Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Missão corporativa: 4 conselhos para traduzir a essência da sua empresa

LoadingFavorito

Uma missão clara e bem definida é indispensável para qualquer identidade corporativa. É por meio da missão que sua empresa diz quem é e a que veio

Já dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

Pois é. Se você, empreendedor, sempre achou que missão fosse apenas uma frase vaga, subjetiva, geralmente formada por clichês e estampada na parede da recepção das empresas, elaboramos este artigo para te ajudar a rever conceitos.

A missão é, sim, uma frase corporativa; mas é uma das frases corporativas mais importantes que existem, ao lado da visão e dos valores.

A missão é a essência da sua empresa traduzida em palavras.

É por meio da missão que você diz a que vem, que você manifesta aquilo que decide oferecer ao mercado a partir das oportunidades que identificou e das competências que acredita possuir.

Palavra de especialista

Segundo o consultor Daniel Castello, a missão é o primeiro elemento da Identidade Corporativa. É um ponto fulcral do seu planejamento estratégico, que deve ser tratado com o máximo de prioridade por cristalizar, em uma sentença, o direcionamento da empresa perante colaboradores e clientes.

Em outras palavras: imagine que sua empresa é uma candidata participando de uma dinâmica de grupo para uma entrevista de emprego. Em dado momento, o entrevistador pede para os participantes descreverem, brevemente, o que fazem e de que forma pretendem conquistar a vaga (o mercado): a missão seria precisamente a resposta dada neste momento.

Leia mais: [eBook] Como construir a identidade da sua empresa

Como formular uma missão poderosa?

Comece por fazer a si mesmo as perguntas básicas:

  • O que minha empresa vai fazer?
  • Para quem vai fazer?
  • Para quê vai fazer?
  • Como vai fazer?
  • Onde vai fazer?
  • Qual responsabilidade social deve ter?

Obter as respostas para estas perguntas já será um ótimo começo. Olhando bem, talvez você consiga até aplicar, neste momento, a ferramenta 5W2H de que falamos aqui.

A propósito deste processo, Daniel Castello contribui com orientações bastante relevantes. Ele afirma que a elaboração de uma missão deve levar em conta:

1 – uma oferta poderosa entregue com eficácia e rentabilidade: o consultor cita, como exemplo, a do iPod, assim formulada: “1000 músicas no seu bolso”. Ou seja, você deve encontrar ofertas que façam sentido no contexto em que opera. E para saber se uma oferta é poderosa, Steve Jobs, por exemplo, dizia confiar na própria intuição. Mas perguntar para os clientes também pode ser uma ótima.

2 –ancorada em competências superiores: segundo Castello, a entrega desta oferta deve ocorrer a partir de um diferencial que você tenha em relação à média do mercado; do contrário, dificilmente terá um preço competitivo, e muito menos premium.

3 – que tenham um alto valor para um número suficiente de clientes: sim, pois não faz sentido investir tempo e recursos no desenvolvimento de um produto ou de um serviço para o qual não exista mercado. Mas isso não implica desconsiderar ofertas inovadoras, inusitadas; elabore-as e teste. Caso não agradem, Castello recomenda guardar na gaveta – ou comunicá-las de outra forma.

4 – que sua empresa consiga aprender mais rápido: de acordo com Daniel Castello, quando você opera a partir de suas competências superiores, inova com mais naturalidade e aprende com menos esforço. É muito provável que, atuando assim, você já esteja na frente, e que seja a referência no mercado.

Já defini as ofertas e as competências da minha empresa. E agora?

Uma vez estabelecidas estas questões, você verá que escrever a missão de sua empresa ocorrerá naturalmente. Mas seja exigente e criterioso: não se chega à formulação ideal sem uma boa dose de síntese, de criatividade. Elabore algumas opções diferentes – três é um bom número –, variando as sentenças, e teste-as entre colaboradores e amigos para descobrir qual é a mais bacana.

Caso você não tenha muita familiaridade com redação, esta é a hora de chamar aquele seu amigo consultor para dar uma opinião. E, se optar por elaborar sozinho, não deixe de revisar a formulação que você achar ideal: uma missão com erros de português pode ser catastrófica.

Ao longo deste processo, o importante é jamais perder de vista que a missão deve expressar a razão de sua empresa existir. E, se a empresa é sua, a frase deve ter algo a ver com o seu perfil, o seu jeito.

Encontrei a missão ideal! Mas ela tem que ser sempre assim?

De modo algum, ela pode ser alterada com o tempo. Aliás, é muito difícil encontrar uma empresa que mantenha sua missão intacta por anos a fio. Assim como as pessoas e o mercado mudam constantemente, a missão da sua empresa pode e deve acompanhar estas transformações.

Só tome cuidado para não alterá-la com muita frequência, porque isso poderia confundir colaboradores e clientes.

Existe alguma ferramenta que possa me ajudar?

Claro. No portal do Movimento Empreenda, você pode baixar uma ferramenta que auxilia na definição da missão, da visão e dos valores da sua empresa. Desenvolvida pelo professor Marcelo Nakagawa, do Insper, ela traz algumas perguntas essenciais para estas definições; e depois, propõe um teste para você avaliar se foram bem formuladas.

Clique aqui para conhecer e baixar a ferramenta

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: