Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Endeavor Week | Inovação: a Alavanca para Crescer na Crise

LoadingFavorito

“Cuide das suas ineficiências e plante o futuro. Nunca se sabe quando uma nova crise virá para oportunizar bons movimentos estratégicos” – Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience

Em time que tá ganhando não se mexe? Bom, se você não está planejando seu próximo sucesso, você não está sendo muito inovador. Na Innoscience, empresa onde Maximiliano Carlomagno é sócio, a inovação é tratada como estratégia, não como algo periférico, que se faz quando sobra tempo. Sim, porque ser uma empresa inovadora não quer dizer lançar o produto mais quente do mercado, mas estar sempre buscando formas de cortar custos, aumentar receita ou ganhar produtividade.

Isso pode estar no produto, claro, mas também no processo, na cadeia de fornecimento ou nas outras maneiras da empresa se organizar.

Em poucas palavras, inovação é transformar novas ideias em resultado.

Mas novas ideias para quem? Respondendo a essa pergunta, precisamos definir também o que não é inovação. Se a ideia é nova para a empresa, mas não para o mercado, trata-se de uma adequação – que não deixa de ser importante para não ficar para trás. A “cópia” de novos modelos e tecnologias também pode ser relativizada como inovação. Para ajudar a exemplificar:

A Gol, quando fundada, trouxe um modelo bastante conhecido lá fora: low cost, low service. Naquele momento, no mercado brasileiro, essa era uma prática inexistente. Adequaram o modelo ao mercado local, onde era totalmente novo, e isso tornou a Gol uma empresa altamente inovadora.

Por outro lado, montar uma rede social no Brasil que tem os recursos de “curtir” e “comentar”, por mais que ela ganhe usuários, não constitui uma inovação. Ela estaria competindo com uma empresa global, então aqui não seria nada novo.

Mas quando ouvimos falar de inovação, é sempre por meio de grandes casos, ou empreendedores lendários. Quer dizer que inovação é coisa para gênios?

Mito. Para treinar o espírito inovador e incentivar a prática dentro da empresa, Maximiliano dá algumas dicas sobre o que é mais essencial: “É preciso estar atento à realidade. Nós entramos em processo de piloto automático onde tomamos algumas verdades como definitivas e deixamos de questioná-las – e aí somos surpreendidos por alguém que inova porque questionou aquela verdade que tínhamos como absoluta. Só questionamos quando temos curiosidade, quando estamos atentos, quando testamos a curiosidade e tentamos viver essa realidade. Se acredito que tem determinada oportunidade em um segmento de mercado, preciso fazer uma imersão ali”.

“Não teremos bons insights de dentro da sala de reunião. Os insights estão fora da empresa, no dia a dia com a equipe, com quem está em contato com o cliente”.

Para saber que outras dicas Max tem sobre os perfis do seu time de inovação, a condução dos processos, necessidade de investimento, inovação aberta, entre outros casos, momentos de inspiração e como isso tudo se encaixa na crise, assista à mentoria online completa no vídeo acima.

Veja outras mentorias da Endeavor Week:

Uma Conversa sobre Felicidade e Propósito, com o fundador da Doutores da Alegria

Como Usar sua Essência para Fazer a Diferença, com Marcelo Tas

CTA (1)

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Cristiane dos Santos Marcelino Jorge - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Conteúdo maravilhoso!! Muito bom!!

Parceiros
Criação e desenvolvimento: