facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Missão, Visão e Valores: ferramenta gratuita para definir a identidade do seu negócio

LoadingFavorito
Missão, visão e valores

O trio Missão, Visão e Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.

Antes de colocar o barco na água e lançar o seu negócio, é preciso criar algumas diretrizes que garantem que estão todos navegando para a mesma direção. É assim que você define, desde o começo, qual é o jeito de pensar, ser e trabalhar da sua empresa, antecipando problemas, estabelecendo limites e minimizando os conflitos entre as pessoas que vão colocar sua empresa de pé.

Missão, visão e valores -CTA do Porta - 740x120 copiar 3

A ferramenta Missão, Visão e Valores:

  • Serve para definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
  • É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

Faça o download clicando aqui

Pode parecer difícil colocar no papel todas as intenções, planos e sonhos que você, como empreendedor, tem na cabeça. Mas, para diferenciar o que cada um dos três itens acima significa, é importante entender:

Missão

O que fazemos e o que não fazemos juntos

Normalmente, ela é bastante inspiradora, mas, na prática, a missão descreve a nossa razão de existir. E o mais importante: ela pode mudar sim com o tempo, se ajustando à realidade.

Bons exemplos de Missão:

Walmart – Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!

Harley Davidson - Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.

Mary Kay - Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.

Microsoft - Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial!

Valores

Não são escritos para o mercado, são feitos para o time.

Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro, a sua lei. Você tem uma missão que te faz existir e uma visão de onde quer chegar, mas isso nunca pode ser às custas dos seus valores.

Visão

Se Missão é o que eu faço, Valores é quem eu sou, a Visão é o que eu quero atingir.

Em essência, a visão é o destino final. E a frase que sintetiza a visão é o desenho de uma paisagem futura, considerando que você atingiu seu objetivo e chegou ao seu destino. Costuma ser um alvo em movimento, mas para funcionar, é preciso ser enxergada com foco. Dos três, a Visão é a que mais pode mudar com o tempo porque, assim que você alcançou o que pretendia, muda novamente para um alvo que está logo à frente, sem nunca parar de avançar.

Mas, como Missão, Visão e Valores se traduzem em estratégia?

No eBook Como construir a identidade da sua empresa, Daniel Castello, mentor Endeavor, explica quais são os elementos que transformam essas definições em realidade. São eles:

Processo de pessoas: ele define se a pessoa certa está no lugar certo, se tem os Valores necessários para se manter em sintonia na organização, além de medir seu desempenho a cada momento, e sua capacidade de crescer com a organização. Implica tomar decisões quanto a quem deve ganhar mais do que quem e em definir como se ligam metas e remuneração. São práticas e rituais de RH, que vão sendo construídas à medida que a empresa cresce e vão moldando a cultura organizacional.

Processo da estratégia: é ele que define as perguntas que importam e o modo como construímos as respostas. Implica em avaliar o mercado, colher informações da concorrência, definir os objetivos inspirados na Visão e desdobrá-los em metas. Assim, conectamos as pessoas aos objetivos do negócio.

Processo de operações: esse é o dia a dia da sua empresa. É como a estratégia vira ação, os indicadores são acompanhados no dia a dia, os erros viram aprendizados e a missão se concretiza no plano tático.

Para se aprofundar, veja também:

Livro de Cultura para Pequenos Negócios | Escreva o seu

eBook Branding: qual a alma da sua empresa?

Missão, visão e valores -CTA do Porta - 740x120 copiar 3

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Criação e desenvolvimento: