Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

No caminho do bem

LoadingFavorito

Monte sua fórmula de lucro ao lado de crenças positivas. Além de ter resultados, você vai gerar valor para todos.

É fácil empreender? Ao longo dos anos, aprendi que certas questões são essenciais para sobreviver e vencer como empreendedor.

Para manter o negócio “vivo”, as receitas devem ser maiores que as despesas. Vender mais, maximizar o valor do produto e minimizar os custos. Até aí, nada de novo.

E como construir um negócio com alto potencial de crescimento? Tem que estar em um mercado promissor, possuir uma vantagem competitiva clara, oferecer um produto “matador”, que satisfaça necessidades importantes do cliente e possa ser vendido em escala. Já não parece tão fácil.

E como fazer para atingir os objetivos e metas? É preciso atrair talentos, desenvolver líderes, motivar e reter os melhores, além de aplicar um modelo eficaz de gestão. Mas não esqueça, um time é formado por gente, e gente, como diz a música dos Titãs “não quer só comida, quer comida, diversão e arte”. Não é fácil!

E como ser um negócio sustentável? Tudo isso, é claro, dentro da legalidade, minimizando o impacto ao meio-ambiente e agindo com responsabilidade social. Não, definitivamente, não é fácil empreender.

Quer saber de onde tiramos energia para enfrentar todos os desafios? Continue lendo…

Um dia, em um aconselhamento com o José Eustachio, vice-presidente da agência Talent e mentor Endeavor, ele entendeu assim o nosso negócio: “O que a Tecno Logys faz é respeitar a utilização dos recursos. No futuro, alguém poderá dizer que na construção deste edifício houve respeito aos materiais, aos recursos do cliente, ao dinheiro do proprietário do imóvel, aos colaboradores que ali trabalharam, às leis, ao meio ambiente…” Ele conseguiu resumir todo o nosso esforço em melhor administrar os recursos a um simples e impactante propósito e a partir daquele dia, respeitar a utilização dos recursos, passou a ser uma de nossas crenças.

Mas o que significa empreender com respeito aos recursos? Na prática, é inovar e otimizar processos para gerar menos resíduos, aumentar a produtividade e reduzir o consumo de energia. É oferecer produtos com maior valor agregado e simplificar a vida de clientes e fornecedores. Também é investir em capacitação e treinamento, valorizar e reconhecer a performance dos seus colaboradores. Como também é aplicar as melhores práticas de gestão e administrar os recursos financeiros com eficiência. Enfim, significa criar riqueza através de soluções sustentáveis que façam todo o mercado evoluir.

Por que pensar apenas em redução de custos? Por que não pensar em empreender com respeito aos recursos? É tão mais fácil propagar esta idéia! Procure montar a sua fórmula de lucro ao lado de crenças positivas. Além de ter resultados, você vai mobilizar e gerar valor para todos que se relacionam com o seu negócio, os acionistas, clientes, fornecedores, comunidade, colaboradores e sociedade. Você vai fazer melhor ainda.

Valério Dornelles é fundador e CEO da Tecno Logys, empresa que oferece soluções inovadoras para construção de edifícios. Empreendedor Endeavor desde 2008.

, Tecno Logys, Empreendedor Endeavor
Valério Paz Dornellesé fundador da Tecno Logys, empresa que fundou ao inventar uma nova forma de levantar paredes – e sua inspiração foi o filho de 7 anos brincando com Lego. Criado em 1998, o novo sistema de construção era baseado em tijolos de tamanhos diferentes, que podem ser encaixados da mesma forma que as peças do brinquedo. Isso reduz o tempo de levantamento de paredes pela metade e evita o desperdício de materiais. Além dos blocos cerâmicos,a empresa fornece todos os equipamentos, os projetos e os funcionários para execução dos serviços. Em 2008, o método foi incluído entre as 101 maiores inovações brasileiras pela consultoria Monitor Group. É Empreendedor Endeavor desde 2008. 

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: