Entenda o que é relações públicas e por que sua empresa deve investir nisso

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Descubra como um bom trabalho de relações públicas pode ajudar sua empresa.

Você faz tudo certo na sua empresa: tem uma operação de logística bem estruturadinha e eficiente, o departamento de vendas trabalha em sinergia com outras áreas estratégicas da empresa, seus indicadores estão subindo, tudo indo bem. Mas ainda assim, ficam falando que você precisa fazer branding, assessoria de imprensa, anúncio no Google… coisas que você não entende muito bem, mas que parecem estar relacionadas ao mundo das relações públicas, e que poderiam trazer vantagens para sua empresa.

Mas, afinal, o que é relações públicas? Por que você deve investir seu tempo e dinheiro nisso se tudo está dando certo?

O trabalho da área de relações públicas, ou de um profissional de relações públicas, é gerir a comunicação entre a empresa e seus diferentes públicos

Isso pode acontecer de diferentes formas, e com públicos realmente diferentes (como investidores, imprensa ou até o público final):

Mito: só preciso de um RP para fazer gestão de crise

Essa é uma visão antiquada do trabalho de relações públicas, que você não deve levar em consideração. Sem dúvida, o trabalho de um relações públicas pode ser fundamental para ajudar a definir estratégias em momentos de crise, mas ele também pode ser crucial para questões que vão além, como comunicar mudanças de rumo de empresas, se relacionar com seus públicos e, antes de ter que geri-las, evitar crises…

Quem faz o que no mundo das Relações Públicas?

O relações públicas é o profissional que vai pensar e coordenar estratégias das seguintes frentes –até mesmo em parceria com outros departamentos.

Branding: de forma geral, branding é o conjunto de diretrizes e ações de uma empresa que definem sua marca. Um trabalho de branding é importante quando a empresa quer mudar seu direcionamento ou lançar novos produtos. Mas não só isso, manter uma imagem consistente da sua empresa, que se comunique de forma “personalizada” com cada público é um trabalho de RP. Aqui, entram questões desde quem vai ser o porta-voz ou o rosto da marca em um anúncio publicitário, até treinar funcionários para que eles tenham um discurso alinhado sobre a marca e se tornem embaixadores dela. Se quiser saber mais sobre o tema, este e-Book gratuito de branding pode ser muito útil.

Assessoria de imprensa: você pode ter um assessor de imprensa interno, ou contratar uma assessoria. O que precisa saber é que essa figura vai fazer a ponte entre você e a imprensa. Seja em momentos de crise (neste artigo da INC, em inglês, você pode aprofundar mais sobre o tema), ou quando quiser comunicar alguma novidade aos seus consumidores, ou ao mercado. O importante, sempre, é contar uma boa história ou ajudar os leitores de alguma forma. A assessoria de imprensa também tem um papel ativo, de manter e nutrir o relacionamento da sua empresa com veículos estratégicos ou te ajudar a se preparar para dar uma entrevista.

Um bom exemplo acontece quando algum empreendedor ganha um prêmio de destaque pela sua performance ou por alguma área da sua empresa. Quando é realizado um bom trabalho de assessoria de imprensa e relacionamento com jornalistas, o resultado pode ser muito positivo, possibilitando a produção e divulgação de matérias institucionais em importantes veículos de comunicação. Este é caso que você vê  a seguir nessas matérias de alguns dos nossos Empreendedores Endeavor que ganharam destaque na mídia:  O segredo da segunda-feira feliz ; Empresário de biogás ganha aval de rede mundial de mentores ; Os gringos que representam o Brasil na Forbes.

Presença online: estão nessa área todos os canais e ferramentas de relacionamento com o seu público no ambiente virtual, o que inclui o seu site, suas páginas nas redes sociais e seu rankeamento nas páginas do Google. Não significa que o relações públicas vai precisar saber fazer tudo isso. Agora, se estar bem posicionado nos rankings do Google for estratégico para o seu negócio (e em geral é uma grande vantagem), então ele deve coordenar essa atividade.

O mesmo vale para redes sociais. Assista aqui a um vídeo sobre a importância das redes sociais. Há diversas opções, com públicos e recursos diferentes. Como o relações públicas é quem tem a visão mais holística da imagem da empresa para seus diversos stakeholders, vai precisar coordenar com sua equipe ou fornecedor as diretrizes para darem conta das seguintes perguntas: Qual ou quais são as redes sociais mais estratégica para a sua empresa estar? O que você vai veicular nesses canais? Como vai interagir e responder à perguntas de consumidores ou clientes? Vai trabalhar com anúncios pagos? Que estratégia vai adotar?

É importante que os trabalhos de assessoria de imprensa e as ações de presença online estejam alinhados. Muitas vezes, as redes sociais são excelentes canais para divulgar matérias em que a empresa é citada (se forem positivas, claro) e até comunicar suas novidades (jornalista também navega no Facebook e tira ideias de lá). Além disso, como o trabalho de redes sociais é primordialmente B2C, diferente da visão tradicional B2B das relações públicas, é importante manter essa visão bem treinada para interagir adequadamente com ambos os públicos.

A INC tem uma editoria somente sobre o tema de relações públicas. Sempre que puder, dê uma lida nos textos deles, trazem cases, dicas de especialistas e profissionais do mercado, tendências e debates. O trabalho de relações públicas demanda coletar e analisar informações vitais sobre seus clientes para encontrar novas abordagens de comunicação e interação com os clientes