facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

O diploma você guarda na gaveta, o empreendedorismo você leva pra vida

LoadingFavorito
movimento-educação-empreendedora

O Movimento de Educação Empreendedora é uma iniciativa, da Endeavor com o Sebrae, para ajudar na criação de um melhor ecossistema empreendedor. Se interessou pelo assunto? Conheça mais sobre o projeto.

Em tempos de crise, instabilidade e incerteza, muitos correm para a sua  zona de conforto. Muitos, mas não todos. As crises são, para empreendedores, oportunidades disfarçadas. É essa visão, entre outros fatores, que faz deles os responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do ambiente em que estão inseridos.

Mas, para gerar esse desenvolvimento, é preciso estruturar os ecossistemas locais. E as instituições de ensino superior, pelo seu grande potencial de impacto na comunidade, são engrenagens essenciais para essa mudança. Por isso, a Endeavor e o Sebrae criaram o Movimento de Educação Empreendedora, uma iniciativa que visa tornar as instituições agentes chave de seus ecossistemas locais.

Como? Imagine que todo o sistema é uma grande máquina, formado por várias mini engrenagens. A ação irá começar a colocar óleo em cada uma dessas partes, fazendo com que todo o sistema opere de forma mais rápida e sem atrito, focando em dois pilares principais:

  • Desenvolvimento de instituições de ensino superior como agentes chave e hubs locais, indo muito além da sala de aula e do relacionamento com diferentes stakeholders;
  • Desenvolvimento dos alunos da instituição, independente do curso e nível, por meio do aperfeiçoamento de suas competências empreendedoras e do suporte adequado para o desenvolvimento de ideias de negócio.

E o sonho do Movimento não se limita ao preparo dos professores e profissionais das instituições de ensino para que esses sejam capazes de contribuir com os pilares acima. Espera-se que a ação auxilie na criação de uma rede que batalhe pela causa da educação empreendedora. Uma rede que, além da conexão e da troca, esteja empoderada e engajada no envolvimento e criação de ações que ajudem na performance do movimento.

Para estimular o engajamento e o desenvolvimento desse movimento, as duas instituições terão diversas ações programadas para 2016 e 2017, como:

  • Plataforma de Educação Empreendedor

Já imaginou ter reunido, em um só lugar, as principais pesquisas, eventos, materiais didáticos, boas práticas e agentes chave da educação empreendedora? É exatamente isso que a plataforma sobre o tema de Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior irá trazer.

Os usuários terão acesso a conteúdo e ferramentas práticas que os inspirem e os auxiliem em seus trabalhos, conseguirão se conhecer e se conectar com a rede do Brasil todo, além de discutir e trocar ideias sobre dores, iniciativas e outros. Afinal, nada melhor do que poder compartilhar suas dúvidas e conquistas com pessoas que estão remando o mesmo barco que você.

Lançamento em maio de 2016.

  • Rodada de Educação Empreendedora

Desde 2010, Endeavor e Sebrae organizam a Rodada de Educação Empreendedora, evento que conecta e capacita profissionais de instituições de ensino superior e interessados no tema.

Em sua 6ª edição, o evento está de cara nova e espera fortalecer a conexão e engajamento da rede no Movimento de Educação Empreendedora que será apresentado.

O que? 6ª Rodada de Educação Empreendedora
Quando? 18 de maio (quarta-feira)
Onde? São Paulo – Hotel Unique
Mais informações

  • Prêmio Educação Empreendedora          

O Prêmio acontece desde 2010 e busca mapear, disseminar e reconhecer as melhores práticas de educação empreendedora nas Instituições de Ensino Superior, que sejam inovadoras e tenham potencial de transformar o ecossistema empreendedor universitário.

Além de compartilhar suas histórias e inspirar outras pessoas, os participantes ainda concorrem à uma bolsa para participar do Simpósio de Educação Empreendedora em Babson!

Inscrições até 27 de abril.

Mais informações

  • Webinars – Transformando o Ensino de Empreendedorismo

Às vezes, tudo o que precisamos é de uma boa troca de ideias, não é mesmo? Foi por isso que o Bate Papo Online sobre Educação Empreendedora foi criado. Os conteúdos das conversas vão auxiliar na inserção e desenvolvimento do trabalho sobre empreendedorismo, em Instituições de Ensino Superior.

No final, cada bate papo é uma etapa que complementa um conteúdo maior, como episódios de uma série. Os webinars se baseiam na experiência de quem está começando agora, além de explorar outros temas, para ajudar os usuários a entenderem os primeiros passos e a sequência do que devem fazer e trabalhar.

De forma bem didática e transparente, os assuntos abordados vão ajudando esses “desbravadores” a superarem seus obstáculos e a criarem grandes cases.

O objetivo aqui é que a audiência se sinta mais segura e com maior clareza do que devem fazer para trabalhar o empreendedorismo nas IES, desde os primeiros passos de inserção institucional, com os professores e alunos, até o início do trabalho do empreendedorismo em disciplinas e fora da sala de aula.

Webinar I Introdutório

Webinar II – Primeiros Passos

Próxima edição: 18/maio – mais informações em breve.

  • Boas Práticas de Educação Empreendedora

Nessa ação, serão divulgadas boas práticas de educação empreendedora, de uma forma didática.

O conteúdo será parecido com um manual e esclarecerá o passo a passo das ideias que podem ser replicadas pelas instituições de ensino. Serão, ao todo, 4 boas práticas sobre educação empreendedora, em 2016, sendo  2 em formato texto e 2 em vídeo. Em 2017, teremos mais 4 divulgações.

  • Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras

Em sua quarta edição, a pesquisa, realizada pela Endeavor e o SEBRAE, visa mapear como o ambiente empreendedor das universidades brasileiras estimula seus alunos, profissionais e comunidade a serem mais empreendedores. A nova edição do estudo será lançada no 2º semestre deste ano.

Acesse a edição de 2014.

Mais informações sobre a edição 2016 em breve.

Leia também:

São Paulo, como vai seu empreendedorismo social?

Webinar: Transformando o Ensino de Empreendedorismo

Correalização:

Logo-Sebrae-SITE

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Thiago Diniz - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Incrível! Parcerias como essas que fazem o empreendedorismo ir para frente!Criar um ecossistema de educação empreendedora é fundamental para criar uma sociedade mais engajada e consciente!Eu mesmo, tinha esse sonho de criar uma plataforma empreendedora, onde estou participando do Projeto Iniciativa Jovem Shell, com a minha plataforma voltada a área de Educação. Como faço para participar! Forte abs

  2. Edison de Lima - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Ótima matéria e iniciativa da Endeavor/Sebrae, em outros países a educação empreendedora já é uma realidade. É certo que a crise acaba estimulando pessoas com perfil empreendedor a colocar seus talentos para fora, mas ter a educação e material para apoiar e incentivar é atuar na base criando um ambiente propício para o desenvolvimento profissional.
    Parabéns!
    http://www.nonnanunziata.com.br/

Parceiros
Criação e desenvolvimento: