10 referências de ações de mídia Out of Home que não passaram em branco 10 referências de ações de mídia Out of Home que não passaram em branco

10 referências de ações de mídia Out of Home que não passaram em branco

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Impactar o consumidor onde ele estiver é fundamental, mas nada adiantará se o conteúdo não for bom o bastante para atrair olhares, gerar risadas e até dar bons sustos.

Não é difícil entender porque a mídia Out of Home (OOH) precisa ser altamente impactante. Basta você pensar na quantidade de estímulos que recebemos quando saímos na rua: atravessamos vias, observamos os semáforos, checamos a hora no relógio, cumprimentamos um conhecido, namoramos uma peça na vitrine da loja. E, antes mesmo de nos darmos conta, já fizemos o caminho até o nosso destino sem perceber muitos detalhes por onde passamos.

No meio do caminho ficou a mídia OOH, seja no ponto do ônibus, no outdoor ou nos relógios da cidade. Aquela mídia cheia de boas intenções — e que custou um bom investimento — ficou sem ser notada porque não chamou a atenção do transeunte apressado e concentrado em sua rotina. A verdade é que não basta estar no meio do trajeto do consumidor em potencial. Às vezes não basta nem estar um palmo à frente do nariz dele.

Para despertar a atenção das pessoas, a mídia OOH precisa ser tão criativa e atrativa quanto bem localizada.

Está achando tarefa difícil despertar a atenção do consumidor distraído? Então confira abaixo uma seleção de 10 ações de mídia OOH que não passaram em branco e fizeram o consumidor parar para observá-las por causa de seu grande impacto.

1 – Colégio cria videogame em ponto de ônibus

Se a atual geração de estudantes não tira os olhos dos celulares para enxergar uma ação publicitária que está bem ao lado deles, o jeito é levar um pouco do que eles consomem no celular para o painel do ponto de ônibus. Sim, estamos falando de games! O Colégio pH, localizado no Rio de Janeiro, desenvolveu um jogo para os estudantes testarem seus conhecimentos para o vestibular. O game podia ser acessado no painel de um abrigo de ônibus que ficava próximo a uma unidade do colégio. A ação visava promover o cursinho preparatório para o vestibular oferecido pelo colégio.

2 – Caixa Seguradora: quando o on e o off dão as mãos

Quando a PUB Brasil recebeu o briefing da Caixa Seguradora para aumentar o desempenho em vendas, um único caminho parecia possível: unir as possibilidades do online com a frequência e o impacto da mídia out of home. Para isso, os ambientes de OOH foram integrados ao Waze, preenchendo esse espaço com anúncios para lembrança de marca e fortalecendo a campanha com anúncios no aplicativo por geolocalização. O resultado da ação foi um aumento de 77% em lembrança de marca com três meses de atuação.

image001

3 – Boticário homenageia mães com ação emocionante em elevadores

Os elevadores de diversos edifícios residenciais em São Paulo foram a plataforma escolhida pela Boticário para explorar sua mídia OOH. A empresa promoveu sua marca por meio de uma campanha para presentear as mães com mensagens enviadas por seus filhos. A ação, que era em comemoração do Dia das Mães, funcionava assim: o filho que desejasse enviar uma mensagem para sua mãe devia entrar no site indicado pela Boticário, se cadastrar e enviar a mensagem e uma foto de sua mãe. A homenagem era, então, direcionada para o endereço do condomínio cadastrado e aparecia no display fixado dentro dos elevadores. Não precisa nem dizer o quanto essa mídia foi inesquecível, principalmente para as mamães, que ficaram emocionadas com a homenagem.

www.abooh_.com_.br-boticas-500x300

Fonte da imagem

4 – Um balão, um bueiro e uma mídia de impacto do filme “It – A Coisa”

Esse case é a prova de que não é necessário gastar rios de dinheiro para fazer uma ação de mídia OOH realmente impactante. A equipe de publicidade do filme “It – A Coisa” mostrou que uma referência bem posicionada no cenário do dia a dia das pessoas pode levar o recado da marca e ainda produzir mídia espontânea. A grande estratégia foi utilizar dois ícones do filme: o balão vermelho e o bueiro. A poucos dias da estreia internacional do filme no cinema, a equipe amarrou balões vermelhos em bueiros de Sydney, na Austrália.

A intervenção ainda era acompanhada pela frase pintada no chão: “It (A Coisa) está mais perto do que você pensa” e a data do lançamento do filme. Quem conhece a trama do longa com certeza se arrepiou ao passar perto desses bueiros e, claro, fez fotos para as redes sociais.

Midia-out-of-home

Fonte da imagem

5 – Comediante conversa com público em painel de ponto de ônibus

A Sony levou muito a sério o conceito de interação com os consumidores na hora de divulgar o reality show “Entubados”, em São Paulo. A empresa utilizou um painel de ponto de ônibus, na avenida Paulista, para reproduzir a imagem ao vivo do comediante Danilo Gentili, que era o apresentador do programa. Por meio de câmeras em um estúdio, o comediante via as pessoas que chegavam no ponto, e de frente para uma filmadora que reproduzia sua imagem para o display do painel, ele conversava com o público.

6 – Spotify explora humor em outdoors e ganha atenção do público

Uma campanha divertida do Spotify chamou a atenção de quem passava pelas ruas de algumas grandes cidades de 14 países. A empresa usou outdoors simples e painéis luminosos para contar à população sobre os hábitos musicais inusitados de seus assinantes, durante o ano de 2016. As “confissões” do Spotify trouxeram casos engraçados, como o do usuário que ouviu a música “Sorry”, de Justin Bieber, 42 vezes no Dia dos Namorados. No Brasil uma das frases exibidas nos outdoors foi: “Para as 1,078 pessoas que ouviram a playlist Partiu Praia no dia mais frio do ano: vocês são loucos!”. O humor é uma estratégia antiga, mas infalível para a publicidade e as mídias de OOH podem e devem abusar dela.

imagemspotify

imagespotify2

spotify-sorry-1

Fonte das imagens

7- Walkers constrói uma máquina de vendas acionadas por tweet

A estratégia da amostra grátis é uma antiga aliada de qualquer marca que deseja tornar seu produto conhecido e que queira mimar o consumidor com um presentinho. Nesse case de mídia OOH essa estratégia ganha dimensões muito mais impressionantes: a Walkers transforma um painel de ponto de ônibus em uma máquina de “venda” de batatas, que é aciona por tweets. A ação fez parte da campanha “faça-nos um sabor”, em Londres, e distribuía gratuitamente pacotes de batatas para aqueles usuários que enviasse um tweet para @Walkers_busstop. A propaganda chamou atenção tanto pela tecnologia de acionar a máquina via twitter, quanto pela imagem do ex-jogador de futebol, Gary Lineker, que era transmitida no display, dando a impressão de que ele estava mesmo ali, jogando as batatas para os usuários.

8 – Painel do McDonald’s muda mensagem de acordo com o trânsito

Painel luminoso e dinâmico já não é mais novidade, certo? Mas e se ele mudar a mensagem de acordo com a situação do trânsito? Foi o que o McDonald’s fez no Reino Unido: instalou em ruas movimentadas painéis que exibem uma propaganda comum se o trânsito estiver tranquilo. Mas, se o dia for de engarrafamento, eles exibem uma mensagem de encorajamentos aos motoristas, dizendo que há uma luz no fim do túnel: uma unidade do fast food. A ideia é que, em algum momento, o motorista parado no trânsito lerá a mensagem, se divertirá com a proposta e, por que não, aceitará o conselho de se dirigir até a luz no fim do túnel.

midia-out-of-home-mcdonalds

Fonte da imagem

9 – Painel com realidade aumentada promove Pepsi e alguns bons sustos

Se imagine tranquilamente esperando pelo ônibus quando, de repente, um meteoro vem em sua direção. E se fosse um leopardo ou um ataque alienígena? Foi exatamente isso que a Pepsi fez na New Oxford Street, em Londres, por meio de um anúncio extraordinário, utilizando realidade aumentada em um painel de ponto de ônibus. O display fica transparente por um momento, revelando o que há por trás dele na rua. De repente, a tela exibe imagens que se sobrepõem à imagem da rua, como a do meteoro e a do leopardo, dando a impressão que eles estão bem ali ao lado mesmo.

10 – Mídia física ou digital? A Clear Channel optou pelos dois ao mesmo tempo

Já reparou que muitos dos players de tecnologia optam por alguns dos formatos de mídia mais tradicionais? O Spotify, o Facebook, a Apple, o eBay e o Google têm campanhas baseadas em anúncios de mídia Out of Home espalhados pela cidade. Na prática, OOH é “mensagem certa, lugar certo, hora certa” e a Musicbed deu um passo além da maioria: um anúncio colado no outdoor, com uma mensagem para uma pessoa, em um local… do outro lado da rua, em frente ao seu escritório. Essa pessoa, um publicitário bastante influente, notou a mensagem, assim como todo mundo no seu prédio, que logo foi parar nas mídias sociais.

O argumento final da Musicbed era, quase ironicamente, reforçar o poder da publicidade. Sua plataforma de música valoriza os anúncios de publicidade personalizados e, por isso, queria chamar a atenção de publicitários, para enfim, alcançar os anunciantes.

s3-gerry-graf-music-page-2018-default-940

Fonte da imagem

Oferecimento PUB Brasil:

logo-pub-360x156