facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Medellín: de cidade mais violenta do mundo à mais inovadora

LoadingFavorito
Medellín: de cidade mais violenta do mundo à mais inovadora

Medellín, provavelmente, não é a primeira cidade que vem a sua mente quando falamos em empreendedorismo, mas deveria. A cidade foi escolhida para sediar o  GEC, Congresso Global de Empreendedorismo, em 2016. Os motivos para essa escolha você descobre agora:

Que horas termina a tarde e começa a noite? Matilda sempre se perguntou. Com olhos fixos no céu, esperava essa transição que, para os relógios é indiferente e, para o olho humano, quase imperceptível. Distraiu-se com os cachorros brincando na rua e, quando viu, tinha perdido a despedida do sol: os postes já estavam acesos. Mas nesse poste, em vez de uma lâmpada comum, havia uma garrafa de plástico com um litro de água, iluminando toda a rua.

Un Litro de Luz é um negócio social que sintetiza bem o espírito inovador de Medellín, Colômbia. Usando uma bateria que armazena raios solares, o empreendedor Camilo Herrera permitiu levar energia a locais sem acesso a eletricidade, usando o mínimo de recursos.

Camilo não é o único a levar qualidade de vida por meio do empreendedorismo - por causa de pessoas como ele, a cidade deu um salto em desenvolvimento. Nos últimos anos, iniciativas como essas começaram a pipocar por lá. Entenda por quê.

De cidade mais perigosa do mundo à mais inovadora

Nos anos 90, seus habitantes vivenciaram um ápice de violência urbana. Muito por conta dos conflitos com o narcotráfico, a média de homicídios chegava a quase 7mil por ano. Para reverter a situação, junto com o combate armado, chegavam também os educadores. Enquanto a segurança se restaurava nos bairros mais perigosos, o impulso de projetos tecnológicos, pedagógicos e culturais despertava uma mentalidade empreendedora nos paisas.

Apenas duas décadas depois, Medellín recebeu, em 2013, o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Tudo graças a parcerias do governo com empresas e instituições que vêm fomentando a inovação e criando soluções para problemas clássicos da região.

Você deve estar se perguntando que soluções foram essas, exatamente. Nós exemplificamos: imagine que você mora, literalmente, em uma montanha. Sua casa é tão distante do lugar em que você trabalha que, todos os dias, você perde pelo menos 4h dentro do transporte público. Agora imagine que em vez de um ônibus, você possa descer a montanha de escada rolante. Foi exatamente assim que um distrito de Medellín, em 2010, reduziu o tempo desse percurso para apenas alguns minutos.

E as medidas não pararam por aí. A cidade construiu museus, bibliotecas e escolas nos bairros mais pobres, fazendo com que suas crianças tivessem acesso a uma educação de qualidade. Os resultados dessas ações foram tão positivos que toda a comunidade iniciou uma campanha massiva, nas mídias sociais, para que Medellín ganhasse o prêmio de cidade mais inovadora.

Catalisando a mudança

Todo o progresso em infraestrutura foi fundamental para Medellín e seus habitantes, mas para elevar as melhorias em larga escala, era preciso fomentar o empreendedorismo de alto impacto. Em 2006, a Ruta N, nasceu como um complexo de inovação que faz justamente isso. A organização já ajudou milhares de pessoas, provendo capacitação, conexões relevantes e outros recursos para empreendedores de áreas como negócios digitais, indústria criativa e digital e biotecnologia, além de criar uma sinergia entre empresas e a academia.

Para dar ainda mais força, o Tecnoparque, uma aceleradora de inovação que desenvolve e fortalece ideias com grande potencial de repetibilidade, começou uma parceria com a Ruta N e a Endeavor Colombia. Atualmente, o projeto está presente em 15 cidades da Colombia, mas os idealizadores desejam crescer ainda mais, nos próximos anos. A aceleradora acredita que as melhores ideias são aquelas que surgem para atender às necessidades que o ambiente cria e, com isso, suas soluções ajudariam na formação de uma sociedade melhor e mais inovadora.

Mas como ressaltar as melhores ideias? Como mantê-las frescas? O EmTech Colombia é um bom exemplo de encontro, também incentivado pela prefeitura, que gera discussões em torno das últimas tendências tecnológicas do ecossistema e destaca as referências do país. Camilo, da Un Litro de Luz, é um deles. Ano passado, ele foi reconhecido, na EmTech Colombia, como um dos 10 grandes inovadores com menos de 35 anos de idade.

E se o que você precisa é de investimento para inovar mais ainda, há também algumas oportunidades de acesso a capital. A Innpulsa, por exemplo, é um banco destinado a scale-ups, criado em 2012, que também articula e fortalece personagens-chave para o desenvolvimento econômico da região.

Os resultados que fizeram a diferença

O impacto do ecossistema gerado foi gigantesco, sobre todos os setores de Medellín. A desigualdade econômica e social diminuíram, o índice de homicídios caiu em 80% e, além disso, empreendedores irão aumentar, já em 2016, o PIB do país em 2%.

Todos temos muito a aprender com Medellín. As iniciativas citadas aqui são só algumas, mas a grande maioria delas se reúne no Congresso Global de Empreendedorismo (GEC) (que já começou por lá, dia 14 de março). Por aqui, você acompanha as lições desse e de vários outros casos mundiais.

Mas, apesar do sucesso, não há dúvidas: o trabalho está só começando. Por isso existem empreendedores como Camilo, preocupados em dar continuidade aos esforços coletivos de tantas pessoas responsáveis pela transformação da cidade. A cidade que tem escada rolante na montanha, hortas comunitárias sustentáveis, teleféricos intermunicipais, enormes bibliotecas informatizadas e até… postes de luz de garrafa d’água.

Medellín ganhou um novo nome internacional. Adeus, capital da violência. Bem vinda, capital da inovação!

Leia também:

Os segredos de Buenos Aires, a Cidade do Empreendedorismo de 2015

O que acontece quando 150 países se reúnem para discutir o futuro do empreendedorismo

ICE 2015: As Melhores Cidades do País para Empreender

Correalização:

Logo Sebrae SITE
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. lucasbrase@outlook.com - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    A palavra “país” no final do quarto parágrafo, está errada. Isto causa falta de concordância.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: