Leia também: Mentores são a arma secretado sucesso

Depois, com a empresa já mais estruturada, buscamos o Sebrae. Foi o primeiro passo do Beleza Natural em busca de uma mentoria especializada. A organização presta um excelente serviço de aconselhamento ao pequeno empreendedor. Os cursos de curta duração deles, como os de capacitação em atendimento, vendas, treinamento de equipe, foram uma mentoria muito importante para o nosso negócio.

A aproximação com os instrutores do Sebrae foi muito bacana e proveitosa, pois trouxe para nós uma vivência real do negócio. A estrutura deles, com consultores e instrutores, nos ajudou bastante na formatação do negócio, ainda no início de nossas operações, com o aconselhamento sobre o modelo de crescimento, a utilização ou não do formato de franquias e outras questões.

Foi também por meio do Sebrae que conseguimos entrar num concurso de cases de sucesso de pequenas empresas. Esta foi a ponte para nós do grande modelo de mentoria do Beleza Natural.

Nós ganhamos o concurso e, na premiação, assistimos a uma palestra do empreendedor e empresário Mario Chady, sócio-fundador do Spoleto, que veio a ser um dos nossos grandes mentores.

Ele falou bastante sobre sua experiência positiva com a Endeavor, o que nos inspirou bastante e nos fez correr atrás desta mesma oportunidade.

E o modelo de mentoria profissionalizada da Endeavor foi a grande porta que se abriu para nós. E continua abrindo muitas outras portas para o nosso negócio. O modelo deles nos proporciona ter contato com empresários de sucesso, que nos aconselham em diversas questões da empresa. Porque, mesmo com 20 anos da história, os mentores ainda são muito importantes para nós!

Em nosso negócio, aplicamos várias dicas dadas por estes mentores. Com profissionais da Natura, por exemplo, tivemos verdadeiras aulas sobre pesquisa e desenvolvimento que aplicamos em nossa fábrica. Com o Spoleto, do Mário Chady, aprendemos muito sobre como administrar a gestão e controles para crescer e multiplicar o negócio com sustentabilidade.

Veja também: O poder da mentoria: conexões que fizeram a diferença

Minha grande dica para quem está começando é enxergar oportunidades de ouvir outros empreendedores, mesmo que de outras áreas, e trocar experiências que possam trazer um olhar diferente para o negócio.  Mesmo que o business seja diferente, os dilemas sempre são parecidos. Desde questões de crescimento, de atendimento, de profissionalização, negociações, treinamento, planejamento estratégico até a dilemas sobre qualidade de vida x dedicação ao trabalho.

Enfim, qualquer que seja o tipo de negócio, os problemas dos empreendedores são os mesmos. Muitas vezes, aquela pessoa já viveu e venceu uma dificuldade que você pode estar passando com a sua empresa e vai trazer um aconselhamento que pode ser o atalho para resolver uma questão importante, uma crise, dar um passo adiante.

E a ajuda pode estar mais perto do que parece! Você pode encontrar seu mentor onde menos espera.

Pode ser alguém do seu círculo de amizades, um parente, alguém que tenha um negócio bem sucedido e que possa, de alguma forma, passar um pouco de sua experiência. De forma mais profissional, recomendo instituições como o Sebrae, Emrpeenda e Emprendedorismo Rosa, para mulheres. Empreender é uma arte e a oportunidade de ter um mentor ao seu lado faz toda a diferença.

Conteúdo originalmente postado e adaptado do Linkedin.