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Landing page: o visitante vai encontrar sua casa em ordem ou bagunçada?

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Landing page: o visitante vai encontrar sua casa em ordem ou bagunçada?

As landing pages são as portas de entrada para seus sites, e merecem toda a sua atenção. Afinal, sua empresa nunca tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão

Você está em um avião, indo para as suas. A aeronave se encontra na descendente, e o comandante avisa os passageiros e a tripulação de que a aterrissagem foi permitida. Você conhece o processo: diminuir as luzes, apertar o cinto, ajustar o assento, levantar a bandejinha. Alguns minutos depois, o trem de pouso toca a pista, e vocês chegam sãos e salvos ao destino. A pista de aterrisagem é seu primeiro contato com uma oportunidade de novos lugares e informação. O mesmo se dá quando você clica em um link, em um banner, ou simplesmente digita o endereço de um site: você chega à landing page, seu primeiro contato com um site ou com um conteúdo que você quer baixar.

Pois, em uma tradução literal para o português, a landing page é a “página de aterrissagem”, ou seja, qualquer página por meio da qual se chega a um site.

Hoje, com o avanço das ferramentas de busca, pode ser qualquer página, e não apenas a homepage – que, antigamente, era a única porta por meio da qual se acessava o site. Pode experimentar: quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica, com o conteúdo que você buscar. Aqui, tratremos como uma página de conversão, como é tratado no marketing digital: uma página em que visitantes “pousam” e viram leads.

Por que é importante que eu conheça o que é landing page?

Importante, não, é fundamental. Porque, por mais que você entregue a criação de suas plataformas digitais a fornecedores, há questões que você deve acompanhar de perto para que seus sites sejam sempre efetivos, claros. E entender do assunto está entre essas questões.

É importante porque, se você opera pela internet, quer (ou deveria querer) que os visitantes do seu site gerem o máximo de retorno para os negócios. É importante porque você quer aumentar sua taxa de conversão, que é aquela de visitantes que realizam algum pedido de compra. E para que isso aconteça, você deve cuidar da otimização de suas landing pages, o que significa elaborá-las de forma que os clientes encontrem o que procuram com o máximo possível de rapidez e praticidade.

E como faço para otimizar minhas landing pages?

Partindo deste artigo do portal SEO Master, separamos algumas práticas que podem ajudar um bocado a deixar suas landing pages mais práticas, mais diretas. Vamos a elas:

Priorize a clareza 

Comece fazendo-se algumas perguntas: qual é a primeira impressão que a sua página deve deixar em um novo visitante? É o site que ele espera? E, principalmente, ele entendeu sobre o que é esta página?

Uma landing page deve dizer rapidamente a que vem. Deve deixar claro quase que instantaneamente qual o assunto abordado, qual o conteúdo. O artigo do SEO Master dá, como exemplo, esta página da ferramenta de e-mails marketing MailChimp:

Landing page

Nela, fica bem claro o serviço prestado pela empresa, focado em newsletters. Esta comunicação direta, conciliada com a simpática figura do macaco carteiro, resulta em uma ótima “porta de entrada” para um visitante em um site. Uma landing page, propriamente dita.

Existe uma forma de descobrir o quão eficaz tem sido: é a Regra dos 5 Segundos. O teste é o seguinte: chame alguém que não conhece seu site, e peça para a pessoa acessá-lo durante 5 segundos; então, avalie se ela conseguiu entender do que se trata exatamente a página, e se ficaram claras quais ações é possível realizar ali. Você pode chamar um amigo, irmão ou outro parente, desde que confie na isenção da pessoa. O que está em questão é muito importante: a objetividade e a eficácia com as quais você comunica a essência dos seus negócios.

Nunca se esqueça do call to action

Este é um dos pontos de maior interesse da sua landing page. É onde você vai mostrar ao visitante o que é possível fazer na página, como baixar algum arquivo ou enviar um pedido de orçamento. O call to action (CTA) é fundamental para atrair a conversão, para levar um visitante mais adentro do funil de vendas.

Transformar o CTA em um botão pode ser uma excelente ideia, pois assim você deixa claro para o usuário o caminho que deve seguir. Na verdade, botões com call to action já são quase um padrão da internet, de modo que os usuários já estão acostumados. Essa solução pode aumentar ainda mais a conversão. A propósito, prefira sempre informar o usuário sobre o que vai acontecer se clicar no botão, como “Baixar Software”; é bastante mais eficaz  do que um simples “Clique Aqui”.

Layouts leves são mais atraentes

A clareza do layout é um dos fatores determinantes para uma landing page dar certo. Assim, o usuário conseguirá se localizar e navegar com facilidade. A estrutura da página é tão importante que os ajustes dos elementos visuais são um dos aspectos que mais recebem atenção em testes de conversão.

O exemplo do MailChimp também para ilustrar positivamente essa situação:

Landing page

Perceba que há quase tantos “respiros” quanto massas de conteúdo. Isso ajuda a priorizar e destacar informações de forma a otimizar a mensagem que deve ser passada. E um espaço em volta do botão de call to action já proporciona este oportuno “alívio”, o que pode aumentar a quantidade de cliques justamente pelo destaque que recebe.

Objetividade é tudo

Na hora de montar a sua, você não precisa apresentar todas as informações sobre o seu produto. A página não é um manual de instruções, mas sim um ponto de venda: o seu objetivo é vender. Então, foque nos destaques; selecione somente aqueles pontos que você considera os grandes diferenciais de seu produto. São eles que chamam a atenção do cliente.

Se você considerar que há várias informações importantes, exercite seu poder de síntese: resuma cada uma em poucas palavras. Se achar impossível tirar, uma alternativa é criar outras páginas com mais informações sobre cada tópico, de forma que, caso o usuário não entenda algum dos itens, poderá clicar para ter mais informações. O importante é ter em mente que o tempo do usuário é precioso, e que você deve aproveitá-lo da melhor forma possível.

Ainda tem mais informações? Então, é hora de priorizar os argumentos de venda. Talvez seja o caso de pegar o contato do possível cliente através de um formulário, e depois enviar um documento com informações mais completas – ou até mesmo estabelecer contato telefônico.

Enfim, estas são algumas dicas para você tornar suas landing pages mais eficazes, bonitas. Lembre-se de que é por elas que os visitantes conhecem sua proposta. Ou seja, são determinantes para a impressão que sua marca vai causar. E convenhamos: não tem coisa pior do que desembarcar em um aeroporto mal cuidado e bagunçado como primeira impressão do seu destino de viagem, tem?

Onde posso me informar melhor?

Este artigo traz outras dicas sobre um ponto fundamental para seu site: a usabilidade.

E neste artigo, Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, dá outras dicas relevantes sobre landing pages.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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