facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Luiza Helena Trajano: empreender, empoderar e alcançar

LoadingFavorito

Conheça um pouco mais sobre Luiza Helena Trajano, a grande mulher por trás da gestão do Magazine Luiza e duas grandes lições de empreendedorismo

Uma das mulheres mais poderosas do país, Luiza Helena Trajano, à frente da rede Magazine Luiza há cerca de 20 anos, inspira e motiva empreendedores e empreendedoras por todo o Brasil.

Sob o comando de Luiza Helena Trajano, também conhecida como Dona Luizinha, o Magazine Luiza saiu do interior para ganhar a capital do Estado de São Paulo e também o Brasil. A rede, hoje, opera em 16 estados e, ao longo dos anos, comprou outras redes concorrentes para crescer. Entre as epresas adquiridas estão: as lojas Líder, de Campinas (SP); a Wanel, de Sorocaba (SP); as redes Arno, do Rio Grande do Sul; e Base, Kilar e Madol com lojas no Paraná em Santa Catarina.

A empreendedora que, à frente do Magazine Luiza, foi pioneira em vendas pela internet no Brasil, começou a trabalhar cedo. Desde os 12 anos aproveitava as férias escolares para cuidar do balcão da loja de sua família. Mas, oficialmente, começou a trabalhar na rede de varejo somente aos 18 anos, a partir daí, passou por todas as áreas da empresa até chegar ao topo do comando – onde está até hoje.

A história de vida de Luiza Helena Trajano se confunde com a do próprio Magazine Luiza. O que poucos sabem é que o nome da empresa não é uma referência à própria Luiza, mas sim à sua tia, fundadora de uma pequena loja em Franca (SP) nos anos 50.

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível”

Pode-se dizer que esta bela frase é o lema de Luiza Helena Trajano. Quem já esteve em algum evento com ela pode comprovar: para inspirar empreendedores e empreendedoras por aí, ela distribui panfletos com essa mensagem para todos. E a frase combina bem com a missão e os desafios do empreendedorismo no país.

Luiza, uma das poucas CEOs mulheres da América Latina, também é uma das mais fortes defensoras do empoderamento feminino e da maior participação das mulheres em cargos de comando de empresas. Ela, inclusive, defende a adoção de cotas para mulheres em empresas como forma de combater a desigualdade histórica de mulheres no mercado de trabalho em relação aos homens.

Sim, essa mulher tem muito o que ensinar e deve ser ouvida. A seguir, separamos duas grandes lições da grande empreendedora para inspirar você no comando da sua empresa.

Esteja sempre próximo de seu consumidor

Sabe aquele ditado: “olho do dono engorda o gado”? Pelo que se sabe, Luiza Helena Trajano segue esse conselho à risca. Mesmo estando no topo da hierarquia de comando da rede varejista, Luiza Helena Trajano é conhecida por visitar pessoalmente suas lojas, conversar com vendedores e clientes, responder e-mails de consumidores e até resolver problemas de troca. “Não posso perder contato com as demandas das pessoas”, ela costuma dizer.

Essa, talvez, seja uma das lições mais importantes que a empreendedora deixa para o mundo: proximidade com o consumidor.

O que pode ser mais valioso para um empreendedor do que conhecer intimamente seus compradores? Isso é muito importante para quem pretende vender algo, afinal, um produto ou um serviço nada mais é do que uma solução para um problema, ou uma dor de um consumidor.

Além disso, o que muitos empreendedores perdem de vista, conforme suas empresas crescem e a gestão ganha complexidade, é que é a ponta que tem o contato com o consumidor. De que adianta você saber tudo sobre seu cliente, se seu vendedor, que realmente fala com ele e o atende, não sabe? De que adianta sua empresa investir milhões no desenvolvimento de um produto se quando um cliente precisar de algo, e recorrer ao SAC, ele ficar insatisfeito com o atendimento que receber?

Estão aí dois importantes ensinamentos do Funil de vendas: seus vendedores são embaixadores da sua marca, eles precisam estar devidamente treinados e alinhados à cultura da empresa. Além disso, é fundamental ter em mente que a venda não acaba quando o produto é entregue e o pagamento feito. O seu consumidor pode ter problemas futuros e você precisa estar alí para resolver o problema.

“Toda a organização deve enxergar o funcionário como um empreendedor”

Essa frase é da própria Luiza Trajano, que também é reconhecida por seu modelo de gestão – humano – pautado pela valorização de seus funcionários. E é aquela história: quando os objetivos pessoais do funcionários estão lindados com os da empresa, e ele se sente valorizado, com autonomia para criar e contribuir com a empresa, todos ganham. Assim, o funcionário encontra um terreno fértil para se desenvolver e a empresa pode contar com 100% do time para alcançar resultado.

Além disso, Dona Luizinha investe em uma política de bonificação. Desde 1993, a empresa investe em uma política de bonificação consistente – os colaboradores também participam dos lucros da empresa.

Como grande empreendedora que é, ela sabe muito bem o que representa um funcionário motivado e comprometido com uma empresa. E parece que a cultura da empresa dá bons resultados: de acordo com o Great Place to Work, o Magazine Luiza figura entre os melhores lugares para se trabalhar.

Para saber mais sobre como motivar seu funcionário, você pode ler os artigos: Bonificação: 5 dicas para manter a sua equipe motivada e Engajamento: 6 dicas para ter sucesso

Neste vídeo você confere o depoimento de Luiza Helena Trajano no Day 1 (2013). Vale a pena!

Leia mais:

Oprah Winfrey: lições de uma grande empreendedora

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. hbcimoveis@hotmail.com - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    A Sra. Maria Helena Trajano deve se focar em um dia ser a presidenta do Brasil.!

  2. francisco noronha - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns a Luizinha pelo seu dinamismo e por acreditar nas pessoas desso NOSSO BRASIL.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: