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Mentoring: para você chegar lá com quem conhece o caminho

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Uma relação de mentoring pode ser determinante não apenas para o sucesso dos seus negócios, mas para o seu cescimento pessoal. Veja aqui o porquê.

Talvez você já tenha lido, em livros lá do começo do século XX, sobre crianças (geralmente abastadas) que recebiam instrução de figuras muito comuns na época: os “preceptores”. Que eram pessoas costumeiramente eruditas e experientes, que acompanhavam os pequenos em casa, ao longo de seus dias; e que, embora ensinassem, eram muito mais do que simples professores, por também se responsabilizarem por outras áreas da formação intelectual da criançada, como a moral, às vezes a religião etc. De modo que a eles era entregue a importantíssima tarefa de preparar essas crianças para a vida adulta. Algo semelhante – em outro contexto e outra época, claro – às relações de mentoring, de que falaremos aqui.

Mas o que é mentoring?

Se você acompanha o trabalho da Endeavor, sabe que ele se baseia muito na conexão entre empreendedores mais jovens e os mais experientes. Ou seja, baseia-se muito no mentoring. Afinal, um de nossos principais objetivos é transpor o conhecimento de forma geral, transmiti-lo para que você, empreendedor, consiga se desenvolver e melhorar os seus negócios.

E esta é uma boa definição de mentoring: um processo de transposição de conhecimento realizado com a ajuda de um mentor, aquele responsável suporte e encorajamento para que você gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que puder vir a ser.

Assim, de forma um tanto simplificada, o mentoring é uma ferramenta de aprimoramento profissional (e pessoal) que consiste em alguém mais experiente ajudando uma pessoa que não tenha tanta experiência.

E a ideia é que, por meio do mentoring, espelhando-se em alguém para vislumbrar seu próprio crescimento, você consiga se aprimorar e encontrar um propósito para sua vida e negócios.

Por que o mentoring pode ser tão importante para mim?

Porque, assumindo que um mentor é um guru – em sânscrito, um “professor”, aquele que dissipa a escuridão –, por meio do mentoring você conseguirá se orientar melhor em cada momento de seu empreendimento. O mentor será alguém que muito provavelmente já passou por desafios semelhantes aos que você está enfrentando e vai enfrentar, e que por isso pode transmitir o conhecimento que vai fazer a diferença para superá-los.

Neste artigo, Rhett Morris, diretor da Endeavor Insight, defende que o mentoring é a arma secreta das startups de sucesso. Essa conclusão surgiu de um estudo realizado com milhares de empresas do setor de tecnologia em Nova Iorque, para se compreender porque algumas dessas organizações foram tão bem sucedidas.

Então, os analistas perceberam que muitos dos empreendedores liderando essas startups tinham fortes vínculos com empreendedores de outras companhias de sucesso. Uma relação que configurava mentoring, sem dúvida.

Morris afirma que relacionamentos como esses são muito poderosos. Afinal, constatou-se que 33% dos gestores orientados por empreendedores de sucesso tornaram-se, por si próprios, empreendedores de alto desempenho. Ou três vezes mais do que o índice apresentado por outros empreendedores em NY.

O que devo procurar em um mentoring?

De acordo com Rhett Morris, há três questões que são o alicerce de qualquer processo de mentoring que possa ser considerado de sucesso:

_1: A qualidade do mentor é importante. Sim, pois não basta apenas ter um mentor. Se você quer que sua companhia esteja entre as melhores, você precisa do mentoring de alguém que esteja tarimbado para chegar a esse nível. No estudo apresentado no artigo, Morris aponta que os mentores que já alcançaram sucesso na indústria de tecnologia foram capazes de ajudar novas startups de tecnologia a alcançar um desempenho três vezes melhor do que o de suas concorrentes. Por outro lado, os benefícios gerados por mentores de qualidade mais baixa foram um bocado menores.

_2: Um bom mentoring requer uma relação sustentável e frequente. De acordo com o estudo de Nova Iorque, os mentores e pupilos com alto crescimento encontraram-se três ou mais vezes. Aqui na Endeavor Brasil, percebemos também que um relacionamento consistente e constante é vital. Na verdade, todos os novos empreendedores que se juntam à rede da Endeavor passam a ter um conselho consultivo formado por vários mentores, que se encontram com o empreendedor pelo menos uma vez por trimestre.

_3: Grandes mentores enfocam em questões críticas aos negócios. Morris prega que é importante usar os talentos de seus mentores ao máximo. As relações que foram identificadas entre empreendedores com alto crescimento davam ênfase a discussões sobre os maiores problemas enfrentados pelas empresas dos pupilos. Porém, os melhores mentores são pessoas muito ocupadas: e os empreendedores devem saber usar o tempo e a experiência deles para tirar as melhores lições.

Além disso, este artigo do Unreasonable Institute traz algumas dicas para você aproveitar o mentoring da melhor forma possível:

  • Respeite o tempo do mentor. A melhor forma de fazer isso é estar preparado com perguntas específicas, para que ele possa focar em te dar suporte com elas;
  • Compartilhe também as coisas boas. Mentores gostam de saber que seus mentorados estão botando pra fazer, então não foque apenas nos seus problemas;
  • Fazer um follow up bem detalhado é sua responsabilidade. Depende de você manter o relacionamento sempre ativo e interessante para ambas as partes; e
  • Pergunte como você pode ajudar o seu mentor. Isso indica que você entende que a relação de mentoring não deve ser apenas uma via de mão única.

De modo geral, estas são informações que consideramos importante que você conheça, empreendedor. Trata-se de uma ferramenta fundamental, que você deve utilizar sempre que possível. Esperamos que o conteúdo tenha elucidado suas dúvidas, e que, por meio do mentoring, você consiga crescer mais e mais – tanto profissional quanto pessoalmente.

Onde posso me informar mais?

Neste artigo, o fundador da Anjos do Brasil, Cassio Spina, conta como você pode conseguir mentores para o seu empreendimento.

E neste artigo, Eduardo Bezerra, CEO da Exection, fala sobre as companhias que podem ajudar o empreendedor a desenvolver ideias.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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1 Comentário

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  1. wilson@ioparlo.com.br - says:

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    Matéria esclarecedora e contributiva.

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