Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | Não desista nunca [Ozires Silva - Embraer]

LoadingFavorito

Com 20 e poucos anos, na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, ele mal sabia o que era a FAB (Força Aérea Brasileira). O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) nem existia e, mesmo assim, ele já sonhava em construir aviões no Brasil, afinal, nascera no país natal de Santos Dumont. Desde a década de 1940, Ozires Silva não se conformava com o fato de que, no Aeroclube de Bauru, todos os modelos tinham fabricação internacional.

Formou-se engenheiro no recém-criado ITA e continuou nadando contra a maré. As críticas e dúvidas agregavam ainda mais energia ao seu sonho. A oportunidade de ouro surgiu quando conseguiu falar com o presidente da República e o convenceu de que a Embraer era viável, um sonho possível, e que poderia crescer. E cresceu, muito: hoje, a companhia fabrica e opera em mais de 90 países, com engenheiros brasileiros, formados no país.

Atualmente, a aviação brasileira é referência no mundo todo e, se deve agradecimentos a alguém, este empreendedor é digno da menção. Inspiração para qualquer um que enfrente obstáculos, ele garante que não basta sonhar grande, tem que sonhar enorme e acreditar sempre.

, Embraer, Fundador
Ozires Silva nasceu dia 8 de janeiro de 1931, em Bauru (SP). Formou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITa em 1962, é metre em Ciências Aeronáuticas pelo California Institute of Technology. O senhor Ozires é um dos empreendedores mais respeitados do Brasil e no exterior. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Embraer e, em sua primeira gestão, desenvolveu o famoso Bandeirante e outros 6 aviões. Em 1986 assumiu a presidência da Petrobras, onde ficou por 4 anos, até a volta à Embraer. Em 1991, assumiu o Ministério da Infraestrutura, foi presidente da Varig em 2000 e, em 2003, criou a Pele Nova Biotecnologia, empresa focada em saúde humana cuja missão é pesquisa, desenvolvimento e produção de inovações na área de regeneração e engenharia tecidual.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. José Luiz Miranda de Almeida - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Prezados,

    Preciso urgente fazer contato com Ozires Silva.

    Alguém teria os números de telefone e e-mails?

    Obrigado!

  2. Erwin Franieck - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Este Homem na verdade deveria estar na História do Brasil de forma mais destacada que o próprio Santos Dumont…

    É uma honra ouvir seus conselhos!

  3. Matheus David - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Ótimas dicas, tenho certeza de que sempre devemos acreditar em nós mesmos para alcançar maiores resultados. Obrigado a Endeavor e ao Senhor Ozires.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: