Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Negócios Favorecem as Mentes Preparadas

LoadingFavorito

A educação é a resposta para manter-se preparado para as mudanças do mercado e do mundo.

Recorrentemente, pessoas me consultam sobre educação executiva e melhores escolas e cursos para desenvolvimento profissional e, quando explano as inúmeras possibilidades, vejo um semblante de preocupação dos meus interlocutores quanto aos valores financeiros destes cursos.

Sempre recorro ao filósofo Pitágoras, que exclamava: “A educação é cara? Experimente a ignorância”. Não temos alternativas, seremos eternamente reféns de escolas, não necessariamente da escola presencial, mas de alguma forma seremos reféns da educação. Como professor de duas renomadas escolas de educação executiva, os alunos me questionam de forma sistemática o que faço para melhorar as minhas habilidades. Estudei muito no decorrer da vida e ainda estudo muito de forma autônoma por meio de leituras, pesquisas e muita “hora bar”… ops… deixe-me explicar: hora bar entende-se almoços, cafés da manhã, reuniões, seminários, palestras, etc, e tantos outras atividades correlatas que de alguma forma me coloquem frente a frente com pessoas interessantes que estejam fazendo algo novo  interessante.

Este esforço para melhorar as minhas competências e habilidades e tornar-me um executivo mais preparado para enfrentar os problemas inéditos, que me deparo no meu cotidiano profissional. Atualmente, faço aulas de xadrez uma vez por semana, pois entendo que é uma forma lúdica de melhorar meu senso estratégico, além de aprimorar a minha visão combinatória e holística. Estas aulas faço no período noturno, via Skype, sem conhecer o professor. Uso o Paypal para remunerá-lo, algo impensável na linha recente do tempo. Regularmente faço sessões de fonoaudiologia; o principal insumo da minha atividade é o uso da voz da palavra cercada de convencimentos, persuasão, articulação e competência cênica. As técnicas de fono me ajudam muito a controlar a minha ansiedade, velocidade das expressões e sobretudo respiração, atributos importantes na rotina diária de gestão de conflitos que cercam o mundo executivo.

Não tem refresco, hoje ando duas vezes mais rápido que andava cinco anos atrás para permanecer no mesmo local. Nas transformações atuais, a curva de esquecimento é mais importante que a curva de aprendizado. A cada dois anos a maioria das minhas habilidades perecem, tudo que aprendo está sujeito a uma rápida erosão, as competências descasam rapidamente, o que era uma verdade absoluta ontem se torna um grande ridículo hoje.

Participei recentemente de um badalado evento no qual um renomado palestrante fez uma menção batida no mundo corporativo: um cliente satisfeito fala para x pessoas e um insatisfeito fala para outros tantos x. Santa ingenuidade. No mundo das redes sociais, esta afirmação não faz sentido nenhum, típico exemplo de um profissional que descasou competências. Quem fica com um pé no passado e outro no futuro acaba fazendo xixi no presente. O mundo dos negócios é implacável para quem não estiver com a mente preparada, portanto, expanda a sua mente. Educação, em qualquer dimensão, é a única saída.

 

Romeo Deon Busarello é Diretor de Ambientes Digitais da Tecnisa e Professor dos cursos de MBA e Pós Graduação do Insper e ESPM.

 

Veja também:
Uma Legião de Novos Empreendedores
Deficra-me ou lhe Deleto
Você sabe o que está fazendo na Internet?
Nunca foi tão fácil!

 

 

 

 

, Tecnisa, Diretor de Marketing
É Diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Construtora TECNISA. Responsável pelo desenvolvimento de trabalhos de grande importância para o mercado brasileiro de comunicação e internet, como vendas de apartamentos pela internet e os atuais conceitos de open innovation e Fast Dating, que permeiam as iniciativas de inovação da companhia. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração de Empresas, Romeo atua também como Professor nos cursos de MBA e Pós-Graduação da ESPM e Insper.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: