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O CNPJ Já Existe, Mas e o Escritório?

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Decidir como você quer que a empresa seja percebida pelo cliente é mais difícil do legalizar o negócio.

Ao decidir que abriria meu próprio negócio, me estruturei para abrir a empresa formalmente. Sem um CNPJ não existimos para o mercado. Mas não podia imaginar que, mesmo com toda a burocracia envolvida, eu diria que essa foi a parte mais fácil.

Difícil mesmo é decidir como desejamos que nossa empresa seja percebida pelos clientes. São muitas as ferramentas que ajudam a transportar a empresa do mundo dos planos e desejos para o mundo real, e saem vitoriosos aqueles que fazem melhor uso delas.

Após um ano e meio de planejamento, atuando em escritório virtual, tendo construído o modelo e plano de negócios, pensado em um plano de marketing, acompanhado o contínuo aumento do faturamento e montado a DRE dos anos seguintes, não tinha dúvidas de que estava diante do momento certo para abrir nosso escritório físico.

Parece óbvio? Garanto que, na prática, não é!

De um lado havia a certeza, fruto do modelo de negócios, da análise e projeção de números. Essa certeza encontrava apoio na “indagação” por parte de alguns clientes ou candidatos a clientes: “Vocês não têm um escritório?”.

Do outro lado o natural receio em assumir um conjunto de custos fixos, reforçado pelos inúmeros comentários de pessoas que diziam para não fazermos isso. Tive a sensação de que se montasse o escritório, estaria cometendo um terrível pecado.

O que fazer então? Cada caso é um caso, mas deixo aqui algumas dicas:

1. Pedir feedback sempre! A opinião das pessoas é tão diversa quanto o número de alternativas existentes, mas caberá a nós, sempre, refletirmos e definirmos o que devemos fazer.

2. Fugir de uma armadilha comum: Correr para montar um escritório quando se decide montar um negócio. Alugar ou comprar um espaço comercial é relativamente fácil. Antes disso é preciso saber exatamente quem são seus clientes, qual a proposta de valor da sua empresa, quais são os produtos e serviços que oferecerá a eles, qual a expectativa de receita, custos e despesas.

3. Fugir dos custos fixos. Dependendo das características e estágio do seu negócio, há diferentes possibilidades de operação. Home office, escritório virtual, escritórios coletivos, dividir um espaço com outra empresa e operar dentro do cliente são algumas delas. 

4. Seja qual for a forma escolhida para operar, pense nos detalhes. Comunicamos o que somos por meio dos detalhes e por mais simples que seja seu espaço de trabalho, não permita que um item qualquer esteja por lá se ele não estiver comunicando algo. Não negligencie a arrumação e o funcionamento do seu espaço.

É importante compreender que se muitas pessoas levantam dúvidas e chegam até a nos desencorajar a seguir em frente é, simplesmente, porque já viram esse filme muitas vezes. Já assistiram a muitos empreendedores que partiram para a execução sem um plano, sem um propósito e chegaram ao fim do filme encerrando seus lindos escritórios e, junto com eles, seus sonhos.

Cabe a nós transformar a preocupação e ceticismo do outro em ação. Planeje o roteiro do seu filme e defina qual papel quer interpretar. Sucesso!

Cláudia Klein é sócia da Argumentare, atua como Coach, palestrante e consultora de gestão. 

 

, Argumentare, Sócia
Claudia Klein está à frente da consultoria Argumentare, conectando empresas e indivíduos aos seus propósitos, ampliando resultados e impactando positivamente ambientes e relações; desenha soluções interdisciplinares que combinam programas de Coaching, Mentoria, Treinamento e Consultoria. Claudia é Mentora e Conselheira de Empreendedores Endeavor desde 2009, é membro do Conselho de Pequenas e Médias Empresas (CoPeMe) pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e atuou como Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). Seu portfólio de trabalho contempla também a atuação como palestrante e professora convidada do COPPEAD, do Ibmec/Rio e da FGV/RJ. No ambiente corporativo, desempenhou funções executivas na área de RH em empresas multinacionais e nacionais; possui formação em Coaching pela Columbia University e pelo Erickson College, MBA em Marketing Estratégico pela USP com ênfase em Branding, MBA Executivo pelo COPPEAD, com Bacharelado em Estatística pela UERJ. Casada, é carioca de berço e paulistana de coração; Apaixonada pelos processos de transformação busca inspiração nas pessoas, no empreendedorismo, no design, na gastronomia, na corrida de rua para construir algumas das suas referências e conexões que compartilha com aqueles que desejam propósito, ação e mudança.

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