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Loja online: primeiros passos para montar a sua

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Loja online: primeiros passos para montar a sua

Decidiu empreender uma loja online? Saiba por onde começar para não fazer feio.

Você decidiu empreender um e-commerce. Mesmo que não seja um empreendedor de primeira viagem, precisa saber que tocar uma loja online é muito diferente de tocar um comércio tradicional. Apesar desse representar uma grande oportunidade, também está cheio de novos desafios.

Ao contrário de uma loja física, a loja online precisará ir até o seu consumidor – ele não estará caminhando para ver sua vitrine. O atendimento e a forma de se relacionar com o consumidor também será muito diferente da forma como acontece no varejo tradicional.

Separamos algumas dicas para você não fazer feio na hora de montar sua loja online:

Para começar, uma loja online é muito mais do que só montar um site

Para se destacar para valer no universo do E-commerce, o empreendedor deve investir muito para deixar sua operação redondinha. Isso tudo, claro, com foco na garantia da melhor experiência de compra possível para o consumidor.

Para começar, o seu site precisa ter uma boa arquitetura da informação, afinal, será a vitrine da sua empresa e o primeiro contato que o cliente terá com sua marca.  O ideal é construir um site de fácil navegação. A arquitetura da informação é o que vai definir a hierarquia das informações dentro do seu site, e também qual o caminho que o consumidor fará até encontrar o que busca e conseguir finalizar a compra. Uma dica é contar com um profissional que entenda de UX (User Experience) no momento de montar sua loja virtual.

Além disso, ele deve ser responsivo, isto é, feito para facilitar a navegação do usuário em qualquer tipo de dispositivo: computador (de diferentes tamanhos), tablet ou celular. Ter um site responsivo significa que o layout dele se adaptará a diferentes tipos de tela, de acordo com o tamanho e formato da janela que o usuário esteja usando. Mais do que isso, significa que sua loja virtual será muito mais intuitiva e bacana de se navegar.

Apesar de ser algo muito relevante para esse tipo de negócio, apenas 9% das empresas de e-commerce têm sites responsivos. Então, não perca a oportunidade de começar se destacando.

Seu site precisa atender aos critérios de SEO

Outro ponto fundamental na hora de montar um site é cuidar para que todas as regrinhas de SEO sejam cumpridas. Para isso, o mais indicado é você ter um profissional qualificado te apoiando. SEO  é a sigla para Search Engine Optimization, o sistema do Google que interpreta o seu site e avalia a relevância deele. Então, o seu site precisa ser desenvolvido de tal forma que o Google entenda do que ele trata (ou o que você vende).

O Google também vai avaliar a relevância do seu site. Esse ponto é mais complicado, está relacionado àquilo que os outros falam dele. Há links ou conteúdos relacionados ao seu site circulando pelas redes sociais? O seu site precisa ser vivo, isso significa que é importante que você tenha também uma estratégia de marketing de conteúdo, com um blog por exemplo, e posts frequentes que sejam replicados nas redes sociais.

Quer ter uma loja online de sucesso, então invista em marketing digital

É por meio do conteúdo que você vai criar laços com seu consumidor. Então, sua empresa precisa ser relevante. É por meio do plano de comunicação que você poderá atingir os objetivos estabelecidos no – ora, veja – planejamento estratégico, ou de marketing do seu negócio. Aqui você encontra dicas importantes para fazer um bom plano de comunicação.

A partir do momento em  que você se tornar uma referência de conhecimento atrelado ao setor em que atua vendendo produtos, você pode ser preparar para brilhar muito. Fora isso, conteúdo relevante e frequente também cumpre um papel importante de SEO, e pode impulsionar muito a sua posição do ranking do Google.

Uma boa dica para criar conteúdos relevantes na rede e atingir clientes é investir no formato audiovisual. Que tal produzir vídeos para apresentar detalhes de uso e diferenciais de seus produtos?

Duas tendências para conhecer e considerar

Apesar de o sistema de pagamento da Apple ainda não funcionar no Brasil – e nem para E-commerces no exterior – a empresa está investindo pesado nesse novo produto e tudo indica que em breve estaremos usando essa tecnologia massivamente.

Então, você deve ficar atento a essa novidade. Quando esse tipo de ferramenta, pagamentos online via mobile, estiver acessível, com certeza haverá uma transformação gigante na forma como o mercado do e-commerce funciona, como os consumidores se relacionam com esse tipos e serviço e no ato da compra em si. Tudo indica que os pagamentos serão facilitados e os custos serão reduzidos. E você não pode ficar para trás.

Outra tendências importante: comunicação e atendimento 24h. O mundo está mudando muito. E o acesso à internet e à aparelhos de telefonia móvel nunca foi tão grande, e nunca esteve tão presente e impactando tanto a vida do empreendedor de e-commerce.

Em poucas palavras, nem mesmo o fato do seu consumidor estar dentro da loja física da concorrência significará que ele não poderá estar comprando de você. E mais: toda hora será hora de vender. O consumidor está conectado 24h por dia, e acessando suas redes sociais mais do que nunca.

Dados indicam que o usuário médio de smartphone verifica sua conta Facebook cerca de 14 vezes por dia. Então, pode começar a preparar sua estratégia de marketing digital considerando que não há limite de horário para vender e que as barreiras do horário comercial não existem no mundo online.

O básico você já aprendeu, mas tem um outro ponto que não falamos aqui,  que vai além da sua loja online, mas que é muito importante: a sua logística.  Vai vender mais quem conseguir oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor, o que inclui preço, navegação no site, conteúdo que a marca produz, qualidade de atendimento ao cliente, facilidade de pagamento e agilidade de entrega.

Boa sorte!

Leia mais: 

7 etapas para usar Cross Docking na logística do seu e-commerce

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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