facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como superar a dificuldade de encontrar pessoal qualificado

LoadingFavorito

Há épocas em que é difícil encontrar profissionais qualificados. Descubra alternativas para lidar com esse desafio de recrutamento.

PreviewAinda sobre o tema do post anterior, que afirmava que uma empresa deve sempre buscar contratar bons profissionais (A’s) no lugar de profissionais médios ou inexperientes (B’s e C’s), há um ponto a acrescentar.

Parece óbvio que a nossa política de contratação deveria privilegiar, ou ainda mais enfaticamente, não aceitar contratar alguém que não fosse altamente qualificado para o cargo que se deseja preencher, mas normalmente não é assim que funciona.

Muitas vezes o problema do preenchimento das vagas de uma empresa por profissionais pouco qualificados não está no processo de contratação, mas sim na oferta de mão de obra. Explico, com um exemplo.

Se você falar com qualquer empresa de desenvolvimento de software aqui no Rio de Janeiro vai escutar o seguinte discurso: “Estamos com X vagas abertas para programadores e não conseguimos encontrar pessoal bom no mercado”.

Estamos vivendo uma grave crise de oferta de mão de obra qualificada aqui no Brasil. Em muitas disciplinas as nossas universidades não conseguem formar profissionais na mesma taxa em que o mercado os absorve e, em geral, a qualidade da mão de obra recém formada é muito ruim.

Seja como for, às vezes não há alternativa para a empresa a não ser “lotear” suas vagas com pessoal mal formado e com pouca experiência.

Neste caso, minha recomendação é que a empresa invista muito em treinamento, buscando melhorar a qualificação destes profissionais para torná-los mais autônomos e conscientes da necessidade de entregar qualidade nas suas obrigações.

Alexandre Ribenboim é formado em Engenharia de Computação e é mestre em informática pela PUC-Rio. É sócio fundador da Casa do Saber Rio.

 

Leia mais:
A's Contratam A's, B's Contratam C's
Quanto Vale um Empreendedor?

, Empreendedor
Alexandre co-fundou e dirigiu o marketing da Pró-Laudo Telerradiologia, uma empresa de telemedicina. Iniciou sua carreira fundando a MLab, uma das principais empresas de marketing e consultoria para internet do Brasil entre 1996 e 2001. Em 2006, Alexandre fundou a Casa do Saber Rio de Janeiro, um importante centro cultural no Rio. Alexandre apóia diversas empresas e startups em crescimento, marketing e vendas. Formado em Engenharia de Computação e mestre em informática pela PUC-Rio, Alexandre é mentor da Endeavor Brasil desde 2009.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: