facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

6 lições inspiradoras de Jorge Paulo Lemann

LoadingFavorito
6 lições inspiradoras de Jorge Paulo Lemann

Se você pudesse fazer uma pergunta ao maior empreendedor do Brasil, qual seria? Confira os conselhos que Jorge Paulo Lemann deu a um grupo de empreendedores apoiados pela Endeavor.

“Acho que seu sonho de conquistar os mercados do Brasil e América Latina é um pouco limitado… eu olharia para o mundo”. Foi assim que Jorge Paulo Lemann respondeu um empreendedor que perguntava sobre a expansão de sua empresa em uma sessão de mentoria coletiva promovida pela Endeavor na última semana.

Jorge Paulo Lemann e seus sócios Beto Sicupira e Marcel Telles são donos de algumas das maiores empresas do mundo e praticam diariamente o lema “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Ele diz ter três metas de vida: deixar algum marco significativo na área de educação, empresas sólidas com possibilidades de se perpetuarem e uma família produtiva que tenha responsabilidade sobre aquilo que receber.

Lemman acredita profundamente na educação e no empreendedorismo como a base para um país andar para frente. Não é à toa que se dedica a projetos como a Fundação Estudar, Fundação Lemann, Khan Academy e a própria Endeavor. Em uma sessão de mentoria coletiva com alguns Empreendedores Endeavor, Jorge Paulo ouviu desafios e perguntas, compartilhou histórias e deu conselhos com uma simplicidade admirável.

Confira os principais aprendizados dessa conversa:

  1.       Crise não é motivo de desespero

“O Brasil nunca é tão bom quanto poderia ser, mas também não é tão ruim quanto falam. Podemos não estar no melhor momento, mas as maiores operações que tivemos foram em época de crise. O mercado e os empreendedores do Brasil são muito bons, então é melhor olhar para frente, ver como aproveitar qualquer dificuldade e o que é possível fazer a mais”.

  1.       Quando for buscar investimento, não olhe só para o dinheiro

“Gosto de sócio que trabalha e contribui. Como empreendedor, eu olharia para um investidor de Private Equity ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que vai trazer algo a mais – algum know how específico, se tem um outro investimento parecido que possa trazer experiências… Quanto ao momento certo para abrir as portas, quanto mais conseguir engordar o porquinho antes de buscar dinheiro dos outros, melhor. E se for buscar, não olhe só para o dinheiro, entenda o que de valor ele poderá agregar ao negócio”.

  1.       Equilibre a vida pessoal e profissional

“Sou um cara muito organizado e disciplinado. Sempre pratiquei esporte, pelo menos uma hora por dia, seja o que estiver acontecendo no mundo. Além disso, sempre fui muito participativo com a minha família, deu tempo de fazer e criar seis filhos. Um certo equilíbrio é importante. Delego muito: nunca fiz questão de ser o cara que fazia tudo. Gastei mais tempo escolhendo e formando gente muito boa, para eventualmente dar oportunidades a eles e ter mais tempo para mim.

O segredo talvez seja ter uma mistura de disciplina e regras com base no que se quer fazer (e pessoas são diferentes, então tem que fazer regras que façam sentido para você) e ter equipes que possam transformar uma empresa”.

  1.       Formar gente boa é o melhor negócio que se faz

“O empreendedor tem que dar grande importância ao tópico de gente. Geralmente, ele olha mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto. Gente é algo em que o dono tem que estar envolvido.

Na época do banco, eu entrevistava 1.000 pessoas por ano e as acompanhava. Hoje em dia, a AB InBev tem 150 mil pessoas e, até quando vai para a China, o Conselho vai tomar café com os trainees de lá; é essencial essa mentalidade de que gente é realmente importante. O Carlos Brito, CEO, também é extremamente ligado: ele sabe de cor a lista dos ‘High Potentials’ da empresa, tem uma ideia de quais são os trainees bons, onde estão, e como estão evoluindo. O Conselho discute uma vez por ano as 500 principais pessoas da empresa, o que elas têm de bom e em que precisam evoluir.

Gente é tão importante quanto vender, é tão importante quanto produzir barato. E se delegar para alguém, provavelmente não vai dar certo”.

  1.       Cultura não se impõe, cria-se em conjunto

“Nós temos programas de trainees nos EUA, China, Europa… Então apesar de sólida e firme, nossa cultura nem é mais brasileira, mas sempre foca em formar gente boa.

Sempre dedicamos um esforço enorme para treinar pessoas novas. Quando fomos para a Argentina (na compra da Quilmes), mandamos vários brasileiros que tinham sido ‘criados em casa’. Para os EUA, foram 100 pessoas de todo o mundo, mas já dentro da nossa cultura. No entanto, em nenhum lugar chegamos impondo que ‘nossa cultura vai ser assim’. Falamos ‘a nossa é assim, como é a de vocês?’, e a partir daí desenhávamos uma cultura organizacional comum.

Toda empresa tem gente boa e gente ruim: você tem que saber diferenciar o quanto antes e tomar as medidas necessárias, mesmo que termine em demissão. Em uma fusão nos Estados Unidos, por exemplo, entrevistamos as 400 pessoas do topo da empresa e ficamos com 200, mais ou menos.

O foco é remar junto, e tem funcionado bem assim”.

  1.       Venda seu sonho grande

“Sempre vendi o sonho muito maior do que o tamanho da empresa; é claro que se você vende um sonho que não chega nem perto da realidade, a turma não acredita. Se você vende o sonho que é difícil, mas que é atingível, melhor. Assim, você vai aumentando de sonho em sonho, engajando todo mundo, conforme a empresa cresce. Nós gostamos de metas anuais ‘esticadas’. Tem que ser esticada, mas não impossível”.

, Endeavor Brasil, Time de Conteúdo

Deixe seu comentário

52 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Odilon Duarte - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Jorge seu exemplo são a as raízes de quem te admira e que as ‘mesmo” estejam assim como céu acima de nós e com benção de cristo jesus ate que seu escudo se enrole

  2. Anselmo Moura - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Prezado senhor Jorge Paulo Lemann . Tenho de fato uma solução para o Ensino de Matemática do Fundamental I. Meu email para contato é matematica.anselmo@gmail.com

    Att

    Anselmo

  3. Luane Silvestre - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Equilíbrio e propósito são fundamentais, e valor humano é sempre maior que valor monetário. Inspirador!

    nuvemshop.com.br/blog

  4. Vitor Hugo Alencastro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Se vender sonhos atingível é o negocio, me chama, pois faço isso a 30 anos, mas nunca tive oportunidade de trabalhar num lugar realmente com uma visão voltada a profissionais de vendas, e que consegue ver que sonhos são possiveis de vender, e pricipalmente de se realizar. Vender a maior arte do ser humano.
    Vitor Alencastro
    vhalencastro@gmail.com

  5. Djalma Foster Foster - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Sem o escopo de querer contestar Jorge Paulo Lemann. Mas se sonhar resolvesse alguma coisa, eu seria mais bem sucedido que meu conhecido Bill Gates. Dentro de minha emotropia, é mais importante, realizar, fazer e viver do que sonhar,

  6. Djalma Foster Foster - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Uma ex-primeira dama americana de nome Leonor Roosevelt, disse num prolóquio o seguinte:” O futuro pertence aqueles que acreditam n beleza de seus sonhos. Outra que fala num tópico de um poema sobre sobre sonho, é mais objetiva que o sonho de Jorge Paulo Lemaan, Marcel Telles e Sicupira,. Ela diz: “Gaste mais horas realizando do que sonhando, fazendo do que planejando, vivendo do que esperando”.

  7. Raimundo Bulhoes - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Bons princípios

  8. Ana Lúcia Figueiredo Costa - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Caros, Boa Tarde!!
    Todos dizem que sou um “animal em extinção” e que em breve ninguém irá comprar mais passagens aereas, aluguel de carro, efetuar reservas de hoteis e etc, através de um consultor de viagens.
    Entretanto continuo acredititando na capacidade do negociador, cuja a função é criar e gerar sonhos acessíveis a todos.Estou criando o melhor lugar para realizar sonhos de viagens

  9. Robson Oliveira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Pessoa centrada, esportista e pai de família. O Sucesso começa dentro de casa primeiro, sendo exemplo para os filhos. A bíblia diz ” O que adianta o homem ganhar o mundo e perder sua família?”. Aprendo a cada dia com pessoas que deram certo e com pessoas que não deram certo. Colhemos aquilo que plantamos. Obrigado Jorge Paulo Lemann pelos ensinamentos.

  10. 1 curtidas
     
    Curtir

    https://www.facebook.com/CpdlCursoPraticoDeDesenhoLivre

  11. 1 curtidas
     
    Curtir

    https://www.facebook.com/CARLOSCESARALVESDAROCHALIVROEDUCATIVO

  12. José Antonio Bacelar Ferreira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Tenho muita vontade de crescer, e muitas invenções na cabeça, mas tenho medo que alguém roube minhas ideias, como devo proceder? 11 98744-0503, gostaria de uma ajuda. Minhas ideias é na área energética.

    1. 0 curtidas
       
      Curtir

      https://www.facebook.com/CpdlCursoPraticoDeDesenhoLivre

  13. Ijmivan@gmail.com - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns a ENDEAVOR, pelo grande trabalho que está fazendo pelo mundo e especialmente aqui no brasil!

  14. Hilda Mussa Tavares - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Gostaria que na vida de nossa escola tivéssemos pessoas como essas. Empreendedores sonhadores. Hoje, conto com 83 anos e ainda dirijo uma escola que nasceu de um sonho que tomou corpo numa sala da casa humilde de Francisco Cândido Xavier. Ele me estimulou a fundar esta Associação de Educadores que por não ter fins lucrativos tem passado por momentos muito difíceis. Admiro empreendedores como vocÊs

    1. 1 curtidas
       
      Curtir

      https://www.facebook.com/CARLOSCESARALVESDAROCHALIVROEDUCATIVO

  15. Paulo Junhiti Sugawa - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Costumo ler muito a respeito da formação de pessoas e sobre como Jorge Paulo Lemann e seus sócios têm contribuído neste campo em suas empresas e no campo social com seus trabalhos na área de ensino. Com certeza, este trabalho será perpetuado pelas gerações futuras. Muito sucesso a todos.

  16. Nilza Marina Marina Silva - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Bom Dia,

    Parabéns a equipe da endeavor e os conselhos de Paulo Lemann, onde vem ajudar e incentivar jovens empreendedor em nosso país.

  17. PALOMA LOES DEVESA - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    ola meu chefe esta querendo participar de uma das palestras do Paulo Jorge Leme,teria essa possibilidade? e como fazemos para isso acontecer?
    grata

  18. PALOMA LOES DEVESA - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    meu chefe quer participar da palestra,como fazemos para ele participar de uma palestra?

  19. edson soares - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Estou empresario na area de marmores e granitos estou em uma crescente
    e vi nas palavras de (Jorge Paulo Lemann), uma visão de tudo o que eu pretendo dentro de uma humildade e amor ao proximo. esn-edson@hotmail.com

  20. Fabio Forne - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Educação sem duvida dever ser incentivada, um dos setores mais subpenetrados no país. Além de um grande empresario Lehman se preocupa no desenvolvimento da sociedade e do pais, um empreenderdor nato. Meritocracia deveria existir em todas as empresas e conncordo plenamente que uma grande empresa é formada por gente boa!!!!

  21. Tiklos Greek - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    “As metas anuais esticadas. Tem que ser esticadas, mas não impossível”.
    Confesso que essa frase é preocupante. Pode ter dado certo para as empresas dele, mas no geral não funciona.
    Sempre lí comentários sobre o clima de competitividade na Brahma. Não sei se é verdade, mas existiram.
    Lemann nos passa uma visão de dedicação, responsabilidade, equilíbrio e extremo profissionalismo.

  22. Regiane Rabelo - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    muito bom!! fiquei fã desse sr… vou indicar a matéria ao meu mailing

  23. sidclei lopes luiz lopes - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Sidclei_lopes@hotmail.com

  24. Wanderson Ladislau - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Aprendi muito . Palavras que transmitem entendimento e passam coragem para realizar sonhos e vencer os desafios . Grato pela ajuda Endeavor .

  25. francisco edson de oliveira pinheiro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    ola , Sou francisco Edson da Empresa OLIVER PIZZA E BURG de Macapá no Amapá , conheci e a ENDEAVOR atraves do livro SONHO GRANDE e sou apaixonado por empresas de fast food e la estava falando sobre o BURG KING gostaria de tenta um contator com MARCEL TELLES gostei muito do trabalho dele .

    MUITO OBRIGADO

  26. josé alexandre machado zanini - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    O capital humano é o grande diferencial das organizações. Investir no treinamento e conhecimento das pessoas é retorno garantido para uma empresa.

  27. Eliani Gladyr Silva - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Sensacional! O Jorge Leman sabe o que quer, se todos os gestores pensassem assim o Brasil estaria no topo do mundo. Parabéns pela matéria eu teria o maior prazer em fazer parte da equipe do Jorge.

  28. Marcelo Jose Castro Trindade Trindade - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Sou Empreendedor de alto Impacto com Projeto Esportivo/Financeiro etc, “maturado”,em vias de entrar no mercado com a parte documental sendo finalizada esperando no futuro próximo fazer parte de quadro de empreendedores de alto impacto no Brasil…mundo!
    Unibahia- produção e promoção de Eventos Esportivos,filmagens e Buffet (Holding Administrativa-Piloto)

    Marcelo Trindade.

  29. evandro Rodrigues - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    As vezes acho que muitas empresas nasceram por acaso , nem o mark imaginava no começo que facebook ia se torna maior site de relacionamento dos utimos tempos !

  30. Cleberson Honda - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Nossa muito bom conteúdo ! esta me ajudando muito e principalmente os cursos da Endevor, todos os materiais são de primeira.

  31. Matheus Vinute - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Sensacional. Muito bom o artigo! ;)

  32. Rosangela Stussi - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns pelo texto simples, claro, super verdadeiro e muito inspirados!
    As pessoas , este deve ser sempre o foco!!!!!!!!
    Respeito no tratamento, confiança no discernimento sempre revertem em excelência de resultado!!!!!!

  33. José Aldair Merlo - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Ótimos conselhos, gostei muito! Enquanto muitas pessoas costumam pregar o apocalipse, o Lemann usa a serenidade, visão de futuro e motivação. Obrigado pelas dicas!

  34. Silvio Denadai - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Sensacional. Todos empreendedores deveriam conduzir suas empresas com ao menos 10% com esta forma de pensar. Com certeza, teríamos um cenário diferente do atual.

  35. Cesar Folle - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Senhores,
    Lições simples e profundas, parecem logicas, mas torna-las realidade no dia a dia devem ser nosso objetivo.
    Aproveitei cada virgula deste texto.
    Obrigado Endeavor!!!
    Forte Abraço,
    Cesar Folle – Br Supply

  36. Euvaldo Dumas da Silva Júnior - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Muito inspiradoras as palavras do P. Lemann.

  37. Aline Leal - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Adoro conselhos de pessoas assim como o Jorge Paulo Lemann. Tenho o sonho de montar uma grande empresa mas me sinto tão perdida e não sei por onde começar. Ainda mais no momento em que a empresa que trabalho passa por uma enorme crise. Espero conseguir em breve!

  38. Lindolpho Tella - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Gostaria de ser convidado para o proximo evento deste naipe..

  39. gilberto gonçalves - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    eu acho que o Brasil só não é melhor por não termos industrias nacionais que concorram com as estrangeiras,assim acontece que essas empresas estrangeiras ganham muito dinheiro aqui,elas não tem o que reclamar,enviando lucros altissimos para seus países,consequentemente,o Brasil não cresce e ajuda muito os outros a crescerem.Logo empresarios como o Leman ajudam mesmo o Brasil pois ele produz

  40. Fernando Compan - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    É uma grande contribuição para o Brasil ter um exemplo como Jorge Paulo Lemann. Seu foco em pessoas é realmente inspirador, embora um enorme desafio para qualquer empreendedor. Para quem ainda não leu recomendo o livro ‘Sonho Grande’, no qual os tópicos acima são destrinchados através de exemplos inspiradores dos negócios desse empreendedor-referência.

    1. Maria Luiza Aguiar - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Esse livro é sensacional!!! Boa Fernando!

  41. LUIZ BERNARDINO NETO - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    É muito bom lembrarmos sempre do SONHAR GRANDE E SONHAR PEQUENO DÁ O MESMO TRABALHO, porque as vezes esquecemos e diminuímos nosso potencial.

  42. 0 curtidas
     
    Curtir

    Inspirador!!!

  43. Rossano Alberto do Nascimento - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    E quando vejo algum post ou entrevista de algum empreendedor de sucesso como Jorge Paulo Lemann ou Flavio Agusto etc. Fico pensando será que a empresa está certa e eu errado, ou estou perdendo tempo nela, e por isso deveria ir para outra empresa.

  44. Rossano Alberto do Nascimento - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Tenho 35 anos e busco a cada dia novos aprendizado, trabalho em uma empresa em desenvolvimento e crescimento no ramo de prestação de serviço, ou seja a empresa era familiar e está virando financeira que por sinal acho muito bom, mas devido a contratação de novas pessoas para ser os gestores está perdendo o principal que na minha opinião é o cuidado com os funcionários.

  45. JOSE CARLOS ALVES DE FREITAS - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    Tive a oportunidade de trabalhar nas Lojas americanas na época do Beto e depois o Jorge Paulo Amaral, e foi um grande aprendizado que levo para a minha vida. Um brasileiro ser considerado um dos maiores emrpesarios do mundo é um exemplo que deve ser seguido pelo nosso governo e pelos politicos que comandam esse país. Precisamos de Gestores Empreendedores e pouco de Politicos Preguiçosos.

  46. MARCIO LUIZ VIANA - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Tive o privilégio de ter trabalhado com a cultura do antigo Garantia e agora 3G. Uso os ensinamentos deles diariamente!

  47. cesar fernandes - says:

    8 curtidas
     
    Curtir

    e impressionante como o Jorge, tem influenciado o meu negocio e minha vida pessoal , apenas com os conceitos e suas importantes dicas, tenho evoluído muito pessoalmente e a empresa quebrou vários paradigmas.adoraria se ele pudesse falar um pouco sobre a transformação de bons funcionários em sócios, porem adaptados a realidade de uma micro empresa, pois hoje sinto que e o precisamos para alavancar.

    1. Giancarlo Ferrentini Salem - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Cesar, me identifiquei com seu comentário. A influência dos conceitos e experiências do Jorge me fizeram evoluir muito. Assim como você, também tenho grande interesse na remuneração e recrutamento de sócios para se engajarem no negócio. Gostaria de trocar experiências e buscar algumas idéias.
      Segue meu contato: salem.giancarlo@gmail.com
      Abs!

  48. vaniaa@uol.com.br - says:

    11 curtidas
     
    Curtir

    É gratificante dedicar o seu tempo para ler um artigo sucinto, enriquecedor e envolvente. E o melhor é quando as palavras te tocam.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: