Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Marketing Digital: Blogs ainda são uma boa arma

LoadingFavorito

Apesar da grande força das redes sociais, os blogs ainda podem ser efetivos como ferramentas de marketing. Veja como.

Mesmo em tempos de mídias sociais, blogs continuam extremamente importantes como ferramenta de marketing, seja para negócios B2C ou B2B.

Ao produzir bom conteúdo educativo sobre o seu negócio, a empresa estabelece uma posição de liderança, aumenta a autoridade (e o tráfego) via Google e mídias sociais, facilita o processo de venda e cria um ativo de marketing permanente e difícil de ser replicado.

No entanto, na hora da implementação muitas empresas acabam escorregando. Esse artigo traz 6 dicas de como fazer um blog efetivo para atrair e converter potenciais clientes:

Defina as personas: um erro comum de muitas empresas é escrever para si próprias, não para seu público alvo.  Antes de definir o tema do blog, pense nos “compradores” do seu negócio e monte personagens que represente-os. Depois procure responder perguntas diversas sobre seus perfis e interesses.

Ensine: Essa é a maior “receita de bolo” de um bom blog: descubra problemas do seu público alvo e ensine a resolvê-los.

Conteúdo educativo se espalha muito mais do que informações corporativas, atraindo assim mais potenciais clientes. Ensinar também estabelece relacionamento e credibilidade, além de ajudar a criar demanda pela solução.

Pesquise: Faça uma boa pesquisa de palavras chave no Google e investigue problemas e dúvidas nas mídias sociais antes de produzir conteúdo, assim você garante que não dará “tiro no escuro”.

Tenha uma boa plataforma: Blogs não têm muito segredo, mas é importante ter um mínimo de adequação técnica. Uma plataforma como o WordPress resolve grande parte das questões de SEO e gestão de conteúdo. Além disso, um bom layout no blog ajuda a melhorar conversão e compartilhamento.

Outro ponto importante: mantenha o blog no mesmo domínio do site da sua empresa, assim um se aproveita da autoridade ganha pelo outro.

Pense como um publisher: um bom blog se assemelha a uma revista. Várias pessoas podem produzir conteúdo, mas alguém deve fazer o papel de editor do blog, garantindo a consistência, a revisão, a organização da “pauta” e a frequência de publicação. Sobre este último, um post por semana já é bem suficiente para a empresa começar a ver resultados dentro de alguns meses.

Promova: pense no Twitter, Facebook e Linkedin como canais de distribuição para alavancar os conteúdos produzidos no seu blog. Outra dica simples é inserir os artigos do blog na newsletter da empresa.

Escrever como convidado em outros blogs da indústria também ajuda na exposição do conteúdo para novas audiências.

Para quem quiser aprender mais sobre este assunto, temos em nosso site um eBook gratuito com dicas e práticas de como criar bons blogs de negócio.

Eric Santos (@ericnsantos) é co-fundador e CEO da Resultados Digitais, empresa criadora do RD Station, plataforma de Marketing Digital para médias e pequenas empresas. 

 

, Resultados Digitais, CEO
Eric Santos é co-fundador e CEO da Resultados Digitais, empresa criadora do RD Station, plataforma de Marketing Digital para médias e pequenas empresas. É Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Nos últimos dez anos, dirigiu Startups e criou produtos nas áreas de Internet, mobile e marketing em empresas no Brasil, Estados Unidos e Índia. Eric escreve e faz palestras sobre Marketing Digital em diferentes veículos e eventos em todo o Brasil.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: