facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

MMN: conheça a estratégia de vendas que movimenta bilhões de dólares todo ano

LoadingFavorito

Sucesso inegável no mercado dos EUA, o MMN, ou Marketing Multinível, ainda dá os primeiros passos aqui no Brasil. Por isso, quanto antes você conhecer e entender essa ferramenta, melhor.

Eis aqui, caro empreendedor, mais uma sigla para a nossa já volumosa e consistente sopa de letrinhas. Mais uma para se juntar às de 5W2H, IPO, KPI, SKU, PDCA, e por aí vai. Mas essa se refere a um modelo comercial – a um “canal de vendas estratégico”, de acordo com este artigo do portal Gestor Atual: o marketing de rede, ou marketing multinível, mais conhecido como MMN.

O que é MMN?

Ainda que você não conheça o termo, certamente conhece exemplos de como ele é praticado. Herbalife, Natura, Amway, Mary Kay… todas essas empresas utilizam o MMN como estratégia de vendas.

Pois, de acordo com este texto do blog MMN Expert, o Marketing Multinível é exatamente isso: uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, na qual a divulgação dos produtos se dá por meio do “boca a boca” realizado por distribuidores independentes.

Em suma, o MMN funciona assim: uma rede de distribuidores de um produto ou um serviço, onde cada distribuidor poderá recrutar novos distribuidores. Ao realizar este trabalho, ele receberá bônus.

É importante observar que se trata de uma decisão estratégica, já que este capital poderia ser utilizado em milionárias campanhas publicitárias tradicionais. E, além de indicar e vender os produtos, os distribuidores poderão sugerir outros distribuidores. Desta forma, constrói-se uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos praticamente ilimitados.

Por que tem esse nome?

Porque o MMN permite que que uma empresa pague comissões em vários níveis de distribuição – ao contrário do “mononível”, ou o tradicional, em que o distribuidor só recebe no valor da revenda dos produtos.

No caso do MMN, o “marketing” implica o trabalho de venda de um produto ou serviço a ser realizado pelo distribuidor que entra no negócio; e o “multinível” é a forma como este distribuidor será remunerado.

Um exemplo prático de como a coisa funciona (ainda de acordo com o texto do MMN Expert): imagine que você se interesse em ingressar no MMN de uma empresa. Então, ao se cadastrar, você se encarregará de construir uma organização através de seu trabalho de marketing. E o movimento de produtos realizado por meio dessa organização hierarquizada em vários níveis é o que vai gerar os bônus que você receberá da empresa. Ou seja, as pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível, e assim por diante.

Por que é tão importante conhecer o MMN?

Porque se trata de uma poderosíssima estratégia de vendas para muitas empresas. Para você ter uma ideia, o MMN já responde por 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de vendas diretas nos Estados Unidos (os dados são do DSA – Direct Selling Association).

No Brasil, embora a prática ainda não seja tão difundida, o crescimento do setor é notável: de acordo com o último levantamento realizado pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o MMN vem crescendo a uma média de 18% ao ano.

Aqui vão alguns outros dados que indicam a relevância do MMN no mercado atual:

• De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de MMN;

• Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares; e

• Nos Estados Unidos, gigantes como Coca-cola, Colgate Palmolive, Citibank e outras, ou têm suas próprias divisões de Marketing Multinível, ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos com características pertinentes a esse sistema de vendas.

MMN é o mesmo que pirâmide financeira?

Não; na verdade, as duas práticas se aproximam somente pela promessa de retornos rápidos e volumosos. Porém, a pirâmide financeira é um esquema ilegal que redistribui uma determinada quantia de dinheiro – e geralmente o redistribui de um grande grupo de pessoas a um grupo menor.

Geralmente não há produto ou serviço envolvido: o esquema só funciona quando há novos investidores. Pois, em uma pirâmide, deve-se pagar para entrar no negócio, e é o dinheiro dessas pessoas que nele ingressam que remunera as que já estão lá.

E quando não há novos investidores, não se pode cobrir os retornos, e a atividade entra em colapso. O caso mais famoso é o do americano Bernard Madoff, que tinha uma corretora que pagava juros a clientes antigos com dinheiro de clientes mais novos.

Ora, isso é diferente do conceito de MMN. No segundo caso, existe um produto real, que sustenta o negócio. O sistema de marketing multinível é apenas uma das formas de remunerar os revendedores, já que eles ganham não somente em função do que vendem, mas da captação de novos vendedores formando uma rede.

E no Brasil?

Aqui, a ABEVD é o órgão responsável por sugerir as boas práticas ao setor. E adotou, como referência, o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA).

Embora se considere que o país ainda está dando os passos iniciais na questão do MMN, já é possível perceber um crescimento exponencial do setor. Em 2013, dos 166 bilhões de dólares movimentados em todo o mundo com vendas diretas, o país respondeu por 38,8 bilhões, ficando em quarto lugar do ranking, de acordo com a ABEVD.

A prova de que este crescimento continuará é que, além da atuação das gigantes do setor, como Natura, Herbalife, Mary Kay e Amway, outras empresas estão entrando no mercado com significativo êxito, como a marca de cosméticos Jequiti.

Ao olharmos para a Natura, por exemplo, conseguimos entender porque a prática vem ganhando tantos adeptos no Brasil. Ao trabalhar por meio do MMN, a empresa se tornou líder em vendas diretas no país, com 63 milhões de consumidores. Porque se trata de um modelo sólido, em que mais distribuidores implicam mais produtos vendidos – e receita que garante os bônus para novas indicações. É ou não é um negócio promissor?

Onde posso me informar mais?

Esta página de tópicos da Exame traz notícias atualizadas sobre o setor de MMN.

E esta matéria, também da Exame, diferencia o MMN da pirâmide de vendas.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

45 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Daniel Gomes - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    trabalho com MMN, pela conceituada empresa Oceanic há 4 meses e realmente o crescimento será gigantesco neste mercado.
    Caso queira conhecer, reis.oceanic@gmail.com
    Não apenas faça algo. Permaneça firme!

  2. CARLOS DIEGO DIAS - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Olá, ótima notícia.
    Trabalho com a HINODE, empresa que mais cresce no Brasil quando falamos de MMN.

    Quer mais informações:

    vo.hinode.com.br/02194303 entre e pré cadastre no endereço.

  3. Go Diamond - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Trabalho com a Polishop e tenho tido bons resultados.
    Caso queira conhecer, escreva-me: gommnbr@gmail.com

  4. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    PESSOAL NÃO SE ILUDAM COM EMPRESAS QUE NÃO TEM PRODUTOS PARA CONSUMO OU VENDA . SEM PRODUTOS , SEM SUSTENTABILIDADE. O QUE GARANTE OS BONUS SÃO A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS OU CONSUMO . MUITO CUIDADO PARA DEPOIS NÃO CHORAR. QUEM PRECISAR DE APOIO E INFORMAÇÕES PODE ME PROCURAR.
    WHATS 41-97278733

  5. Carolina Ribeiro de Oliveira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns pelo artigo! Tenho uma empresa familiar, com custo fixo e riscos altíssimos, encontramos um jeito de empreender que nos deixou motivados.
    Com persistência, presenciando este mercado que não enriquece só o dono da empresa, estamos enxergando que o futuro é distribuir o lucro. Prometer fortunas em pouco tempo é ilegal, não existe dinheiro fácil com seriedade. Entre em contato 65.999394832

  6. mario henrique gurita santos - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Quer empreender com a empresa de maior crescimento em vendas direta, no ramo de cosméticos onde o Brasil e o país mais consumidor dele, escolha a melhor ou pesquise sobre a melhor, entre em contato Whats:449865-5287.

  7. Deniosimoes Simoes - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    https://vo.hinode.com.br/cadastro/vo-cadastro.asp?id_patro=00990592&cad=rja. A oportunidade Hinode é sistema em MMN de distribuição de renda inteligente proporcionado formas de ganhos para você ser bem sucedido Você descobrirá um projeto que permite desenvolver o seu próprio negócio de forma fácil e rentavel. Mas Não é dinheiro Facil e sim trabalhado…

  8. 0 curtidas
     
    Curtir

    PESSOAL. APROVEITE QUE ESTÁ AI SENTADO EM FRENTE AO COMPUTADOR, REUNA SEUS AMIGOS E CADASTRE-SE – NÃO TEMOS ACESSO A NADA ENTRE VC E SEU AMIGO, ELE DEPOSITARA $$$ DIRETO NA SUA CONTA
    Chegou o Renda Amiga, É um sistema de Ajuda Mútua que funciona de Verdade, é só divulgar para seus amigos, faça um grupo entre voces e veja como é legal.
    veja aqui http://rendaamiga.com/werlenleao

  9. Carlos Vota - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Akmos ( prof.carlosvota@gmail.com ) id.46018
    A oportunidade Akmos é sistema em MMN de distribuição de renda inteligente proporcionado formas de ganhos para você ser bem sucedido Você descobrirá um projeto que permite desenvolver o seu próprio negócio de forma fácil e rentável.Ao iniciar, contará com a parceria empreendedora Akmos e com todo apoio e estrutura necessária para o crescimento.

    J

  10. Jean Otto van Horen - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Quer Empreender em MMN ???
    A FRANQUIA de MMN mais barata do Brasil !! Não perca dinheiro tentando projetos dispendiosos
    Veja o vídeo e comece já a ganhar dinheiro…
    NÃO É PEGADINHA !!!
    http://www.ameicosmeticos.com.br/jeanperfumado

  11. Gustavo Henrique Ribeiro de Oliveira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Grandes empreendedores!
    A POLISHOP, a mais nova MMN no Brasil, está crescendo a cada dia e será uma das maiores do país! Com variedade de produtos com mais de 1200, sendo de cosméticos até eletrodomésticos e INCRÍVEIS BÔNUS para seus empreendedores!
    A Polishop dá viagens todos os anos para seus empreendedores em qualquer PATENTE!
    Maiores informações, gustavo_hro@hotmail.com / 69992311868 whats

  12. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    ESCOLHA UMA EMPRESA QUE TENHA PRODUTOS QUE SEJA DE USO DIÁRIO. DEIXO AQUI A DICA DE UMA QUE É NÚMERO UM (1) NO MUNDO DO MMN. ISSO À NÍVEL MUNDIAL, POR TER PRODUTOS QUE VÃO AO ENCONTRO DAS MAIORES NECESSIDADES DO SER HUMANO NOS DIAS DE HOJE: SAÚDE E ANTI ENVELHECIMENTO, E REJUVENESCIMENTO. HOJE ELA JÁ ESTÁ EM 120 PAÍSES E AGORA NO BRASIL . WHATS 41-97278733 http://www.laerciom.jeunesseglobal.com

  13. Jean Otto van Horen - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    EMPREENDEDORES…
    Se você gostou do que leu neste artigo sobre MMN eu lhe convido para conhecer o maior empreendimento neste segmento de Marqueting Multi Nivel da atualidade.
    Entre em contato comigo pelo e-mail drjeandentista@gmail.com
    Sou dentista e também empresário no segmento de MMN
    Abraços e SUCE$$O !!!

  14. 0 curtidas
     
    Curtir

    MMN – Conheça essa maravilhosa forma de trabalho!
    Para você que é dinâmico, gosta de aprender e se desenvolver e quer algo novo em sua vida!
    Saiba mais em: http://www.negociohinode.com

  15. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Á CADA DIA QUE PASSA MAIS ME ASSOMBRO COM O PODER DESSE MERCADO , QUE É O MULTI NÍVEL. ALGO SIMPLES DE SE FAZER COM UM POTENCIAL TÃO GRANDE DE RETORNO FINANCEIRO . VOCÊ QUE NÃO CONSEGUIU TERMINAR SEUS ESTUDOS , COM MULTI NÍVEL VOCÊ PODE GANHAR IGUAL OU MAIS QUE UM MÉDICO OU UM ENGENHEIRO. TANTO É QUE ATÉ ELES ESTÃO ADERINDO AO MMN. ME CHAME NO WHATS
    41 – 97278733 , QUE TE AJUDO A INICIAR .

  16. Alex Sander Higueira Peres Vieira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Sou distribuidor da Internet das coisas por Marketing Multinivel
    Produto revolucionário segundo a Cisco é 10x mais impactante que a própria Internet
    Sou da cidade de Campinas SP
    Mas estamos já em 50 países
    Treinamento,acompanhamento e resultados
    WhatsApp
    19 999346896

  17. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Para quem não quer ser enganado por empresas de pirâmide financeira que tentam passar por multi nível, e levar seu dinheiro , me coloco á disposição para quem precisar de ajuda para ingressar nesse mercado e te ajudar a avaliar a empresa que você está pretendendo se cadastrar.
    Também trabalho com uma e posso indicar caso queira.
    meu Watts 41- 97278733
    LEIAM o livro : O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI .

  18. Geraldo Borges da Silva - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Gostei vou continuar estudando obrigado…

    1. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Olá Geraldo , vi que você gostou do conteúdo aqui exposto, quero me colocar a sua disposição para te ajudar, caso te interesse, a ingressar no marketing multi nível. Pois eu já fui enganado por duas empresas que garantem ganhos fáceis e depois é só desilusão. Hoje eu trabalho com uma empresa que indico para todos meus amigos . Deixo aqui meu Watts 41- 97278733. Seja da minha equipe ou não euajudo

  19. NEIDE SILVA - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    De fato o MMN, será o grande responsável pela vida financeira de muitos brasileiros, principalmente no ano de 2016, onde o país vive uma das maiores crises de desemprego.
    Basta cada pessoa interessada em empreender, buscar uma empresa seria, comprometida com o negocio.Sugiro a gigante Polishop, que entrou neste mercado em 2011 e não fala em crise.
    http://www.sistemawinner.com.br/nfoco

  20. jepa club - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Grande empresa de MMN!

    Seja um dos líderes!

    Cadastre-se:

    https://www.titaneducacao.com.br/patrocinador/bsb

  21. JOSÉ RAMOS - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Empenho e dedicação são premissas fundamentais para quem deseja empreender no MMN, mas sem estudos sobre o setor não é possível se destacar.
    Antes de empreender, conheça o mercado e avalie se você possui o perfil para vendas.
    Empresa ao qual associe tem Endeavor como parceira isso traz credibilidade enorme e facilita as vendas diretas e adesão de novos empreendedores. MMN e EaD setores alta.

  22. Daniel da Silva - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Estou tentando há anos Ganhar Dinheiro com MMN, será que vou conseguir com Meu site: http://fazerdinheiroonline.net.br .
    Bom, o negócio é não Desistir !!

    Obrigado !

  23. 1 curtidas
     
    Curtir

  24. 1 curtidas
     
    Curtir

    Realmente MMN sem produtos e vendas diretas, não tem como gerar faturamento, MMN sem isso é pirâmide financeira maquiada. Eu por exemplo trabalho com a Evomel, tem empresa, produtos e plano de negócio que são os 3 pilares necessários para MMN. Maiores informações (11) 99443-0956 whatsapp

  25. Roberto Rodrigues - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    MMN. MAQUINA DE REALIZAÇÃO DE SONHOS. EMPRESA SÉRIA COM 20 ANOS DE EXISTÊNCIA E 2 NO MMN COM O CORPO DIRETOR ALTAMENTE COMPROMETIDO E COM PRODUTOS MARAVILHOSOS, SIMPLESMENTE A MELHOR EMPRESA DE M.M.N DO BRASIL , PRODUTOS PARA CONSUMO OU VENDA. ÓTIMA ACEITAÇÃO E RECOMPRA GARANTIDA, SUSTENTABILIDADE FORTE E BÔNUS FANTÁSTICOS. i9LIFE INOVANDO VIDAS. ROBERTO (11)993837012/(11)940259363

  26. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    DEPOIS DE MUITO PROCURAR , ENCONTREI UMA EMPRESA , ONDE EU NÃO PRECISO ESTAR VENDENDO PARA ME MANTER ATIVO, NEM FAZER ESTOQUES DE PRODUTOS . HOJE TRABALHO COM MMN EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS. HOJE GANHO DINHEIRO PARA COMER ARROZ E FEIJÃO E CONVIDANDO OUTROS PRA FAZER O MESMO. $92.000,00 TE AJUDARIA? ESSE É MEU OBJETIVO NESSA EMPRESA. INFORMAÇÕES E APOIO PELO WHATS 41-97278733..NÃO FIQUE FORA DESSA

  27. Adriano Nunes - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    SCI Sistema de Consumo Inteligente, A Empresa que Divide mais de 70% dos Lucros Com Seus Consumidores!Você Come ARROZ e FEIJÃO?Faça Parte da
    SCI Sistema de Consumo Inteligente
    muito interessante OS GANHOS ,produtos excelente qualidade e da para ganhar uma excelente renda extra de R$ 4 Mil/Mês!
    Cadastro SCI Indique o Código 1092633

  28. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    UMA NOVA REALIDADE NO MERCADO NACIONAL SE NÃO MELHOR DIZER MUNDIAL. HOJE É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO SÓ POR COMER ARROZ E FEIJÃO. É ISSO MESMO , UM NOVO PROJETO VISIONÁRIO COLOCOU ISSO EM NOSSAS MÃOS , BASTA SE CADASTRAR E FAZER UM CONSUMO DE UMA CESTA BÁSICA POR MÊS NO VALOR DE $185,00. INDIQUE PARA MAIS 3 AMIGOS E DUPLIQUE ISSO E NO 5ºNIVEL TERÁ $4467,00.
    http://WWW.SCIPIRACICABA.COM.BR , ID 1088485

  29. 1 curtidas
     
    Curtir

    A matéria é legal, mas no final tem informação equivocada. A Natura não tem o modelo MMN adotado, ela é multicanal atuando no Mononível e agora no varejo com sua primeira loja no shopping Morumbi. O caso de sucesso no mercado de cosméticos e bem estar é a HINODE, a empresa BRASILEIRA de vendas diretas e marketing multinível mais procurada do nosso país (www.hinode.com.br).
    Waldiney:91983506892-Wha

  30. Juliana Costa - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Existm diversas empresas de MMN no mercado, é importante selecionar uma empresa sólida e séria, e que mais tem a ver com você. Também é fundamental trabalhar em 1 empresa somente por vez, para ter foco e obter resultados significativos. Até hoje, realizei testes com 2 empresas, Polishop e Mary Kay. Com a segunda, Obtive retorno financeiro no primeiro mês, e continuo bem animada com os resultados!

  31. Godofredo Guerra - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Com o MMN é possível construir renda residual crescente, que nos traz independência financeira com qualidade de vida. Mas trata-se de um negócio como outro qualquer. É importante se dedicar ao máximo, persistir e, principalmente, escolher bem a empresa e o seu upline.

    A quem se interessar: http://www.polishow.net.br

  32. 1 curtidas
     
    Curtir

    Hoje estou na Zigmoney, que não trabalha com venda direta, mas com investimento no mercado FOREX.
    O retorno é em curto prazo e trabalhando a rede, dá pra fazer uma renda extra pra curtir no final de semana.
    Se alguém quiser conhecer o projeto, só chamar no whatsapp: 71 99152 4903

  33. Ronaldo Santos Silva - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Hello! My name is Ronald, live in Brazil , I came to this country , to develop a Network , we are in need of entrepreneurs and leaders.
    + 55 6184474183

  34. LAERCIO M. GONÇALVES - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Excelente artigo. E para quem está á procura de uma empresa séria para trabalhar com multi nível , deixo a dica da qual eu trabalho, no ramo de cosméticos, perfumes, nutracêuticos .
    cadastre-se
    http://cadastro.boulevardmonde.com.br/laerciomg
    watts 41 – 97278733
    Vc receberá apoio para desenvolver seu trabalho,

  35. Fazer Money - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    * Um Produto Consumido por 24milhões de Brasileiros Todos os Meses …
    * 10 Formas de Ganhos, dos quais 3deles não Requerem Venda e/ou Indicação, e 4 deles são Inéditos … Nunca Foram Vistos no MMN.
    * Distribuindo de Interessados que Vem da Internet na Rede de Pessoas Comuns, de Forma a “Fabricar” Novos Líderes de MMN.
    NÃO FIQUE DE FORA = https://youtu.be/GOuhBEx6SPs

  36. Ícaro Carlos Trindade - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    1 – A ABEVD não é um órgão regulamentador.
    2 – Natura e Jequiti não utilizam o sistema de Marketing Multinível. São empresas de Vendas Diretas.
    3 – O sistema de Marketing Multinível se mostra insustentável, até que se prove o contrário, MATEMATICAMENTE.
    4 – No próprio link da EXAME disponível no artigo, se pode ver que a Herbalife está com problemas na justiça.

    Será um bom sistema, mesmo?

    1. Fazer Money - says:

      1 curtidas
       
      Curtir

      1 – A ABEVD elenca empresas sérias.
      2 – Correto.
      3 – MMN é Sustentável, dependendo da Matemática e das Travas (Regras de Negócio, Consumo e Vendas Externas ao MMN).
      4 – Toda empresa com projeção nacional tem problema na Justiça. Até a Justiça tem problemas na Justiça.

      NÃO FIQUE DE FORA = https://youtu.be/GOuhBEx6SPs

  37. 1 curtidas
     
    Curtir

    Ótima matéria. Esse mercado é tão promissor que a gigante Polishop abriu em 2011 mais um canal de vendas com enfoque em MMN. Empresa 100% brasileira, a maior multicanal do mundo, presente em mais de 50 países inova mais uma vez. Para mais informações sobre o canal Polishop com Você, acesse: http://sistemawinner.com.br/ELISMARTINS

  38. KELLY RODRIGUES CASADEI - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    A matéria é bacana mas no final tem informação equivocada. A Natura não tem o modelo MMN adotado. Ela é multicanal atuando no Mononível e agora no varejo com sua primeira loja no shopping Morumbi. O case de sucesso no mercado de cosméticos e bem estar é a HINODE, a maior empresa BRASILEIRA de vendas diretas multinível do nosso país (www.rhinode.com.br).

    1. 0 curtidas
       
      Curtir

      Verdade, irmão. Te copiei.

  39. 4 curtidas
     
    Curtir

    Primeiro que a ABEVD não REGULAMENTA o setor, ela é apenas uma associação como a ABF ou outra equivalente, e como tal sugere boas práticas para as empresas. Aliás, o MMN não possui regulamentação no Brasil, isso tem sido discutido na câmara mas até o momento nada concreto foi feito.
    Itaú, TAM e BB no MMN? % de contribuição do MMN ao PIB americano e japonês? Qual a fonte destas informações?

    1. Endeavor - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Oi Fabiano, obrigada pelo feedback sobre o conteúdo! Vamos encaminhar para o nosso time revisar as informações e deixar o artigo ainda mais completo. Abraços!

  40. Carol Martins - says:

    5 curtidas
     
    Curtir

    Parabens! Apos abrir duas empresas fazendo investimentos altos e assumindo riscos elevados, encontrei o jeito perfeito de empreender. O interessante dessas empresas de Mmn é que servem como verdadeiras e práticas escolas de negócios para quem se empenha em seguir o plano de trabalho. Estou me profissionalizando nessa profissão seguindo dicas dos magnatas Eric Worre, Robert Kyopsaki e Donald Trump.

  41. Romulo Silva - says:

    6 curtidas
     
    Curtir

    Excelente Conteúdo que só fortalece o desenvolvimento profissional do setor no Brasil, Após ter estudado sobre o setor conclui que seria uma excelente oportunidade para empreender com baixo custo de investimento, e baixo risco, decidi trabalhar nesse setor e me associei a uma empresa Pioneira que uniu os dois setores que movimentam Bilhões, o da Moda e do MMN, Estou altamente motivado.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: