizado apenas para o envio de e-mails da Endeavor (Boletim Informativo, Convite para os Workshops, Comunicados Institucionais etc.). Caso o usuário não queira receber os e-mails da Endeavor, ele pode desabilitar esta função no seu cadastro.

Utilização dos dados cadastrais do usuário

Os dados fornecidos em cadastro do usuário serão utilizados para:

A melhoria constante do conteúdo do Portal da Endeavor; e a geração de dados estatísticos sobre os usuários do Portal que poderão ser divulgados a parceiros e a apoiadores da organização, sem que sejam reveladas informações que permitam a identificação individual do usuário.

A Endeavor não divulgará os dados cadastrais dos usuários a terceiros, a não ser que os usuários autorizem. A autorização ou a desautorização para a divulgação desses dados pode ser feita, a qualquer momento, pelo próprio usuário, em seu cadastro.

Autorização para divulgação de dados cadastrais a terceiros

A autorização para a divulgação dos dados cadastrais significa que a Endeavor pode fornecer informações como: nome, e-mail, sexo, estado, cidade, idade, entre outras a empresas parceiras e a apoiadoras da organização. IMPORTANTE: Em nenhum momento, informaremos o seu CPF ou o seu endereço.

Não obstante o descrito acima, havendo solicitação formal por qualquer Autoridade Pública, devidamente fundamentada, a Endeavor poderá encaminhar os dados cadastrais do(s) usuário(s) envolvido(s), independentemente de autorização deste(s), estando desobrigada de notificá-lo(s).

Alteração de dados cadastrais

Os usuários podem fazer a alteração das suas informações cadastrais a qualquer momento. Veja como:

1 – Entre no site da Endeavor pelo endereço http://www.endeavor.org.br

2 – No canto superior direito da tela, identifique-se, utilizando o e-mail e senha cadastrados

3 – Após a identificação, acesse o link "Meu Perfil" e altere as informações desejadas

Cookies

A Endeavor pode utilizar “cookies” (informações enviadas pelo servidor da Endeavor ao computador do usuário, com o objetivo de identificá-lo). Se, no seu cadastro, o usuário optar por “Lembrar minha ID no computador”, será gerado um cookie no computador do usuário. Esse cookie será lido todas as vezes que o usuário acessar o Portal da Endeavor, e, dessa forma, não precisará mais identificar-se para acessar os recursos do site.

Doações

A Endeavor garante a privacidade de identidade dos usuários que fazem doações por meio do Portal da Endeavor.

Vídeos

Os vídeos do Portal da Endeavor não podem ser hospedados em website de terceiros, uma vez que todos os palestrantes dão autorização para que a Endeavor divulgue os vídeos das palestras apenas em seu Portal. No entanto, os vídeos da Endeavor podem ser recomendados em websites de terceiros, por meio de “link” que aponte para o site da Endeavor.

Artigos

Os artigos do Portal da Endeavor não podem ser reproduzidos em website de terceiros, pois o acordo com os Parceiros do Conhecimento estipula que o material só poderá ser disponibilizado no Portal da Endeavor. No entanto, os artigos da Endeavor podem ser recomendados em websites de terceiros, por meio de “link” que aponte para o site da Endeavor.

Exploração comercial

A exploração comercial por parte de terceiros do conteúdo do Portal da Endeavor é expressamente proibido.

Recomendação de Vídeos e Artigos

Como a Endeavor tem por objetivo disseminar conhecimento para empreendedores, a recomendação dos vídeos e artigos do Portal da Endeavor em website de terceiros é fortemente encorajada. A sugestão é que a recomendação seja feita por meio de links que apontem para o website da Endeavor.

Política Anti-Spam

É importante esclarecer que o armazenamento das informações dos usuários do Portal da Endeavor é tratado de acordo com o código de ética da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto (para conhecer o código de ética, visite o site da ABEMD) e que a qualquer momento, o usuário pode optar por não mais receber os e-mails da Endeavor ou mesmo de parceiros e apoiadores da organização.