Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Larry Page e a guinada do Google

LoadingFavorito

Larry Page causou furor essa semana com uma novidade sobre o Google. Saiba o que está acontecendo e um pouco mais sobre esse grande empreendedor.

A semana começou diferente: um post publicado na Segunda-Feira (10/08/2015) no blog oficial do Google (que, aliás, é uma ótima fonte de informação para o empreendedor ficar por dentro do universo da tecnologia) anunciou mudanças significativas na empresa. Basicamente, a dupla de empreendedores fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, deixa o comando da empresa para tocar a Alphabet – nova holding que passa a controlar o Google (e todos os negócios que estão sob seu chapéu), Nest, Calico e Fiber – outros negócios que a empresa adquiriu nos últimos tempos.

Mas, por que Larry Page e Sergey Brin fariam isso? Esse é mais um passo estratégico da dupla de empreendedores para ampliar as possibilidades de negócio da empresa, navegando em novos oceanos, sem perder o foco no core business do Google. A partir desta mudança, Page passa a ser o CEO da nova holding. O Google, por sua vez, já tem um novo CEO, Sundar Pichai.

Page é mundialmente conhecido como uma das mais brilhantes mentes da tecnologia e do empreendedorismo. Eleito pela Forbes como uma das 10 pessoas mais poderosas do mundo, agora, conduz o Google para uma nova fase, e mostra querer ir muito além do império que construiu. O sentimento de inconformismo e a enorme capacidade de inovação do empreendedor são o que o torna um grande realizador e transformador de mundos.

E tem mais. De acordo com as análises do Glassdoor, que levou em conta a opinião de funcionários da empresa, Larry Page está no topo da lista dos CEO’s mais admirados  dos Estados Unidos. E, como já sabemos, ser um bom CEO não é tarefa simples – é preciso saber liderar, influenciar pessoas, ter visão estratégica, montar bons times e a lista de atribuições segue…

O livro World Changers – 25 Entrepreneus who Changed Business as we knew it -, de John A. Byrne, traz um capítulo sobre o empreendedor, no qual ele aborda temas fundamentais do universo do empreendedorismo. Confira alguns trechos a seguir:

Sobre ser um jovem líder de uma grande empresa

“Eu acho que a idade é relamente um problema. Se você liderar pessoas durante vinte anos, você aprende a fazer isso. Mas, como eu não tenho toda essa experiência, me esforço para compensar isso com o meu conhecimento de mercado e, claro, trabalho duro. Perceba que, existem várias outras coisas também importantes, que eu tenho pleno domínio. E é isso que vai compensar a falta de habilidades em outras áreas”.

Larry Page sabe quais são seus pontos fortes, e quais não são. O autoconhecimento é fundamental para qualquer empreendedor que quer crescescimento da empresa. Quando você tem consciência de quais são suas competências, você começa a delegar de forma consciente, formando um time que te complemente.

Sobre ser um empreendedor com sonhos muito ambiciosos

“Eu acho que é até fácil fazer progressos em sonhos muito ambiciosos. Eu sei que isso parece loucura. Mas uma vez que estamos fazendo coisas que uma minoria é louca o suficiente para fazer, quase não temos competição. Nossa missão no Google é organizar todas as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Como esse desafio pode não animar alguém?  Como mudar o mundo? Eu diria que para isso, basta trabalhar duro em algo desconfortavelmente emocionante”.

Lição mais do que importante: acredite no seu sonho, mesmo que pareça inatingível e trabalhe muito. A missão do Google poderia parecer impossível, mas os acontecimentos dessa semana demonstram que Larry Page já está pronto para próximos desafios ainda mais complicados.

Sobre manter o equilíbrio na vida

“Eu acho que o melhor caminho, definitivamente, é focar no que se está fazendo. Você pode apenas trabalhar muito, mas eu já tenho algum equilíbrio na minha vida. Eu acho que um monte de gente passa por isso. Você pode trabalhar muito boa parte da sua vida, mas não conseguirá fazer isso a vida toda. Em algum momento, você vai querer ter uma família. Você vai querer ter mais tempo para fazer outras coisas. Eu diria que é uma vantagem ser jovem, pois você tem tempo.”

Um pouco mais sobre este empreendedor

Larry Page nasceu em 1973, filho de um dos pioneiros na ciência da computação e inteligência artificial. Depois de se formar em engenharia pela Universidade de Michigan, estudou engenharia da computação em Stanford, onde conheceu seu sócio e também fundador do Google, Sergey Brin.

A gênese do que viria a se tornar o Google, aliás, começou como um projeto da faculdade, no qual a dupla desenvolveu um motor de busca capaz de listar resultados organizando-os de acordo com sua popularidade na web. Eles chamaram o motor de busca de Google.

O próximo passo consistiu em captar recursos para financiar o projeto, que lhes pareceu promissor.  Com 1 milhão de dólares arrecadados com membros da família, amigos e outros investidores, a dupla conseguiu lançar sua empresa em 1998. Daí para frente, o Google partiu para conquistar, literalmente, o mundo.

Para saber mais sobre Larry Page

Figuras emblemáticas como Larry Page sempre despertam a nossa curiosidade e admiração. Queremos saber como eles são, o que eles pensam e o que fariam se estivessem no nosso lugar.  Esta reportagem publicada no Times (em inglês) sobre Larry Page traz ricos detalhes sobre o empreendedor, com depoimentos de funcionários e pessoa próximas à ele. Neste vídeo do TED, o empreendedor fala sobre o futuro do Google, vale a pena assistir!

Quer saber mais sobre o Google?

A Cultura Corporativa do Google [Workshop Completo]

Quem é Sundar Pichai, o novo CEO do Google

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: