facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Endeavor Week | Mentoria Online Felicidade e Propósito

LoadingFavorito

“Empreender é assumir o risco de sair na chuva para se molhar e se encantar com isso”.  Assista à Mentoria Online com Alexandre Teixeira e Wellington Nogueira.

Quando Wellington Nogueira começou a atuar em hospitais como palhaço, estava com Michael Christensen, fundador do Clown Care Unit, em Nova York. Juntos, os dois vivenciaram a reversão de um quadro de total tristeza e apreensão para um de alegria plena. Tanto a criança quanto a família estavam gargalhando, mesmo em uma situação de extrema dificuldade. Wellington saiu do quarto e falou para Michael: “Não acredito, isso é muito legal!”. Ele respondeu: “Isso é trabalho. Assim que trabalho deve ser”.

Doutores da Alegria existe há 25 anos e foi pioneiro no Brasil em levar alegria para crianças hospitalizadas de forma regular, por meio da arte do palhaço profissional. Alegria, Wellington explica, ele define depois de muitos estudos sobre o tema como a conexão com nossa potência: “Saúde não é ausência de doença, assim como alegria não é ausência de conflito. É, sim, nossa conexão com nossa potência para olhar o conflito, a doença ou o desafio nos olhos e falar ‘Vamos brincar? Vamos encarar?’”.

Desde criança, Wellington sempre associava trabalho com diversão. A primeira vez que o perguntavam o que queria ser quando crescer, ele respondeu sorveteiro – pois ganharia dinheiro e poderia tomar todos os sorvetes que quisesse. Quando passou a se apaixonar pela leitura, o sonho era ser jornaleiro e poder devorar os gibis. Para ele, essa é a tendência mundial – não trabalhar mais para sobreviver, e sim para transcender. Isso só se faz com leveza. E para viver com leveza, nós já sabemos, mas precisamos reforçar: começa por nós.

Alexandre Teixeira, autor do livro “Felicidade S.A.” e moderador dessa conversa, trouxe uma analogia excelente: “se, no caso de despressurização de uma cabine de avião, as instruções de emergência mandam colocar a máscara de oxigênio primeiro em você e depois ajudar o próximo, dentro da empresa a lógica é a mesma: cuide de seu estado de espírito, pois seu comportamento determina o que é esperado do resto dos funcionários”. Tanto a rabugice quando a alegria podem ser contagiantes, mas quando a situação é de crise, a maior qualidade de um líder é a serenidade. Em um cenário de batalha, o comando de um guerreiro afeta mil vidas.

E por que exercitar a serenidade? Porque uma vida sem conflito é irreal, mas o que mais nos diferencia são nossas imperfeições e nossa capacidade de lidar com elas. Pelo que Wellington vê, a felicidade é construída ao longo de uma vida, justamente pelos desafios que você vence. Às vezes, vivemos situações que parecem intransponíveis – até que você as transpõe, olha para trás e fala sobre elas rindo. As dificuldades acabam te elastificando, te tornando mais amplo, mais potente. Como podemos colocar isso a serviço do bem estar das pessoas? Como encontrar seu propósito e transformá-lo em negócio?

“Antes, eu era o artista contratado que ia para o hospital. Quando eu trouxe o Doutores da Alegria para o Brasil, senti uma ncessidade de me aprofundar na causa, me entregar mais, e isso me colocou num modo de geração de conhecimento. Quando você tem um conhecimento consistente, consegue formatá-lo e o disseminá-lo ou vendê-lo, isso gera recursos. Isso é um negócio“, diz Wellington.

“Entre 1 e 2, entre assim e assado, tem 800 mil tons de cinza. A gente pode investigar tudo, inclusive criar novas profissões e novos negócios”.

Conteúdos Relacionados:

Day1 de Wellington Nogueira | A Arte Imita a Vida

Artigo Endeavor | Felicidade Interna Bruta, por Alexandre Teixeira

Livro “Felicidade S.A.” | Alexandre Teixeira

Livro “De Dentro para Fora” | Alexandre Teixeira

Artigo Endeavor | Ser feliz, empreender ou ser feliz empreendendo

Artigo Endeavor | 3 Ferramentas para Empreendedores em Busca do Porquê

Correalização:

Logo Sebrae SITE
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: