facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

6 etapas para começar a investir em Marketing Digital

LoadingFavorito

Conheça as vantagens e o passo a passo para traçar sua estratégia de Marketing Digital.

O mundo mudou e a forma de se fazer marketing também. Com mais de três bilhões de internautas em todo o globo, 110 milhões de usuários da rede apenas no Brasil, uma coisa é certa: não importa o tamanho ou o nicho de atuação de sua empresa, para conquistar o mercado atual ela certamente precisará ter uma presença digital relevante. E essa é exatamente a proposta do Marketing Digital, um conjunto de estratégias que tem por objetivo posicionar a sua empresa como referência de qualidade na rede, dar a ela visibilidade no ambiente digital, atrair novos clientes para sua base e, claro, fidelizá-los transformando-os em porta vozes para o seu negócio na rede.

E você, está pronto para investir em Marketing Digital? Veja como começar:

Estratégias do Marketing Digital

A facilidade de acesso às informações através da internet e das mídias sociais trouxe consigo um novo perfil de consumidor, mais exigente e ativo no processo de compra e, consequentemente, menos suscetível aos estímulos da publicidade tradicional, como as propagandas na TV, rádio e impressos. Diante desse consumidor surgiram novas formas de se fazer marketing, voltadas para a atração espontânea de clientes através da oferta de conteúdos de valor: o Inbound Marketing e o seu principal aliado, o Marketing de Conteúdo.

Ao contrário do Outbound Marketing, que tinha como premissa a imposição de uma marca, seus produtos e serviços através da propaganda de massa veiculada nos meios tradicionais de comunicação, o Inbound Marketing tem como foco o cliente em si, a satisfação das suas necessidades e a atração orgânica de novos leads (todos os que já demonstraram algum interesse em sua empresa ao entrarem espontaneamente para sua base de contatos). Para isso, tem como braço direito o Marketing de Conteúdo, outra estratégia de peso do novo marketing, que visa atrair novos leads para uma empresa, convertê-los em clientes e fidelizá-los através da produção e divulgação de conteúdos relevantes.

Para levar este conteúdo ao público de uma empresa, o Marketing Digital aposta nas mídias sociais (redes sociais, blogs e sites corporativos) e nos canais digitais como o e-mail marketing, por exemplo. A publicidade online e o monitoramento de resultados são também estratégias essenciais.

Conheça seu público

O primeiro passo para conquistar uma presença digital relevante é conhecer a fundo o público pretendido, seus interesses e necessidades, bem como seu perfil demográfico e de consumo. Nesta fase, não poupe tempo realizando pesquisas junto à sua base de clientes e analisando os resultados. O importante é que você entenda quais são os assuntos, desafios, prioridades e comportamento de consumo do seu público-alvo. Saber exatamente quem é o cliente da sua empresa te ajudará também a entender como seus produtos ou serviços são úteis para ele e, com isso, definir a melhor maneira de trazer esse cliente em potencial para os seus canais digitais. Lembre-se de que é muito mais simples, prático e eficiente direcionar suas ações de marketing para um público delimitado e que realmente é formado por clientes em potencial para o seu negócio do que tentar alcançar os 3 bilhões de usuários da rede.

Uma maneira de fazer isso, e que lhe será muito útil na hora de produzir os materiais da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, é criando buyer personas, que são personagens fictícios que representam o cliente, ou os clientes, ideais da sua empresa. Essas personas devem ser criadas a partir de dados reais e consistentes, levantados através de pesquisas de campo que podem ser feitas, inclusive, junto aos clientes já cativos da sua empresa.

Comece separando uma amostra significativa da sua base de clientes e construindo um questionário para a pesquisa. Neste questionário, inclua tanto as perguntas básicas referentes à idade, gênero, profissão e interesses pessoais quanto as questões mais específicas, sobre como aquele cliente chegou ao seu produto ou serviço e o que foi importante para sua tomada de decisão. Obviamente, você precisará oferecer algo em troca destas respostas: um desconto especial, um brinde, um benefício como um teste gratuito (para empresas que vendem softwares, por exemplo), enfim, pense no que pode ser mais atrativo para seu público. Analise as respostas e identifique quais são os padrões, eles serão as características das suas buyer personas.

Defina objetivos

Agora que você já sabe quem é o público ideal da sua empresa, é hora de definir objetivos para sua estratégia de Marketing Digital. Nesta fase, é importante que você pense em objetivos reais, alcançáveis e específicos. Eles podem variar desde o aumento no número de visitantes da sua página até um crescimento percentual de leads e clientes para sua empresa.

A melhor forma de definir objetivos estratégicos e alcançáveis é pensando em metas para atração, conversão de visitantes em leads e, por fim, conversão de leads em novos clientes. Essas são as fases principais do funil de vendas do marketing e, para cada um delas, existem ações específicas (veja logo abaixo).

Para estipular objetivos considere também os resultados atuais da sua empresa e faça uma projeção realista para o futuro. Analise o mercado, veja como seus concorrentes estão trabalhando no ambiente digital e o que eles já alcançaram.

Escolha as mídias sociais

Como dissemos lá em cima, as mídias sociais serão seu braço direito na hora de levar ao público os materiais da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. E é por isso que esta escolha é tão importante. Sabendo quem são suas buyer personas e conhecendo exatamente como seus produtos ou serviços lhes são úteis, você tem todas as condições para definir as mídias sociais ideais para sua estratégia. Além das redes sociais preferidas pelo seu público-alvo, o e-mail marketing, o site e o blog não podem ficar de fora do seu planejamento de Marketing.

Crie um plano de ação

Para garantir a eficiência da sua estratégia você precisará criar um plano de ação voltado para as fases do funil de vendas do marketing. Para a atração de novos visitantes, primeira etapa do funil, é preciso investir na construção de canais digitais atraentes (site e blog corporativo), produzir conteúdo relevante, otimizá-lo com técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e divulgá-los através das mídias sociais e links patrocinados.

A oferta de conteúdo relevante também te ajudará a converter esses visitantes em novos leads. Para isso aposte na criação de materiais ricos como e-books, tutoriais, vídeoaulas, guias práticos e utilize-os como iscas digitais. Conduza os visitantes atraídos por esses materiais para Landing Pages (Páginas de Destino) específicas para download do mesmo e condicione o acesso ao preenchimento de um formulário com nome e e-mail. Você verá que quando o conteúdo proposto é realmente atrativo o fornecimento de dados como estes não são um transtorno para seu público.

Para a conversão de leads e clientes, aposte em conteúdos ainda mais específicos como cases de sucesso (muito úteis para empresas do segmento B2B) ou mesmo campanhas de e-mail marketing promocionais, no caso de e-commerce e empresas do segmento B2C. Se a sua empresa possui um time de vendedores, este é o momento ideal para que ele entre em ação.

Acompanhe resultados e otimize sua estratégia

Uma das grandes vantagens de se fazer marketing digital, além do custo benefício, é que todas as suas ações podem ser facilmente monitoradas através das ferramentas de Web Analytics. Através delas é possível acompanhar o número de visitantes únicos dentro do seu site, quais páginas do seu site ou blog foram mais ou menos acessadas, em quais delas seus visitantes ficaram mais ou menos tempo, qual é a fonte desse tráfego (mídias sociais, links patrocinados, busca orgânica), enfim, poderíamos listar dezenas de métricas possíveis de serem acompanhadas.

O importante é que você defina quais métricas são importantes de acordo com seus objetivos. Se o foco da sua estratégia de Marketing Digital é aumentar a sua visibilidade na rede, por exemplo, acompanhar o número de visitantes únicos dentro do seu site, por exemplo, é essencial. Para aferir a qualidade e a relevância dos materiais da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é imprescindível acompanhar suas taxas de conversão de visitantes em leads, por exemplo.

Quer saber mais sobre como começar a investir em Marketing Digital? Conheça nosso curso de Marketing Digital na prática ou baixe aqui nosso eBook gratuito de Marketing Digital para empreendedores!

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. MARCIA REGINA FRASSON - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    O artigo proporcionou oportunamente conhecimentos sobre as etapas que precedem o investimento em marketing digital, e que precisam estar totalmente sincronizadas e predefinidas, no meu caso, em especial a definição do meu persona, ou seja, o perfil do meu cliente em potencial, sob o risco de inviabilizar esse investimento.
    Obrigada!

Parceiros
Criação e desenvolvimento: