Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

O cliente sempre tem razão

LoadingFavorito

Lição número 5 das empresas de maior crescimento da Endeavor.

Esse texto é baseado em um artigo publicado originalmente no Endeavor Global Entrepreneurship Blog, em outubro de 2012.

78% dos Empreendedores Endeavor de maior crescimento acredita que seu diferencial está em focar no consumidor e suas necessidades. Eles compartilham uma visão altamente centrada no cliente, que determina tanto a sua estratégia como o seu modelo de negócios.

A brasileira ClearSale, uma plataforma de gestão de fraudes para e-commerce é um ótimo exemplo. Se, por um lado, o mercado online está em rápido crescimento, os fundadores Pedro Chiamulera e Bernardo Lustosa entraram em um mercado competitivo no qual inúmeras empresas estavam correndo atrás dos mesmos clientes potenciais. Para se diferenciar, Pedro e Bernardo identificaram uma grande demanda do cliente por uma solução melhor. “Nós percebemos que os clientes estavam sobrecarregados por programas de TI. Nós costumávamos oferecer um sistema online de acompanhamento de fraudes para os próprios clientes administrarem. E descobrimos que, quando você dá muitas ferramentas de TI para um negócio, você está dando a eles mais problemas do que soluções.”

Como consequência, a ClearSale migrou de vender o software para administrar toda a prevenção contra fraudes para seus clientes, integrando a base de dados dos clientes e tomando as decisões sobre se uma transação estava aprovada ou não. Em parte graças a este melhor entendimento das necessidades e motivações do cliente, a Clearsale aumentou sua receita para aproximadamente 144% anuais entre 2008 e 2011.

Essa centralização no cliente, nas palavras de Bernardo, é o que os leva ao sucesso: “Resolva o problema do seu cliente, independentemente se você está cobrando ou não no início. Sempre construa soluções que façam sentido para o usuário final, e adapte o seu produto para o consumidor; não se limite a fazer produtos e tentar vender pra eles”.

Quer ouvir mais dicas sobre os empreendedores de alto impacto? Acesse o toolkit do Endeavor Global Entrepreneurship Blog (em inglês).

Conheça mais sobre o ex-atleta olímpico Pedro Chiamulera e o seu #SonhoGrande!

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: