facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

O desafio de lidar com mudanças de vida e carreira

LoadingFavorito

Entenda como movimento, essência e propósito são imprescindíveis em sua jornada empreendedora.

Não há nada mais presente em nossas vidas e na jornada de nossas empresas do que a mudança. E as mudanças normalmente são acompanhadas de perdas. Perdemos tempo, empregos, clientes, oportunidades, relacionamentos, dinheiro. É claro que aí fica mais difícil lidar com tudo isso… Mas é certo que passaremos nossa existência vivendo mudança (a transformação do mundo externo) e transição (a transformação do mundo interno).

A palavra transição está associada a trânsito. Estar em trânsito é estar em movimento, movendo-se de um ponto a outro. A todo instante. Nada está parado. Tudo é mudança, tudo está em permanente transformação.

O momento presente nos ilude com sua enganosa aparência estática e “arrumada” de que tudo está em seu devido lugar e amanhã estará lá de novo. Essa é uma armadilha que a maravilhosa experiência de estar vivo enseja. Tudo, absolutamente tudo muda e mudará em segundos, no mesmo ritmo em que o coração bate, em que os olhos piscam, em que o sangue navega incontinente pelas veias.

E que riscos assumimos? Vários. Mas o maior deles é o de não seguir o fluxo da vida, não confiar no curso escolhido enquanto caminhamos, com trilhas e trechos conhecidos e seguros, intercalados por outros estreitos, acidentados e desafiadores. Nessa jornada, corre-se o risco de contar apenas com tudo aquilo que conhecemos, que nos é familiar aos nossos fundamentos mais sagrados. Corre-se o risco de esquecer que a passagem para a plenitude se esconde, em geral, entre os perigos do desejo e do medo. Corre-se o risco de ignorar que o otimismo com relação ao futuro deve idealmente fluir das lições aprendidas do nosso passado de erros e fracassos.

O fluxo da vida exigirá de nós, hoje e amanhã, abrir mão de padrões cristalizados, de planos preestabelecidos, de condutas costumeiras, de ideias, opiniões e julgamentos fortemente erguidos no caminho percorrido até aqui. Será preciso, de tempos em tempos, jogar fora a atual bagagem, ou tirar os sapatos, como diz Nilton Bonder, para pisarmos no solo sagrado da realidade deste momento, já transformado no segundo seguinte.

Inspirado por histórias de mudança e transição, acabo de lançar meu novo livro: Todo novo começo surge de um antigo começo: transições de vida e carreira. Quero que este livro o inspire em seu permanente trânsito, inclusive aquele que o leva ao seu centro, à sua essência e ao núcleo de seus maiores propósitos, capazes de preencher sua biografia com esperança, prazer, sentido e significado. Ótimos companheiros, por sinal, para uma jornada empreendedora!

Rogério Chér foi diretor corporativo de RH na Natura e hoje é sócio da Empreender Vida e Carreira.

Confira mais de Rogério Chér:
Como você gostaria de ser demitido?
O que importa é o caráter
Na dúvida, não contrate
Gestão de jovens talentos (vídeo)

, Empreender Vida e Carreira, Sócio
Rogério Chér é sócio da Empreender Vida e Carreira. Na DBM do Brasil atuou como Consultor de Carreira, coordenou o Núcleo de Empreendedores e foi Vice Presidente de Operações para América Latina. Chér foi Diretor Corporativo de RH da Natura e é professor da FAAP nas disciplinas de Formação de Empreendedores e Comportamento Organizacional. Também atua como professor nos cursos da FGV sobre Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. É autor de livros sobre Empreendedorismo e Gestão, cujo último título lançado chama-se "Empreendedorismo na Veia - Um aprendizado constante". Como conferencista participou de eventos, em dezenas de cidades Brasileiras, ministrando palestras em Instituições e empresas de diversos segmentos como: GS&MD - Gouvêa de Souza, ADCOS, Íntegra Medical, DBM, Queiroz  Galvão, Prefeitura de São Paulo - Secretaria da Saúde, Pieracciani, Faex Transportes, BR Construtora, Amcham, UFMG, Sebrae, Blue TreeHotels, Endeavor, FAAP, Insper, FGV, entre outras.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Vanessa Maria Pontes de Carvalho - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Excelente texto! Incrível o modo como faz as palavras serem um doce percurso para a reflexão. Parabéns Rogério Chér!

Parceiros
Criação e desenvolvimento: