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Marketing que eSPAMta ou encanta?

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Marketing que eSPAMta ou encanta_

Descubra como investir em iniciativas de atração de novos consumidores, investindo os recursos que tem em mãos para garantir o maior impacto.

Ter um negócio com sucesso sustentável é um grande desafio para os empreendedores e suas equipes. Abrir uma empresa é uma coisa, ter sucesso com ela é outra. E fazer esse sucesso ser sustentável exige muito do empreendedor desde do seu Day 1 e sempre. O marketing e suas ferramentas podem ser fortes aliados nesta jornada desafiadora que é empreender. Afinal de contas, de que adianta ter um modelo de negócio disruptivo, um produto fantástico, se ninguém sabe que ele existe?

Ao mesmo tempo que sabemos a importância de comunicar e se relacionar, também sabemos que é preciso muito cuidado para não errar na dose e, em vez de atrair a atenção e o interesse das pessoas, gerar repulsa, prejudicando, inclusive, a imagem e a saúde do seu negócio.

É muito comum, por exemplo, sermos inseridos em grupos de WhatsApp e Facebook. Não há nada de mal nisso, o problema é como algumas empresas e profissionais estão fazendo isso.

Tenho percebido um exagero no uso do que chamo Marketing que eSPAMTa.

Ah, já percebeu onde quero chegar né? Tenho certeza de que você já foi vítima dessa prática inoportuna e já se viu em grupos e listas de transmissão de WhatsApp sem nem saber do que se trata. E o que é pior: muitas vezes quem usa e abusa dessas práticas não nos dá alternativa de como sair.

E recorrentemente, o que já aconteceu comigo, quando saímos do grupo, somos colocados lá de novo e de novo e de novo. Sinto aquela sensação que estou em um mundo paralelo no qual não quero estar, mas que alguma “força oculta” insiste em me manter por lá.

Por incrível que pareça, o SPAM é uma prática muito comum.

Para mim, SPAM significa Sem Permissão para se Aproximar de Mim.

E se um profissional ou uma empresa não tem essa permissão, tudo o que fizer vai ser visto como ruído ou atrapalho de vida.

Confira alguns exemplos de SPAM’s clássicos (e veja se sua empresa já praticou algum deles):

  • Incluir pessoas sem a sua permissão em grupos e listas de transmissão;
  • Enviar e-mails sem permissão e sem foco, ou seja com assunto que nada interessa a quem irá recebê-lo;
  • Enviar mensagens diretas via Facebook, Twitter e Instagram ofertando produtos de forma ostensiva para pessoas que não são do seu círculo de relacionamento pessoal ou profissional;
  • Marcar pessoas que não conhece em fotos nas redes sociais;
  • Disparar pedidos de emprego, no LinkedIn, para pessoas que você não conhece;
  • Ligar para pessoas sem seu consentimento e sem pedir permissão e já engrenar um papo para vender algo;
  • Enviar mensagens impessoais, com cara de envio em massa.

É claro que para se configurar um SPAM, tem que haver algumas características na sua ação:

  • Você não conhece a pessoa e não tem a sua permissão para enviar mensagens, e-mails ou para fazer ligações para ele;
  • Você não deixa claro e não facilita para que a pessoa saia da sua lista, grupo ou pare de receber as ligações da sua empresa;
  • Você não tem a mínima ideia se aquela pessoa é um cliente em potencial para o que você está comunicando.

E aí, você tem praticado muito SPAM?

Acho que o pior dos mundos é quando a empresa não deixa de importunar as pessoas. Pode ser que você mande um e-mail ou inclua a pessoa em uma lista de transmissão e ela acabe gostando do que viu, mas caso não goste — o que é a maioria dos casos — que ela possa parar de ser incomodada com algo que não é do seu interesse. Deixe o caminho de saída em um lugar visível e faça a saída ser tão simples quanto foi para você incluir ele nas suas listas.

Acredito que comunicação e relacionamento são base para um marketing bem executado e que gera resultados sustentáveis para os negócios. Logo, o SPAM é o oposto disso, concorda? Quando importunamos alguém, estamos prejudicando o relacionamento — e quanto melhor o relacionamento, mais permissão as pessoas darão para você e sua marca. Lembre-se que hoje os negócios estão disputando antes de mais nada a atenção das pessoas em mundo que é um mar de informações e ruídos. Chamar atenção não é mais suficiente, até porque para muita gente chamar atenção é fazer barulho, é praticar um marketing que muitas vezes vem por meio de SPAM.

Chamar atenção evoluiu para atrair atenção e para isso é preciso ser relevante no seu conteúdo, criativo no visual e educado na comunicação, que ainda precisa ser personalizada.

Depois de atrair a atenção, é preciso continuar evoluindo. Além de dar a devida atenção aos seus clientes, não deixe de cuidar com atenção dele e da experiência dele com o seu negócio. Quanto mais cuidado, maiores as chances de fazer negócio por mais tempo. Por fim, depois de conquistar a atenção das pessoas por causa de suas boas práticas de marketing, é importante continuar sendo merecedor dessa atenção; É aqui que está a chave para os resultados sustentáveis, afinal tudo o que você fizer vai ter a permissão prévia do cliente, logo, por não ser SPAM, aumenta e muito as chances de impactar mais pessoas e obter mais resultados em cada contato.

SPAM

 

Mas, por onde começar?

Um bom caminho é investir em um conteúdo que seja relevante para seus clientes, ou seja, assuntos que sejam úteis em suas vidas. Um conteúdo relevante não só atrai como estimula compartilhamento. Gosto muito, por exemplo, de como a Pampers mescla conteúdo relevante e oferta dos seus produtos no site da marca. Além de vender fraldas, o site fornece dicas e guias bem bacanas.

Além disso, o trabalho de conteúdo aborda dicas para escolher o nome do bebê, cuidados durante a gravidez, como fazer chá de fraldas, além de muitas informações super interessantes de cuidados com a saúde do bebê e da mãe.

Outro exemplo bem legal é o do Coffee Shop Chapelatto que fica em Natal (RN). O local está sempre cheio, e a ferramenta mais usada para atrair clientes é o Instagram da marca, que é gerenciado pelos próprios sócios. Todos os dias, eles postam sempre com uma linguagem informal e muita descontração fotos e vídeos do local e do cardápio do dia. Isso sem, em nenhum momento, ficar marcando pessoas desconhecidas em suas postagens.

O escritório de contabilidade Gestus criou uma lista de transmissão para disseminar conhecimento para seus clientes. O que achei interessante foi que, antes de incluir seus clientes nessa lista, eles enviaram uma mensagem com uma foto explicando a criação da lista e comunicando que quem estivesse interessado em participar poderia mandar uma mensagem o sinal positivo, autorizando o envio de mensagens. Isto é permissão em sua essência e respeito pela atenção e tempo dos outros.

A Gestus, depois de atrair a atenção para a sua lista de transmissão e conquistar a atenção dos clientes, precisa continuar merecendo a atenção deles, certo? Para isso, a curadoria é essencial: se o conteúdo postado for relevante e útil, as pessoas não só se sentirão importantes como farão questão de divulgar o serviço da empresa para outras.

O salão Laces and Hair que fica em São Paulo, também mescla muito bem esse conteúdo relevante com dicas para os cabelos e divulgação dos seus produtos e serviços no Instagram.

Eu sei que a necessidade de vender muitas vezes faz algumas marcas optarem pelo caminho que parece ser mais fácil e que leva ao SPAM. Porém, marketing de permissão, de conteúdo, de educação e relacionamento são investimentos para médio e longo prazos. Não só ajudam a construir resultados sustentáveis, como também fortalecem a reputação da sua marca.

Então cuidado para não cair na tentação.

  • Defina quem é o público do seu produto ou serviço;
  • Peça permissão para se aproximar deles;
  • Estude e pesquise quem são, como falam, pelo que se interessam;
  • Desenvolva o tom de voz e a linguagem com o foco do seu cliente;
  • Use o que você sabe sobre eles a favor deles;
  • Tenha uma imensa vontade de ajudar a melhorar a vida das pessoas;
  • Avance no relacionamento aos poucos, a partir da permissão dos seus clientes;
  • Escolha os canais da preferência dos seus clientes;
  • Não exagere nas ofertas, mantenha equilíbrio entre conteúdo institucional, dicas e ofertas;
  • Sempre que criar listas ou grupos, deixe a porta de saída bem sinalizada e de fácil acesso;
  • Não use chamadas, títulos ou discursos que não tenham nada a ver com o conteúdo ou produto/serviço que vai ser apresentado: essa armadilha pode prejudicar a imagem da sua marca;
  • Além do seu conteúdo, cuide dos seus perfis nas redes sociais, seu site e demais canais. Se você quer atrair o cliente, esteja preparado para recebê-lo.
  • Quanto mais você acertar no seu marketing, mais atenção o cliente vai te oferecer e esse é o caminho para relacionamentos duradouros e lucrativos para ambos.

Praticar SPAM é invadir a privacidade das pessoas e sequestrá-la para um lugar (grupos, listas etc.) e com a chave pelo lado de fora (sem saída simples e fácil). Escolha outro caminho. Convide o Cliente para entrar e entregue uma chave da saída para ele.

Em vez de praticar o marketing que eSPAMta, pratique o marketing que encanta!

Encanta porque é personalizado, criativo, respeitoso, relevante e magnético. Além disso, evitar SPAM’s é um jeito maravilhoso de cuidar da reputação e consequente da saúde do seu negócio.

Se você desejar criar uma estratégia de Marketing Digital mais forte e eficiente, conheça o curso online gratuito da Endeavor Marketing Digital para Empreendedores.

, UAUgomais Treinamento Empresarial, Ativador de Movimentos
Administrador, consultor e palestrante especialista em gestão, Fred Alecrim também é um estudioso de Marketing e dos mercados brasileiro e internacional. Ávido leitor de literatura específica e psquisador incansável de novas tendências. Fred costuma filtrar todo o conhecimento que adquire e criar seus próprios conceitos, visando facilitar à vida das pessoas, ajudando-as a empreender mais e melhor.

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2 Comentários

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  1. Fábio Moura - says:

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    Estratégias são uma das bases fundamentais para o seu sucesso. São elas que vão ajudar você a coordenar suas ações para se destacar no mercado. Mas a gente também sabe que escolher uma estratégia de marketing pode ser um pouco assustador para quem não domina a área.

    Complementando esse belo artigo do Fred,

    Segue mais uma sugestão de leitura: http://www.homeafiliado.com/estrategia-de-marketing/

  2. André Randt - says:

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    Elaborar um planejamento de marketing, nada mais é do que definir as ações que serão tomadas para atingir um determinado objetivo.

    Recomendo este material para quem precisa criar um plano de marketing

    http://www.agarreseusucesso.com.br/como-desenvolver-um-plano-de-marketing