facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Educação Empreendedora: Kit para liderar as transformações na sua instituição de ensino

LoadingFavorito
Kit de Educação Empreendedora

Para começar 2017 com uma estratégia forte de ensino do empreendedorismo na sua universidade, conheça os 4 materiais criados pelo Movimento de Educação Empreendedora.

Uma transformação começa quando alguém decide tomar a frente e ser o protagonista da mudança. Para isso, contar com a experiência de quem já passou por isso e com materiais de apoio para orientar o caminho pode acelerar o passo da transformação.

É por isso que o Movimento de Educação Empreendedora, uma iniciativa da Endeavor e do SEBRAE, desenvolveu esses materiais. Usados em conjunto, podem ajudá-lo a implementar uma estratégia de ensino de empreendedorismo e fortalecimento da sua instituição como protagonista do desenvolvimento local.

Confira a seleção e desenvolva a sua própria estratégia!

1) Conheça o raio-X do empreendedorismo nas universidades brasileiras

Antes de começar a pensar no que a sua universidade pode fazer para catalisar essa transformação, entenda como as principais instituições de ensino do país têm trabalhado, quais são os pontos mais críticos que pedem mudança e onde você pode focar seus esforços, inspirado pelas iniciativas do MIT.

Baixe agora a Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras

2) Descubra quais são as ações-chave que vão gerar maior impacto na sua IES

Nenhuma transformação se faz sozinho. Por isso, aproveite o material abaixo para disseminar na sua instituição a importância e o impacto do ensino de empreendedorismo no desenvolvimento social. Além de trazer o diagnóstico da pesquisa acima, o vídeo abaixo apresente os argumentos que vão fortalecer o seu projeto para alunos, coordenadores e a própria reitoria da sua IES.

Neste infográfico, traduzimos as principais descobertas do estudo de empreendedorismo em uma série de ações relacionadas que podem influenciar diretamente no desenvolvimento de um estratégia de longo prazo para implementar o empreendedorismo na sua universidade — e impactar, como consequência, a cidade inteira.

Infográfico Ensino de Empreendedorismo nas Universidades

3) Desenhe uma estratégia integrada e bote pra fazer

A partir das descobertas da pesquisa de 2016, desenvolvemos um toolkit com recomendações para professores que desejam tirar as ideias do papel, mudar as estatísticas da pesquisa e colocar sua universidade no mapa do empreendedorismo brasileiro. Se você está em dúvida de como começar, use esse material como guia das suas ações!

Guia de Ações Movimento de Educação Empreendedora

4) Inspire-se em quem já está transformando o ensino do empreendedorismo

A força do exemplo é o melhor motor para te inspirar a mudar. Conheça as boas práticas de quatro universidades que são referência em empreendedorismo no Brasil e também assista à websérie realizada no ano passado com algumas das pessoas que estão liderando o movimento de educação empreendedora no Brasil.

Boas Práticas do Ensino do Empreendedorismo: Unicamp

Boas Práticas de Educação Empreendedora: Unisinos

Da Universidade para o Mercado – o empreendedorismo de Base Tecnológica

Conheça o trabalho do CENTEV – Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, e especialmente, seu trabalho alinhado de Ideação, Pré incubação e Incubação, na Universidade Federal de Viçosa, instituição referência no fomento e apoio ao empreendedorismo.

Workshop Unisal: tirando suas ideias do papel

Conheça o Workshop Tirando Ideias do Papel, da UNISAL, que desenvolveu um tabuleiro que forma empreendedores, utilizando a gamification e o trabalho por projetos para capacitar os alunos e outras pessoas da comunidade para desenvolverem suas ideias e serem capazes de tirar do papel, criando de fato novas empresas.

Websérie Transformando o Ensino do Empreendedorismo

Essa série é formada por bate-papos com protagonistas da transformação do ensino do empreendedorismo em diversas Instituições de Ensino, como professores, coordenadores e outros profissionais. A partir da experiência deles, você vai descobrir como começar a desenhar o seu próprio projeto.

Usar e aplicar esses materiais é só o primeiro passo da jornada. Se você não quer caminhar sozinho, visite o site do Movimento de Educação Empreendedora e conheça a comunidade que está se formando. Lá você vai encontrar outros professores e agentes da mudança que trocam experiências, boas práticas e se fortalecem em conjunto para disseminar o empreendedorismo onde quer que estejam.

Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

Correalização:

Logo Sebrae SITE

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: