Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

3 Lições Importantes para Aceleradoras de Empresas

LoadingFavorito
3 Lições Importantes para Aceleradoras de Empresas

Techstars, AngelPad, 500 Startups… será que existe fórmula mágica para estar entre as melhores aceleradoras do mundo?

O que determina o sucesso de uma aceleradora? Apesar das dezenas de milhares de aceleradoras em operação pelo mundo, pouco ainda se pesquisa sobre elas. Para preencher essa brecha no conhecimento, uma equipe da Endeavor Insight nos Estados Unidos entrevistou funcionários de 58 aceleradoras para entender os grandes desafios e determinantes nessa área hoje em dia.

Aqui estão algumas descobertas desse estudo, que adiantamos pra vocês:

Lição 1: a oferta de aceleradoras é maior do que a demanda das startups

Quando perguntados quais os aspectos mais difíceis da administração de uma aceleradora, os entrevistados, na maioria das vezes, mencionavam que a competição era acirrada, especialmente porque a oferta de aceleradoras cresce rapidamente, mas a demanda pelos seus serviços não acompanha esse crescimento.

Entrevistados em regiões mais remotas também reclamaram das dificuldades em reproduzir startups de sucesso e em criar riquezas nas comunidades locais, porque os “melhores” negócios se transferem para as regiões mais conhecidas, atraindo bons mentores para essas áreas. Outros mencionaram a crescente competição de outras aceleradoras públicas e privadas, enquanto outros apontaram a possibilidade de plataformas de financiamento coletivo, ou equity crowdfunding, se tornarem um obstáculo no futuro.

Lição 2: Recursos grátis dificilmente serão fundamentais

Muitas aceleradoras oferecem às startups instalações baratas, que podem incluir mentorias sobre marketing e crescimento, assessoria jurídica e laboratórios de pesquisa. Ainda que as startups precisem desesperadamente desses serviços, apenas 5% dos entrevistados mencionaram que eles são componentes fundamentais para o sucesso de uma aceleradora.

Lição 3: Sucesso gera sucesso: grandes mentores podem fazer ótimas aceleradoras

Aparentemente, orientações e mentorias de qualidade têm muito valor agregado para as aceleradoras: serviços de consultoria foram mencionados como um fator chave para o sucesso de uma aceleradora por impressionantes 46,5 % dos entrevistados.

De um lado, essa importância pode se dar pelo fato de mentores experientes contribuírem mais para o sucesso de uma startup; de outro, ter especialistas renomados a bordo pode ajudar uma aceleradora a se destacar da concorrência e a manter altos padrões de qualidade para seus candidatos.

Um Ciclo Virtuoso de Mentorias de Qualidade e Aceleração de Negócios Bem-Sucedidos

Essas descobertas sugerem que pode haver um ciclo virtuoso que leva ao sucesso das aceleradoras. Em uma fase desse processo cíclico, candidatos qualificados recorrem a mentores qualificados, gerando um sucesso maior entre empresas, as quais, por sua vez, atraem mais candidatos e mentores qualificados. Além da presença de mentores, o nível de envolvimento deles e acertar nas conexões entre empreendedor e mentor também parece ter grande importância.

Artigo originalmente publicado e gentilmente cedido pela Endeavor Insights.

Leia mais:

Produto > Estratégia > Modelo de negócios

4 dicas (e 2 segredos) sobre mentorias

3 Lições do Vale do Silício: Como Cultivar Scale-ups

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: