Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Meetup Experience – Muito além de palestras

LoadingFavorito

A importância do networking é inegável. Eventos que conseguem reunir “as pessoas certas no lugar certo” agregam um grande valor para os participantes e toda a região onde são realizados. 

De forma recorrente, fiz a seguinte pergunta para os participantes dos eventos que realizei e dos quais participei como convidado:

Você prefere assistir uma boa palestra ou obter um bom contato?

Foto: ReproduçãoAdivinhe… Ninguém nunca me respondeu que prefere assistir uma boa palestra a obter um bom contato.
Pense comigo. Quando assisto a uma palestra em um congresso ou encontro, raramente vejo um conteúdo totalmente inédito, que não está disponível online. Na maioria dos casos o conteúdo que o palestrante vai transmitir está disponível na web (até no site do próprio palestrante). Ou seja…

Para quem pesquisa, faz sentido se deslocar até um local para ouvir um speaker falando algo que está acessível na web?

Faz! Por dois motivos simples… Atmosfera e Networking. De fato, um dos melhores momentos (se não o melhor) nos eventos com diversas palestras e painéis é o coffee break, em que é possível conversar com outros participantes e até mesmo com os próprios palestrantes.

Se durante um evento presencial o contato é mais importante que a palestra, por que dar a maior parte do tempo para os palestrantes falarem enquanto todos ficam parados apenas ouvindo? Por que abrir espaço para que os participantes se conheçam apenas em um rápido Coffee Break no final de tudo?

Os Meetups/Encontros de networking procuram resolver isso, entendendo a importância do capital de relacionamento. Já participei e realizei diversos, sempre adquirindo contatos úteis.

Apesar de quase sempre obter feedbacks positivos, às vezes me deparo com um participante que não obteve uma experiência legal. Por isso, vamos abordar alguns pontos complementares às dicas do artigo Ampliando Seu Networking em Eventos Especializados, para que a experiência em Meetups com foco em networking seja sempre positiva.

O primeiro ponto para pensar é que um Meetup de networking tem uma dinâmica diferente da maioria dos eventos.Em uma palestra é possível ficar totalmente passivo apenas ouvindo e ainda ter uma boa experiência. Em um Meetup não!

O evento pode criar dinâmicas que facilitem o contato e aproximem pessoas. Mas, se a pessoa não estiver disposta a interagir, não vai ter dinâmica que salve! Por isso, a experiência em um evento de networking é ditada em grande parte pela pró atividade dos participantes.

O primeiro Meetup para Startups que participei “não tinha nada”. Era apenas uma sala, em um segundo andar de um bar, onde cerca de 70 pessoas conversavam freneticamente. Mesmo “sem ter nada” foi um dos melhores eventos dos quais eu já participei! Por um motivo muito simples, conheci muitas pessoas interessantes, contatos que tenho até hoje e que somaram de alguma forma ao que eu faria depois. Como foi o primeiro, dei sorte de estar em um evento legal com pessoas de conteúdo. Além disso, fui pró-ativo o bastante para conversar com muitas pessoas e descobrir quem eram as pessoas-chave presentes.

A combinação “evento com pessoas interessantes + proatividade” é mágica.

Quando for participar de um evento com foco em networking analise dois pontos:

01. Esse evento tem pesosuficiente para atrair um público interessante?
02. O que eu preciso fazer para aproveitar ao máximo o evento?
01. Público do evento

Um dos parâmetros para medir a qualidade de qualquer evento é o conteúdo. No caso de Meetups, o conteúdo pode ser medido pelo público presente. Vejo dois pontos principais: Alinhamento do público com um segmento de interesse e presença de pessoas-chave. Tem que ter os dois!

A grande questão é que não basta fazer networking e conhecer gente aleatoriamente. É necessário conhecer pessoas com conteúdos, experiências e outros contatos que possam agregar ao que você está criando e vice-versa. Por isso, o evento tem que reunir pessoas com o mesmo interesse (em torno de um tema central) e ter peso para atrair “participantes tops”, ou seja, pessoas com alto potencial para agregar ao seu negócio.

02. Como aproveitar o evento

O ideal é não depender das dinâmicas de aproximação, sendo proativo o suficiente para fazer muitos contatos e descobrir quem são as pessoas-chave. No artigo Ampliando Seu Networking em Eventos Especializados você encontra dicas sobre como aproveitar o evento. Vale conferir.

Em suma, verifique se o evento de networking possui relevância para atrair pessoas-chave e seja proativo. Um único contato pode fazer toda diferença.

Tiago Asevedo é idealizador e apresentador do Circuito Startup, série de eventos pelo Brasil, que estimulam o empreendedorismo de alto impacto, integrando pessoas, empresas e localidades.

, Circuito Startup, Fundador

 

Tiago Asevedo (@tiagoasevedo) é um dos grandes mobilizadores da cena Startup no Brasil. Criador do Circuito Startup (www.circuitostartup.com), principal rede de eventos voltados a empresas Startups no Brasil, estimulando o empreendedorismo de alto impacto, integrando pessoas e empresas em diversas cidades no país. Também criou o Desafio de Startups, uma competição de negócios qua acontece pelo Brasil, revelando novos negócios e empreendedores com alto potencial. Fundador da TisiX, StartUp carioca que desenvolve o conceito de "publicidade paga ao consumidor". Integra o comitê da Semana Global do Empreendedorismo e é Dj nas horas vagas.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: