facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Nizan Guanaes: “enquanto eles choram, eu vendo lenços”

LoadingFavorito

Empreendedorismo, liderança, crise e sustentabilidade. Aprenda algumas importantes lições de Nizan Guanaes.

“Abri a agência DM9 no dia 19 de setembro de 1989, com investimento de U$ 1 milhão obtido no mercado financeiro. Collor assumiu a Presidência em janeiro de 1990, e seu plano congelou todo o dinheiro a ser investido. Passei um dia inteiro deitado, sem saber o que fazer. No dia seguinte, levantei com meu espírito decidido a liderar na crise e comecei a ter uma atitude de líder”, é assim que Nizan Guanaes começa o artigo de sua coluna no jornal Folha de São Paulo publicado dia 17/03/2015.

À época, Nizan veiculou um anúncio (no qual usava a frase do título deste artigo) convocando uma coletiva de imprensa para clientes e jornalistas. A entrevista foi marcada em uma unidade do McDonald’s. No anúncio, aparecia a explicação: “Não é porque sua verba desapareceu que a sua agência vai desaparecer. Nós vamos estar aqui do seu lado. Venha ver as saídas na nossa apresentação no McDonald’s (o lugar você compreende, o nosso dinheiro também sumiu)”. Quem diria que uma chamada criativa poderia transformar Nizan Guanaes em um dos maiores empreendedores e publicitários do Brasil e do mundo.

E esse foi o começo de uma grande escalada. Hoje, cerca de 25 anos depois da coletiva no McDonalds, ele é o chairman do Grupo ABC de Comunicação, holding que reúne 18 empresas nas áreas de publicidade, marketing, conteúdo e entretenimento, e seu tino empresarial já foi reconhecido por diversas instituições internacionais. Mas não é só isso. Nizan também é reconhecido pela sua atuação no campo social. Desde 2011, é embaixador da Boa Vontade da ONU e está sempre envolvido em debates ligados à sustentabilidade. Em 2010, o Financial Times apontou ele como um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo; em 2011 a Fast Company o colocou em sua lista dos 100 mais criativos do mundo; em 2013, foi apontado pela Exame como um dos 16 empreendedores brasileiros candidatos a fazer história; e, em 2014, foi eleito o Homem do Ano, na categoria Liderança pela GQ.

Líderes e seu importante papel para superar crises

Uma das grandes lições que se pode ser aprendida com Nizan é sobre o importante papel de uma liderança em momentos de crise.

“As grandes empresas brasileiras não foram criadas na bonança… Elas foram erguidas enfrentando dificuldades econômicas e políticas. E superaram essas dificuldades se reinventando, encontrando oportunidades… Seus empresários não foram só empresários. Nesses momentos, foram grandes líderes”, e ele continua: “A crise econômica no Brasil é um fato. Mas não adianta ficar só chorando com o ambiente externo à empresa, que ela não consegue mudar”, afirma. Para Nizan, a saída para a crise está dentro de cada negócio, na busca por novas soluções e processos mais eficientes. Temos que mudar o ambiente da empresa: inovar as formas de fazer, investir na produtividade e olhar para o médio e o longo prazo. “Nasci no Pelourinho, em Salvador, e me tornei empresário no mundo porque crescendo no Brasil pude ver claramente as grandes oportunidades diante de mim e estava capacitado a desenvolvê-las”

Mas, o que é ser um líder?

Já ouviu aquela frase: “Seja a mudança que você quer ver no mundo?” Então, o mesmo vale para o seu negócio. Para sair da crise, a sugestão do publicitário é que você deve ser a mudança que você quer ver na empresa. “Os líderes têm que fazer tudo o que pedem para as pessoas fazerem. Se você pede corte de custos, comece você mesmo a cortá-los. Ninguém vai acreditar que há crise se você estiver de férias; se não estiver trabalhando de manhã até a noite; se não estiver ligado no celular e nos e-mails o tempo todo, respondendo aos clientes e aos colaboradores em tempo recorde”. Para ele, não há outra forma de se destacar no mercado se não transformando crises em oportunidades.

“Neste momento, os líderes têm que servir de exemplo para seus colaboradores, de inspiração para seus clientes e de voz da razão e bom senso para a nação”

Sustentabilidade: uma oportunidade importante

Nizan Guanaes também fala muito sobre a importância do mundo entender o conceito de sustentabilidade e incorporar essa ideia em suas atividades. Para ele, as empresas deveriam ver valor econômico na sustentabilidade e a entender como uma oportunidade para desenvolver produtos e processos melhores.

No video a seguir, realizado pelo site de notícias AdNews, o publicitário aborda o tema de forma ampla, mas traz alguns pontos de vista bastante interessantes.

Para saber mais, leia sobre logística reversa aqui e como ela contribui para a sustentabilidade.

Empreendedorismo e a mudança do mundo

“O empreendedorismo é a forma mais eficiente de gerar riqueza e bem-estar para a população”

O publicitário destaca a importância de políticas para o fomento do empreendedorismo no país, como a do Simples Nacional, mas deixa claro que ainda há uma longa jornada a ser percorrida em busca de transformar o país em um campo realmente fértil para novos negócios. “Há muito a fazer para capacitar esse exército de empresários e suas novas empresas, da educação à legislação, passando pelo trampolim da tecnologia”.

PS: Ah, “Enquanto eles choram, eu vendo lenços”, também é o nome da biografia de Nizan Guanaes, vale a leitura!

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

5 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. João Natas - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Putz, Endeavor. que artigo foda! Parabéns!

  2. William Gama - says:

    7 curtidas
     
    Curtir

    Não é um pouco contraditório um cara que tem 18 empresas de comunicação que ganha muito dinheiro incentivando pessoas comprarem o que não precisam, vir falar de sustentabilidade?

  3. Waldêmio Ávila Ferro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Por quantas vezes nos deparamos apenas com pessoas que constroem impérios e se ausenta do compartilhamentos do passo a passo de conseguir esse sucesso!
    Porém esse senhor, se ocupa e venhamos e convenhamos deve ter seu tempo concorridíssimo e se projeta para todo um público e mostra como fazer e como seguir para alcançar um determinado objetivo.
    Parabéns!

  4. 1 curtidas
     
    Curtir

    Todos, sem exceção, deveriam ler e refletir sobre esta situação.
    Entre milhões de exemplos, achei um link com 22 famosos que você não sabia que tinham fracassado:
    http://www.pequenoguru.com.br/2012/04/22-famosos-que-voce-nao-sabia-que-tinham-fracassado/

  5. Ivo Santos - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    É muito bom ver o depoimento de pessoas que já passaram pelo que estamos passando hoje, realmente acho que em tempos de crise as oportunidades pra vencer aumentam, porque existe maior possibilidade para inovar.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: